
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Polícia Civil vai distribuir 10.500 presentes para crianças da Vila Cruzeiro
Brinquedos serão levados para a comunidade pelo caveirão
Policiais civis de todas as delegacias da capital e especializadas vão entregar 10.500 presentes nesta quarta-feira (29) para as crianças da Vila Cruzeiro, na Penha, que está ocupada pela polícia desde a última semana de novembro.
Um helicóptero da Civil vai participar da operação e a previsão é que um policial desça de rapel para a entrega dos presentes que foram doados pelos próprios policiais. Os presentes serão levados à comunidade dentro do caveirão, o veículo blindado utilizado nas operações policiais.
A distribuição começa a partir das 10h.
R7
Rio vai aumentar salário se PM matar menos em confronto
A Secretaria de Segurança do Rio vai instituir, a partir do ano que vem, premiação para a redução de mortes provocadas pela polícia. A média de autos de resistência no Estado é de cerca de dois casos por dia. A medida será semelhante à premiação por alcance de metas já adotada há um ano e meio. O governo já distribuiu cerca de R$ 17 milhões em um ano a policiais pela redução de homicídios, roubos de veículos e na rua. Entre janeiro e outubro deste ano, 697 pessoas foram mortas pela polícia em supostos confrontos, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) -em São Paulo, foram 388 mortes entre janeiro e setembro. Apesar da alta cifra no Rio, há queda de 22% comparado ao mesmo período de 2009. A secretaria não divulgou a meta a ser instituída. A nova premiação chega 12 anos após o fim da gratificação faroeste, adicional ao salário de policiais por atos de bravura. A medida, que vigorou entre os anos de 1995 e 1998, no governo Marcello Alencar, premiava na prática a morte de suspeitos, segundo especialistas. Os autos de resistência -rúbrica sob a qual mortes provocadas por policiais em serviço são inscritas- tiveram recorde em 2007, primeiro ano da gestão Sérgio Cabral Filho (PMDB). Foram 1.330, o maior desde 1998, quando começou o registro discriminado dos casos. A principal marca do setor foi a operação no Complexo do Alemão em junho de 2007, quando 19 suspeitos foram mortos pela polícia. A redução começou apenas em julho de 2008. Segundo analistas, reflexo da morte do menino João Roberto Amorim, 3, atingido por PMs que acreditavam atirar num carro com bandidos em fuga. Em 2008, foram 1.137 casos, e em 2009, 1.048. Se mantido o ritmo, a estimativa para 2010 é de 813 vítimas.
Folha de São Paulo
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Leia este absurdo seria bom que os policiais e bombeiros processassem o VIVA RIO
Pesquisa revela que Brasil tem 7,6 milhões de armas ilegais e que maioria não entra no país pelas fronteiras
Os dados fazem parte do Mapa do Tráfico Ilícito de Armas no Brasil e do Ranking dos Estados no Controle de Armas apresentados nesta segunda-feira pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Os estudos foram realizados em parceria com a organização não governamental Viva Rio.
Segundo o coordenador do projeto, Antônio Rangel Bandeira, foram identificados 140 pontos de entrada de armas no Brasil, por fronteiras secas.
- Mas o número de armas que entra pelas fronteiras secas é irrisório se comparado com o número de armas fabricadas no país, compradas legalmente, que vão para a ilegalidade. As armas curtas respondem por mais de 80% das armas apreendidas. O número de armas militares como fuzis, submetralhadoras e metralhadoras é muito reduzido - afirmou.Pelos dados levantados no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), até setembro deste ano, circulavam no Brasil cerca de 16 milhões de armas de fogo. Desse total, 14 milhões (87%) estão com a sociedade civil. Sob a responsabilidade do Estado, figuram 2 milhões de armamentos, ou seja, 13% do total apurado.
Nas mãos dos brasileiros, de acordo com o levantamento, estão 7,6 milhões de armas ilegais - pouco menos das 8,4 milhões legalizadas. O coordenador do projeto destacou que, para melhorar esse controle, é necessário que o Estado implemente políticas mais rigorosas de fiscalização do armamento fabricado no Brasil e, também, entre os comerciantes desses produtos.
