sexta-feira, 1 de julho de 2011

Para deputado, gratificações para PMs escondem os baixos salários

A política de gratificações para profissionais da segurança pública do Rio de Janeiro deixou de ter a nobre missão de incentivar a qualificação e passou a promover danosas inversões hierárquicas e a servir de artifício para sonegar recuperação salarial a inativos e pensionistas.

Outro efeito é escamotear os péssimos salários dos servidores públicos da ativa, que, na sua grande maioria, só se dão conta de que foram iludidos quando passam para inatividade e abrem seus contracheques, mais minguados ainda, pela perda das gratificações.

Esse “botar os pés no chão” pode ser muito mais dramático. Exemplo triste e recente é o do Soldado PM Alexsander, atingido por uma granada no morro da Coroa, “pacificado” por uma UPP, que teve uma das pernas decepada e ainda está entre a vida e a morte. Quando sair do coma, já não terá em seu contracheque os R$ 350que percebia por estar lotado numa UPP.

Ele é um guerreiro e, se Deus quiser e com a competência da equipe médica do Hospital Central da PMERJ, sairá dessa. Na qual, aliás, nem deveria ter entrado. Afinal, lá estava ilegalmente e contra a vontade, visto haver prestado concurso público regionalizado e optado pela região de Resende. Apesar dessa garantia prevista em edital, ele e centenas de outros policiais foram obrigados a trabalhar numa UPP na capital.

Militares são disciplinados, mas o governo não pode confundir subordinação com submissão. Há uma evasão anual de aproximadamente dois mil policiais e bombeiros das respectivas corporações, por diversos motivos, inclusive a aprovação em concursos públicos para carreiras mais atrativas e muito menos perigosas.

Para começar a mudar esse quadro, resultante da política capenga de gratificações e da tímida recuperação de salários super defasados, o governo poderia mudar o critério para pagamento de gratificações. Ao invés de serem provisórias e baseadas na lotação do servidor num batalhão, grupamento ou delegacia especializados, poderiam ser concedidas àqueles, que a incorporariam e levariam para inatividade, que tenham concluído curso de especialização, independente de sua lotação. Um servidor público bem remunerado trabalha por dez desmotivados.

*Flávio Bolsonaro é deputado estadual pelo PP

4 comentários:

GLADIADOR disse...

LAMENTÁVEL E INFELIZ ESTA POSTAGEM,ATÉ PORQUE QUEM ESTÁ NA INATIVIDADE E NUNCA RECEBEU ESTAS GRATIFICAÇÕES CONSEQUENTEMENTE NÃO RECEBERIA NA INATIVIDADE.
O AUTOR DESTA POSTAGEM DEVERIA SE FIXAR EM UM SALÁRIO JUSTO ABRANGENDO A TODOS,INATIVOS,ATIVOS E PENSIONISTAS,NADA DE GRATIFICAÇÕES,PARABÉNS AOS BOMBEIROS QUE ESTÃO LUTANDO POR ESSE IDEAL.

Anônimo disse...

Só tem um jeito: A desmilitarização. Esse é o motivo da desgraça da segurança pública do Brasil. Esse modelo faz com que o policial seja tratado como escravo. No quartel, os oficiais dizem que o policial só tem dois direitos. O primeiro, é o de ter o direito de não ter direito. O segundo, é o de não ter direito de reclamar do direito que ele não tem. Assim é mole de se fazer polícia, o empregado, que é o policial, não tem nem o direito de ter direito. É por isso que o Sérgio Cabral paga 950,00 reais aos militares e quando eles reclamaram Cabral os chamou de vândalos.

GLADIADOR disse...

