quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Existe PM honesto?

Existe policial militar honesto? É evidente que existe e são muitos.

Eu ouvi a pergunta acima vinda de uma senhora num restaurante em que a sua mesa era ocupada por grupo de amigos. Confesso que fiquei impressionado porque rigorosamente todas as pessoas, umas dez, foram categóricas: "não existe gente decente na PM".
Não posso negar que fiquei chocado com a unanimidade, com a descrença coletiva. A sensação da sociedade é que policial é sinônimo de corrupção, armação, conchavo, fraude de algum gênero.
Ontem mesmo, segundo relato da assessoria de imprensa da PM, "após informações da central de flagrantes, policiais militares do 12º BPM (Niterói) prenderam o gerente do tráfico da comunidade do Juca Branco, Fonseca, em Niterói, indentificado pelo vulgo 'Dadinho'. Para tentar escapar do flagrante, ele tentou oferecer R$ 3 mil aos policiais, ele também foi autuado por tentativa de suborno. Na ação, a PM apreendeu 129 papelotes de cocaína, 34 frascos de cheirinho da loló, 1 rádio transmissor e 1 celular. A ocorrência foi registrada na 77ª DP".
Mas quem acredita?
Fica a recomendação para a Polícia Militar e até para a Secretaria de Segurança do Rio começar urgentemente uma campanha interna e externa para recuperar a boa imagem perdida de uma das corporações mais tradicionais do Brasil.

27 comentários:

Anônimo disse...

O caráter de ninguém é "forjado" dentro de uma instituição. Na PM não poderia deixar de ser diferente. Ninguém aprende a ser corrupto dentro da corporação. O caráter começa a ser formado, no indivíduo, ainda durante a sua infância e onde ele retira a maioria esmagadora de referências e exemplo de conduta a seguir e adotar é no seio de sua família e no meio da SOCIEDADE onde vive. Sabendo que, quase que em sua totalidade, a PMERJ te seu efetivo formado por indivíduos oriundos das classes sociais menos favorecidas podemos concluir que muito conduta violenta e corrupta que ele às vezes adota, ele trás do seu meio de origem.
Fazendo uma ilação desta ideia em uma simples conclusão de que a PM existe pra separar o rico do pobre, resumidamente é correto dizer que A PM é constituída de elementos provenientes das classes sociais baixas, onde a honestidade e princípio já não são a muito tempo qualidades primordialmente valorizadas como base da formação do caráter do cidadão. Ou seja, o policial, sobretudo o militar, se corrompe por que está na condição de exigir e aceitar ser corrompido (até mesmo por estar em contato direto com ela) por membros de uma sociedade extremamente corrupta que se adaptou a viver assim e não consegue mais viver sem corromper.

Anônimo disse...

Meu amigo isso aí está entranhado não se muda da noite para o dia. Você sabe que os muitos honestos que aqui estão se calam diante dos poucos malandros que aqui existem.
O POLICIAL MILITAR TEM VERGONHA DE FAZER O CERTO.
E sabe o que é certo?
Muitos vão dizer que é matar, esculachar, dá uns tapas porque assim eles se sentem superiores, verdadeiros machões...
O FIM ESTÁ PRÓXIMO!!!!

Anônimo disse...

EXISTEM TRÊS ADJETIVOS PARA DEFINIR O POLICIAL MILITAR DO RIO DE JANEIRO: CORRUPTO, COVARDE E OMISSO. É ISSO O QUE ELES SÃO.

Anônimo disse...

Precisa mais do que uma campanha para mudar a opinião das pessoas e a imagem do PM. Infelizmente os honestos são exceções, e com o tempo, fazem de tudo para deixarem de trabalhar na rua, no patrulhamento, questão de sobrevivência.

Anônimo disse...

ainda bem que os envolvidos nas maracutáias,estão bem longe destas camadas que vivem abaixo da linha da pobresas, juizes,prmotores,senadores,deputados,médicos alguns até quando morrerem vão p/ o ceu pois são das classes mais ricas e jamais roubaram nada.eu conheço um coronel pm que foi criado pela vó lavadeira, junto com minha mãe.

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO DAS 21:29HS...QUANDO O NOBRE CIDADÃO, CUMPRIDOR DE TODOS OS DEVERES PRECISAR ,É SÓ DISCAR 190 QUE ESTE MESMO PM ESTARÁ AO SEU DISPOR.SOCIEDADE HIPÓCRITA,ISSO QUE VCS SÃO!!!!

Anônimo disse...