Das 288 mil armas apreendidas nos últimos dez anos, constatou-se que 30% foram adquiridas legalmente. "Sem controle do mercado legal, o canal está aberto para que as armas mergulhem na clandestinidade e no crime", destaca o estudo.
As armas de fabricação estrangeiras apreendidas não chegam a 20% do total. Segundo Bandeira, de cada dez armas ilegais tomadas pela polícia, oito são fabricadas por indústrias nacionais.
O coordenador do projeto criticou, ainda, a autorização concedida pelo Estado a policiais, bombeiros e militares que podem adquirir, por ano, três armas a preço de fábrica. "Muitos desses policiais e militares, por ganharem mal ou por outro motivo qualquer, revendem esses armamentos de forma ilegal fazendo disso um comércio", denunciou. O ministro da Justiça disse que a questão será levada para análise no Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública.
Barreto disse ainda que a saída para minimizar o problema é ampliar a Campanha do Desarmamento e incentivar a população a devolver armas que portem ilegalmente, sem o perigo de serem presas ou responderem a processos criminais por conta disso. Luiz Paulo Barreto disse que analisa a possibilidade de estender a campanha, também, para a devolução de munições.
O ministro acrescentou que o governo irá intensificar a vigilância nas fronteiras para combater tanto a entrada de armas como a de drogas.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
PEC 300 NO SIDNEY REZENDE
PEC-300: PMs e bombeiros reivindicam melhores salários no Rio

O protesto conta com menos de 50 pessoas, que, com medo de retaliação, evitam participar do movimento, conforme afirmou ao SRZD um coronel da Polícia Militar, que encabeça a ação. Ele porta uma carta, que será entregue ao governador Sérgio Cabral, com o pedido formalizado pela PEC-300, que visa alcançar o aumento salarial dos oficiais e melhores condições de trabalho. Ainda segundo o coronel, o Rio de Janeiro é o estado onde a remuneração é mais baixa, e também o local onde tem menos participação dos policiais em manifestações.
Agentes carregam faixas e cartazes com o pedido pela PEC-300, e a passeata ainda conta com a presença dos bonecos "Fome" e "Miséria".
A passeata segue acontecendo nas ruas do Centro do Rio, aguardando a chegada das autoridades para a diplomação, que acontece no Theatro Municipal.
- Ex-PM diz que quem entrega panfleto ganha mais do que um policial
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Comissão que investigou violência aprovou projeto que aumenta tributação para reajustar salários de policiais
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investigou a violência urbana aprovou nesta quarta-feira (15) o relatório final apresentado pelo relator, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). No texto, o relator propôs a apresentação de um projeto de lei para aumentar a tributação da cerveja e da sua publicidade, visando a reduzir o consumo da bebida e aumentar os recursos para reajustar os salários dos policiais.
PEC 300 - RIO - ATO NA DIPLOMAÇÃO DOS DEPUTADOS ELEITOS.
Data: 16 de dezembro de 2010.
Horário: A partir das 13:00 horas.
Local: Teatro Municipal - Cinelândia - Centro - Rio.
Tragam suas faixas e cartazes sobre a PEC 300.
sábado, 11 de dezembro de 2010
CANDIDATA REPROVADA, MAS CONVOCADA PARA EXAME ANTOPOMÉTRICO DA PMERJ
Candidato aprovado em concurso da PM é um e-mail

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
1º FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA CANÁBICA - FENACUCA

Embalados pelas declarações do governador Sérgio Cabral (PMDB) em defesa da legalização da maconha, os amantes da erva realizam nesta sexta-feira (10) o 1º Festival Nacional da Cultura Canábica, o "Fenacuca". O evento, que acontecerá na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), na capital fluminense, terá seis categorias: artes, cinema, fotografia, poesia, música e prosa. Todas com o tema "Canabis sativa".
