quarta-feira, 15 de abril de 2009

OS TRAFICANTES FACÃO E MATEMÁTICO BENEFIADOS PELA LEI

Dois dos criminosos mais perigosos do Rio estão de volta às ruas. Ambos ganharam na Justiça o direito do ‘trabalho extra-muros’. Desde que saiu para trabalhar, anteontem, o número 2 na hierarquia da facção Terceiro Comando Puro (TCP), Nei da Conceição Cruz, o Facão, não apareceu mais no Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro. Ontem foi a vez de Márcio José Sabino Pereira, o Matemático,número 1 da quadrilha, sair para o batente e não retornar à cadeia.

O benefício — concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) — deu aos traficantes o direito de deixar a prisão antes do tempo a que foram condenados. Facão, que controla o Morro do Timbau e a Baixa do Sapateiro, na Maré, foi preso em dezembro de 2003, tem 14 anotações em sua ficha criminal e quatro condenações que, somadas, chegam a 14 anos e oito meses. Já Matemático, que controla as favelas de Senador Camará, foi capturado em agosto de 2004. Ele possui 13 anotações e duas condenações, que chegam a 12 anos.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/4/traficantes_nas_ruas_6378.html

5 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo lotadas, violentas e com pouca chance de regenerar os criminosos, as prisões cada dia são mais procuradas, pois os presos são " VOLUNTÁRIOS " É O OVO DE SERPENTE, se desenvolvendo na sociedade.

Anônimo disse...

A questão da segurança pública. Todo brasileiro pensa nisso, querendo se sentir mais tranqüilo na cidade, mas não necessariamente pensa nisso como uma questão de Direitos Humanos. Nós (que trabalhamos com direitos humanos) defendemos um Estado de direito, queremos bandido na cadeia cumprindo pena, mas não queremos bandido subornando agente penitenciário para entrar com o celular e organizar um assalto do lado de fora.
Poderia falar dos direitos das crianças, das mulheres, mas o que une esses problemas todos é a falta a vontade política de enfrentar os problemas difíceis. Quase sempre, prefere-se a opção fácil, o discurso fácil, a resposta simples - "Vamos botar mais policiais na rua, vamos ser mais firmes, vamos matar mais bandidos". Tem cinco séculos dessa visão e estamos onde estamos.
Porque tem custos políticos imediatos. Tradicionalmente no Brasil, o governo federal não assume responsabilidade pela segurança pública, deixa esse abacaxi com os Estados. Estão contratando mais policiais federais, o que eu acho positivo. Mas compare com outros países na região. No Brasil, você tem em São Paulo mais de 100 mil policiais, entre militares e civis. O número de policiais federais não chega a 10% do que tem em São Paulo! Isso é uma forma de ver que a segurança no Brasil é uma questão dos Estados. Em outros países latino-americanos a segurança é uma questão nacional.
Fim da Corrupção
- limpeza das corporações policiais, do poder penitenciário. O que existe (no Brasil) é uma polícia corrupta, um sistema penitenciário corrupto, infelizmente também um sistema judiciário corrupto. O resultado disso é que o sistema não é capaz de reprimir o crime.
- A corrupção na polícia não é como a corrupção na administração pública. A corrupção política é nociva também, mas a corrupção policial é especialmente perigosa porque facilita a criminalidade. A conivência da polícia impede que haja um ataque frontal à criminalidade. As facções armadas sabem como comprar a polícia e compram. O resultado disso é que o sistema não é capaz de reprimir o crime.
Evidentemente existe um relação entre a pobreza e os índices de criminalidade. Mas se você analisa as estatísticas vai ver que existem países que têm pobreza mais aguda do que o Brasil e têm índices de criminalidade bem mais baixos. Por exemplo, a Bolívia. A pobreza é um fator. Outro fator é a facilidade do acesso às armas. Outro fator é a polícia, que é truculenta e corrupta - uma péssima combinação. O que me preocupa nesse discurso (de que o combate à violência exige políticas sociais) é que ela pode levar ao conformismo, como se nada pudesse ser feito até que a situação da pobreza melhore.