Todas as vezes que se pensou em unificação das polícias civil e militar, se esbarrou no interesse corporativista dos oficiais, haja vista que estes não aceitam em perder o grau de autoridade que possuem, bem como as vantagens inerentes às suas patentes militares. A atividade de polícia é eminentemente civil, como civil é a sociedade, e o governo democraticamente constituído por ela.Não precisamos de militarismo para que as instituições funcionem,se assim fosse,todas elas seram subordinadas ao militarismo,as Policias Federal,Rodoviária e Civil funcionam muito bem,claro que contém defeitos como as militares também possuem,nem por isso deixam de prestar um bom atendimento a sociedade.
O Estado detém o Poder de Polícia para disciplinar as atividades dos indivíduos em sociedade, cuja convivência deve ser harmoniosa. Parte desse Poder de Polícia é delegado à agentes públicos que irão exercer esse Poder para cumprir e fazer cumprir a lei, no âmbito de suas atribuições no que tange ao policiamento e combate à criminalidade.Mas o fato é que a polícia militar permanece prisioneira dos anos de chumbo e organizada para defender o Estado e não os cidadãos(vide caso dos bombeiros,professores,func públicos).Libertar a polícia do passado implica inverter sua identidade e seus fins institucionais: ela existe para garantir as liberdades e os direitos, consagrados nas leis, inscritas na Constituição democrática. Ela só pode fazer cumprir as leis se as cumprir.A PM tem que cortar seu cordão umbilical com o Exército, adaptar seu regimento disciplinar medieval ao nosso século e atribuir prioridade ao trabalho comunitário e à prevenção, via diagnóstico dos problemas e planejamento estratégico.Os Conselhos de Justiça não deveriam ser compostos apenas pelos oficiais, mas também pelas praças que sejam bacharéis em direito. Esse entendimento tem como fundamento o princípio segundo o qual o militar deve ser julgado pelos seus pares. Respeitada a hierarquia militar, todos os milicianos são integrantes de uma mesma Corporação, não existindo motivos para que as praças não tenha representatividade junto ao Escabinado.Militarismo para as forças armadas,o cidadão não quer saber se o policial é soldado ou oficial,ela quer a presença policial e isto já basta.A disciplina que as polícias tem que ter é ditada pelas leis, e em respeito a elas nos disciplinamos. Um juiz tem disciplina e ética, mas não precisa de um regime militar para isso.Se você quiser ser um bom militar, ande sempre com sua cobertura, obedeça o seu superior sem questioná-lo, trabalhe em serviço extraordinário não-remunerado,baseamentos vendidos,lave as viaturas e as instalações,inclusive o gabinete do CMT,sirva cafezinho na formatura, busque a filha do coronel no colégio, diga “sim senhor e não senhor”,implore por perdão quando cometer alguma transgressão, suporte o seu superior quando ele estiver estressado e for agressivo com você,e outras coisas mais que vão contra a sua dignidade como pessoa e como policial.Somos POLICIAIS, e devemos ter apenas uma identidade.

Anônimo disse...

Em saber que a vinte anos eu era ESCRAVO E NÃO SABIA,parabéns aos que tiveram essa linda iniciativa por esse MOVIMENTO MARAVILHOSO POR DIGNIDADE. Todos nós somos representantes o LÍDER É JESUS CRISTO. Temos que usar todos os meios de COMUNICAÇÃO para informar a POPULAÇÃO CARIOCA O QUE VIVEMOS NOS QUARTÉIS uma verdadeira covardia. Nos entornos do ESTÁDIO DO ENGENHÃO COLOCAR NOSSAS FAIXAS DE INDIGNAÇÃO com o governo do estado e nossos comandantes que insistem em ficar nos ameaçando, pois saibam todos eles que não estão lhe dando com crianças e nem homens covardes e sim HOMENS DETERMINADOS A QUALQUER COISA PARA CONQUISTAR SUAS DIGNIDADES.MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA.Hoje tem o jogo do Botafogo e domingo tem FLAXFLU e nos outros dias até o mês de DEZEMBRO TERÁ JOGO vamos usar a MÍDIA. CAMPEONATO BRASILEIRO. Vemos todos os dias só corrupção e roubalheiras só queremos DIGNIDADE E DIGNIDADE NÃO TEM PREÇO, OS cmts ganham MUITO BEM por isso querem nos calar mesmo que seja nos PUNINDO, só vamos parar quando nos libertar da "LIBERTAÇÃO DA ESCRAVATURA". NEM UM PASSO DAREMOS ATRÁS E JUNTOS SOMOS FORTES.RETROCEDER NUNCA MAIS!!!!!!!! GREVE DE FOME, MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA,não duvidem do que vem por aí.Hoje tem inauguração do TELEFÉRICO NO MORRO DO ALEMÃO.