ANTES DE QUALQUER CAMPANHA TEM QUE VALORIZAR O PROFISSIONAL, NA PM O POLICIAL NÃO É VALORIZADO E SIM PRESSIONADO POR SEUS SUPERIORES QUE SÓ PENSAM EM BATER METAS E ENCHER SEUS PRÓPRIOS BOLSOS. NOS BATALHÕES EXISTEM: CMT, SUB CMT, P1, P2, P 3...CMT DE CIA, SARGENTEANTE...EM FIM TODOS QUEREM UMA PRATA ENTÃO HJ O POLICIAL QUE TRABALHA EM UM SETOR, GAT, APTRAN, P2, PPC TEM QUE PERDER UMA PRATA $$$ FORTE PARA PODER CONTINUAR NO MESMO TRABALHO SEM SER IMPORTUNADO CONSEQUENTEMENTE O PM JÁ ASSUME O SERVIÇO DEVENDO. ESSA É A REALIDADE! A MELHOR CAMPANHA É VALORIZAR O PM NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, ESCALA E SALÁRIOS DIGNOS E FAZER UMA LIMPA NO OFICIALATO DA PMERJ AI SIM A SOCIEDADE VEM COMEÇAR A VER RESULTADOS.

Anônimo disse...

Será que nessa mesa todos eram de conduta exemplar? Porque julgar os outros é fácil, mais o difícil é ser honesto num país que se troca votos por dentadura, tijolos e etc...

Anônimo disse...

AO ANONIMO DAS 16:08 VC DISSE: " SOCIEDADE HIPÓCRITA" O PM TAMBÉM É MEMBRO INTEGRANTE DESSA SOCIEDADE HIPÓCRITA QUE AI ESTÁ. DA MESMA FORMA QUE O "P.I" É HIPÓCRITA O PM TB O É! VCS TEM UMA MANIA FEIA DE METER O PAU NA SOCIEDADE E SE EXCLUIREM DELA.VCS TB FAZEM PARTE DESSA MERDA....

Anônimo disse...

Pura covardia é o que policiais fizeram com professores que reivindicam os seus direitos como aconteceu hoje com os da UERJ. Covardia foi o que um policial fez, matando um pai de uma criança que comemorava o seu aniversário de 11 anos. A polícia militar está deteriorada. Só tem malfeitores e covardes. Quando estavam pedindo aumento queriam que toda a população os apoiassem. Agora quando há servidores reivindicando melhorias salariais, eles metem o cassete. Na época que pediam revisão salarial, eu coloquei fitas vermelhas e azul no meu carro em apoio. Hoje já penso diferente. Pra mim são todos uns canalhas. Espero que o governador não dê tão cedo aumento para esses vermes.

Anônimo disse...

sirrieA PMERJ NÃO FORMA CARÁTER,NINGUÉM É OBRIGADO GOSTAR DE ORGÃO REPRESSOR,TODO "BRASILEIRO" GOSTA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO,SONEGAÇÃO FISCAL,CONDUZIR VEÍCULO IRREGULAR,ETC A SOCIEDADE TEM A POLÍCIA QUE MERECE! A SOCIEDADE NÃO ESTA PREPARADA PARA TER UMA POLÍCIA EDUCADA, SE O POLICIAL MANDAR,"OPS"( policia não manda,quem MANDA É O JUIZ) CIDADÃO POR FAVOR ENCOSTA AÍ... O CIDADÃO NÃO OBEDECE! MAS SE FALAR COM GROSSERIA IMEDIATAMENTE OBEDECE, SABE POR-QUÊ? A LEI NÃO FUNCIONA NO BRASIL.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 00:23
Não tivemos apoio de ninguém. Nem de Policiais Federais, nem de Policiais rodoviários Federais e muito menos de professores, que por sinal estão todos ricos. A polícia está deteriorada? Concordo plenamente, mas está perfeitamente adequada à população brasileira, que não consegue pautar sua conduta pela lei. Resumindo, graças a Deus que a polícia é corrupta. Se não o que seria de vocês. E tem mais, A educação no Brasil é um desastre. Não só por culpa do poder público, mas também graças a vocês professores, que não aprendem nem ensinam direito.
Eu não estou nem aí pra sua greve. Resolvam seus problemas sozinhos.

Anônimo disse...

Concordando com alguns comentários: o PM além de ser da mesma sociedade é pior que muitos cidadãos porque age com gado não usa a merda da cabeça para pensar, sai metendo a porrada sem ao menos ouvir... sou policial e apoio a greve dos professores.
ESTA MERDA DE SOCIEDADE, QUE FAÇO PARTE, SÓ SERÁ MUDADA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

posso até falar besteira mas na mesa desta senhora e bem dificil que todos que falaram sejam puritanos honestos defensores da moral e dos bons costumes, tenho nojo dos hipocritas, pior tipo de gente e a hipocrita, pois ta com o rab... Sujo mas adora dar um de santinho, caso classico na nossa sociedade, ainda por cima tem um monte de colega q se suja por qualquer merda, não que o cara tenha q se sujar com muita, mas e cada uma q o sujeito fica sabendo que parece ate piada, no final tem a corrupção pois tem o ótimo cidadão que adora uma facilitação!!! Canalhas!

