domingo, 8 de janeiro de 2012

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE POLICIAIS MILITARES

Em um ano, PM quer formar mesmo número de policiais que nos 5 anteriores
A Polícia Militar do Rio de Janeiro pretende formar 7 mil soldados, no período de um ano, entre o segundo semestre de 2011 e os seis primeiros meses deste ano. O número é superior ao número alcançado entre 2006 e 2010, quando 6,4 mil policiais foram preparados pela academia da PM, ou seja, uma média de 1,3 mil por ano.

Segundo o coordenador de Comunicação Social da PM fluminense, coronel Frederico Caldas, formar um grande número de policiais em um curto espaço de tempo “não é o ideal, mas é preciso” diante da necessidade de aumento do efetivo da Polícia Militar, para se expandir as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e para garantir a segurança dos grandes eventos esportivos progrmados para o Rio: alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

“A gente não tem opção. Não é o ideal porque é uma quantidade muito grande [de policiais], que foge ao nosso padrão normal, mas é algo que era preciso fazer. Há um compromisso das autoridades de empregar 16 mil policiais nesses eventos”, disse o coronel, que também trabalha há 20 anos, como instrutor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), a academia de praças da PM.

Segundo o coronel, apesar de ser um esforço maior do que o normal, a Polícia Militar tem se preparado desde 2009 para aumentar a capacidade do centro de formação. Ele explica que, no ano passado, foram construídas duas instalações (chamadas de companhias) dentro da academia, para se somar às três que já existiam.

Com as duas novas instalações, que incluem salas de aula e alojamentos para alunos de outros municípios, a capacidade do centro, de acordo com o coronel Frederico, aumentou de 3,6 mil por ano para cerca de 8 mil.

A PM está adotando outras medidas para tentar manter o padrão do curso, ampliando o refeitório e o número de instrutores. A polícia começou a pagar aos instrutores (R$ 65 por hora-aula) e formou um banco de talentos para contratar profissionais de outras áreas. O curso continua durando seis meses.

O coronel disse que não acredita numa perda da qualidade do curso de formação, devido ao aumento do número de alunos. “Claro que dar aula para 30 alunos não é o mesmo que dar aula para 60, 70 alunos. Mas não digo que eles serão malformados. Eu, por exemplo, fui soldado da PM e, em 1984, estudei no Cfap. Posso afirmar que minha formação, naquela época, não era melhor do que hoje em dia”, disse.

De acordo com o oficial, a expectativa é que essa situação só se mantenha até 2014, quando se encerra o cronograma de implantação das UPPs. Depois disso, o número de alunos do centro deve retornar à média histórica.
JB

4 comentários:

Anônimo disse...

formar policial tendo o mesmo que pagar pelo seu material didático, sem uniformes , sem alimentação digna e o minimo de profissinais capacitados e fácil. Mais fácil ainda,é depois ir as luzes da imprensa dizer que o policial é um desiquilibrado e desprepara do como tem por hábito fazer nosso governador é muito mais fácil. GREVE GERAL NO CARNAVAL

Anônimo disse...

NA VERDADE O GOVERNADOR QUER É ACABAR COM A PMERJ!!!POIS FORMAR HOMENS DESPREPARADOS É O MESMO QUE ASSINAR A SENTENÇA DE MORTE DE POLICIAIS NA PMERJ CONTRA O TRÁFICO POIS O MESMO PEGA PESADO E ELES NÃO TEM NADA A PERDER,E A FRENTE DE BATALHA (OS PRAÇAS),VÃO VER SEUS FAMILIARES CHORANDO OU TALVEZ NEM ISSO!!LEMBRE-SE DO SOLDADO DA GRANADA QUE PERDEU AS PERNAS!!!OS OFICIAIS COMO RETAGUARDA NUNCA SOFRERAM DANOS,AOS PRAÇAS MUITO CUIDADO POIS ESTÃO NA VERDADE COLOCANDO OS SENHORES EM VERDADEIRAS ARMADILHAS!!!O MELHOR MOMENTO PARA SE DAR UM BASTA É FAZENDO ESTA GREVE DO DIA 10 DE FEVEREIRO!!!O GOVERNADOR ESTÁ CAGANDO PARA TODOS OS PRAÇAS DESTA BRIOSA CORPORAÇÃO!!!GREVE ANTES DO CARNAVAL VAI SER A MELHOR RESPOSTA PARA OS CORONÉIS E O GOVERNADOR!!JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

É MAIS GENTE PRA FICAR PROTESTANDO DEPOIS.

MAIS ESQUELETOS FARDADOS PARA O ESTADO.

VERGONHA NA CARA DO POVO...

VERGONHA.

Anônimo disse...

greve vo carnaval ja