Vigilante disse...

http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2009/04/15/baile-de-gala-na-pm-177371.asp


Enviado por Marcelo Dias - 15.4.2009| 7h00mBaile de gala na PM
Dia 16 de maio tem festa na PM. Na verdade, um baile de gala. A convocação para o arrasta-pé saiu anteontem, no Boletim da PM, e partiu da Academia Dom João VI. O Baile do Espadim, para comemorar a formação dos novos oficiais, será no Clube Monte Líbano, na Lagoa, às 22h. Os militares devem vestir seus trajes de gala; os civis, smoking; e as damas, claro, longo.

No aviso, os organizadores frisam a "fiel observância às especificações dos uniformes e trajes preconizados neste item a fim de evitar constrangimentos e visando engrandecer e dignificar o evento". Ou seja: os bicões que chegarem de jeans serão literalmente barrados no baile.

Além disso, pede-se às oficiais que estejam com cabelos presos, conforme manda o figurino militar. Nada de chapinha, portanto! Os convites devem ser solicitados até o próximo dia 30 na academia e retirados na PM-5 da Dom João VI nos dias 6 e 7 de maio. Sem convite, sem festa.

Em tempos de crise, o informe só não comenta o valor da festa.

Receba este blog Permalink Envie Comente Ler comentários (2)

Anônimo disse...

Nossa DEMOCRACIA é uma farsa!
O Estado Democrático de Direito é uma farsa!
Nossa Constituição é LETRA MORTA!
Nossos Legisladores são CORRUPTOS e INEPTOS!
Nosso Judiciário, assim como aquela DAMA prostituída chamada JUSTIÇA, só enxerga sob a VENDA HIPÓCRITA que está colocada sobre seus olhos o DIREITO de quem tem dinheiro, influência ou é “bem nascido”!

Anônimo disse...

NINGUÉM É PAI OU MÃE DA MANIFESTAÇÃO DAS ESPOSAS DE POLICIAIS!
A MANIFESTAÇÃO COMEÇOU DA NECESSIDADE DE MUDANÇAS URGENTES NA CORPORAÇÃO, NO QUE SE DIZ RESPEITO AO PRAÇA DA PMERJ.
ESTAMOS ESPERANDO UM AUMENTO SALARIAL, DESDE A POSSE DO GOVERNADOR CABRAL QUE PROMETEU E NÃO CUMPRIU SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA. ATÉ AGORA SÓ RECEBEMOS ESMOLAS.
E DIANTE DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, ONDE A CORPORAÇÃO FOI DESMORALIZADA PELOS PRINCIPAIS HOMENS QUE FAZEM PARTE DA CÚPULA...SÓ NOS RESTA A REVOLTA E A INDIGNAÇÃO!!!

A POLÍCIA MILITAR (PRAÇAS) NUNCA TRABALHARAM TANTO, POIS A CRIMINALIDADE CRESCE CADA VEZ MAIS NO RIO DE JANEIRO. QUANTOS POLICIAS MORRERAM ESTE ANO?
MAS COMO PODE UM POLICIAL MILITAR RECEBER 30 REAIS POR DIA DE TRABALHO, SE UMA FAXINEIRA COBRA 60POR ALGUMAS HORAS DE TRABALHO?
O PRAÇA NÃO TEM FARDAMENTO
O PRAÇA NÃO TEM VALE TRANSPORTE
O PRAÇA CONTINUA COMENDO NO RANCHO
O PRAÇA CONTINUA SENDO CAÇADO PELAS RUAS
O PRAÇA CONTINUA SENDO PERSEGUIDO PELOS SEUS SUPERIORES!

OS PRAÇAS ESTÃO CANSADOS DE FALSAS PROMESSAS DE UM CERTO DEPUTADO, QUE FALA DEMAIS E NADA CONSEGUE A NÃO SER AQUELES FOGOS DE ARTIFÍCIOS QUE ELE COSTUMA CUSPIR EM REDE DE TELEVISÃO E QUE TODOS NÓS CONHECEMOS.
MAS AS URNAS LHE DARÁ UMA BOA RESPOSTA.

CHEGA DE DEMAGOGIA, CHEGA DE SER MASSA DE MANOBRA!