Anônimo disse...

sou policial militar a 12 anos, estou estudando para sair da policia,não tenho nada a reclamar da instituição porque é através do meu trabalho honesto que levo dignidade para a minha familia, mas a administração deixa muito a desejar, deixando a tropa desacreditada.Por isso oriento a todos que estudem porque, o caminho é a educação. Quanto as opiniões,respeito todas, mas não concordo com a maioria porque, qualquer pessoa bem informada sabe muito bem que o ser humano é produto do meio em que vive e por isso é querer muito que um cidadão que não recebeu uma educação baseada na moral, virtude e urbanidade respeite seu semehante e muito menos as instituições.

Anônimo disse...

NÃO!

GLADIADOR disse...

Quatro PMs suspeitos de roubo de mochila em restaurante são afastados

Rio - Os quatro policiais militares envolvidos no roubo de uma mochila contendo o dinheiro do assalto ao restaurante Brasa Gourmet, na Tjuca, Zona Norte do Rio, foram afastados de suas funções e exercem funções administrativas.

Imagens feitas por cinegrafista amador mostram o exato momento em que a mochila onde os ladrões transportavam o dinheiro recolhido dos cofres acaba nas mãos de policiais do 4º BPM (São Cristóvão).(Jornal O Dia)

AQUELA VELHA HISTÓRIA,NO FINAL O PM SAI COMO LADRÃO,SERÁ QUE UM DIA ALGUNS POLICIAIS IRÃO ACORDAR E FAZER O BÁSICO DO SERVIÇO,A SOCIEDADE,GOVERNO,IMPRENSA SÓ QUEREM METER O SARRAFO NO PM,VAMOS ACORDAR PESSOAL.

Anônimo disse...

falou tudo o pm saiu com o dinheiro,deve ser para doar para os favelados ou depositar nas contas dos colegas que foram afastados pela greve,pena que essa mochila não tinha,CESIO 15 MIL,ANTRAX,p/exterminar esse tipo, ainda bem que meu pai morreu crivado de balas, sangrando pela policia que jurou defender e honrar não viu isso.os filhos desse tipo deverá carregar isso pelo resto da vida,vizinhos,devem estar tristes será?

Anônimo disse...

Existe sim, mais fica cada vez mais dificil encontrar policiais honestos,querem manter um padão de vida roubando nas ruas para encher suas amantes de presentes apartamentos carros e etc,com seus salarios incaompativeis,os comandantes sabem disso e tapam os olhos,isso paasou da vergonha,temos que brigar por um salario justo e dignidade que já perdemos a algum tempo.

Anônimo disse...

A população tem a polícia que merece. Nem mais, nem menos.

Anônimo disse...

Ao Anônimo de 31 de agosto de 2012 19:55,

Corrija a porra dos seus atos que, com certeza, terremos uma sociedade melhor. Ou você acha que não faz parte dela? Estou cansado desse tipo de gente que não enxerga que a culpa é de todos e se não fizermos nossa parte esta merda só vai piorar.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 1 de setembro de 2012 15:34, digo e repito a população merece justamente isso, não adianta ficar nervosinho. Como o colega bem disse a população não está preparada para ter uma polícia eficiente, que cumpra a lei, vocês gostam sempre do jeitinho mais fácil. Adoram apontar o erro, mas quando são vocês que fazem sempre querem dar um jeitinho. Ah, outra coisa, seja um pouco mais educado!!!

Anônimo disse...


amigos parem de ver somente o dinheiro,procurem fazer o que lhe cabe,pois quando o dinheiro está em primeiro plano,o ser humano se perde,a sociedade é hipócrita,sim mas fazemos parte dela,faça somente o que está previsto,ou seja,cumpra e faça cumprir a lei,Deus é justo com quem pratica a justiça.

Anônimo disse...

quem tem que corrigir essa p....deve ser esse maldito ladrão,desgraçado e aqueles que vivem disso, quem quer que seja,não tem coragem para roubar vem para a policia e acobertados pela carteira e arma faz isso !,vai maldito assaltar um banco,falta coragem? então se uma bala não te achar vc.ficará bastante tempo ai,e com o aval do estado.

Anônimo disse...

quem quer trabalhar neste serviço tem que pagar? ué! experimente não pagar,pelo menos uma vez já pensou se todos recusarem a participar disso? sim, para aceitar vcs. são piores do que quem procedem assim trabalhei ai 31 anos nunca participei de nada só assim pude conhecer nosso estado, do norte a sul pela policia militar do estado,até que eles cansaram e terminou meu tempo, simples né?

Anônimo disse...

PM TEM MAIS EH QUE SE FUDER MESMO! EU ADORO QUANDO VEJO A GLOBO BOTANDO NO CÚ DE VCS, SEUS VERMES....

ASS:" P.I" RSRSRSRSRS

Anônimo disse...

Existe PM honesto, mas a sua imensa maioria que é honesta trabalha internamente nos Quartéis fugindo do trabalho policial. É muito, mais muito difícil trabalhar no patrulhamento motorizado e ser totalmente honesto, e não é de hoje. A pelo menos 20 anos é assim, tem exceções? tem sim, mas correm até risco de vida,e em alguns lugares(por acreditar que existe exceções) para se trabalhar na rua, no policiamento, tem que se pagar por isso.