O vencedor de cada uma das categorias levará um "troféu personalizado e completamente adequado", além de um "kit smoke (kit fumo)". Um dos pontos altos do festival é o concurso de "Tarperagem", (traduzindo: concurso de "Apertagem") - ganha quem preparar um cigarro de maconha no menor tempo. Entre as atrações do evento estão apresentação do bloco de carnaval Planta na Mente e da Banda Oriente, com Mc Nissin e Cone Crew Diretoria.
Parte da renda com a venda de cds será revertida para a Marcha da Maconha, caminhada que ocorre anualmente em defesa da legalização da erva. A entrada é gratuita e proibida para menores de 18 anos. Para quem não é do Rio, o blog hempadao.com anunciou que "tentará" transmitir o evento ao vivo pela página na internet.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
PEC 300 É NOTÍCIA NOS JORNAIS DE SÃO PAULO
Confederação irá fazer protestos por todo o país para reivindicar mudanças salariais para bombeiros e integrantes das policias civil e militar
SÃO PAULO - A Confederação Brasileira dos Trabalhadores das Polícias Civis (Cobrapol) faz a partir desta quinta-feira, 9, uma série de protestos por todo o país pedindo a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 466, que regula um piso salarial nacional para bombeiros, policiais civis e militares.
Hoje os protestos acontecem no Rio e contam com a participação de todos os presidentes das entidades estaduais da Polícia Civil. Os protestos acontecem também, ainda este mês, nas outras 11 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.
No Rio, os protestos de hoje serão no Aeroporto do Galeão, no Cristo Redentor e no Morro do Alemão. Amanhã, 10, uma passeata sairá às 14 horas da Igreja da Candelária, em direção à Cinelândia, no Centro da cidade.
Segundo o presidente da Cobrapol, Jânio Gandra, o piso salarial nacional já é uma reivindicação antiga da categoria. "Foi aprovada em primeiro turno na Câmara, mas está parada. Os protestos são para cobrar a tramitação da PEC", explica.
POLÍCIAIS PROTESTAM EM PONTOS TURÍSTICOS DO RIO PARA REIVINDICAR MELHORIAS SALARIAIS.
Bombeiros, policiais civis e militares fizeram nesta quinta-feira protestos por melhorias salariais em pontos turísticos do Rio. Representantes dos 27 Estados, segundo a organização da manifestação, participaram do ato.
Os agentes levaram cartazes e panfletos ao Cristo Redentor, ao bondinho do Pão de Açúcar e aos dois aeroportos da cidade defendendo a aprovação da PEC 300, projeto de emenda constitucional que equipara o salário de todos os policiais do país ao pago em Brasília --onde paga-se o melhor vencimento.
"O governo diz que haverá impacto financeiro. Mas a segurança não tem valor", afirmou Janio Gandra, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores das Polícias Civis (Cobrapol).
As atividades foram preparativos para a manifestação principal, a ser realizada nesta sexta. Está programada uma passeata, às 14h, no centro do Rio. A concentração será na igreja da Candelária, em direção à Cinelândia.
Charles Henrique apoia a PEC 300
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
EFETIVO 'PRONTO' DA POLÍCIA MILITAR É MUITO MENOR DO QUE SE DIZIA!
O governador Sérgio Cabral vai conceder gratificação extraordinária de R$ 500 a cerca de 43 mil policiais civis e militares e inspetores da Administração Penitenciária que estão no exercício da função.
Estar no exercício da função quer dizer estar atuando efetivamente como policial. Mesmo reduzindo o efetivo 'pronto' da polícia civil para 9 mil somando com os agentes penitenciários, o número de policiais militares em efetivo exercício seria de 34 mil. O governo do Estado do Rio tem anunciado sistematicamente que concluiria sua gestão com 45 mil policiais militares em exercício. Ficou 11 mil abaixo.
Essa é uma razão para que o policiamento ostensivo esteja claramente defasado e os assaltos continuem crescendo. Promessas de ampliação do efetivo não cumpridas.
Ex prefeito César Maia
CONCEDE GRATIFICAÇÃO EXTRAORDINÁRIA EM PARCELA ÚNICA AOS SERVIDORES QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
domingo, 5 de dezembro de 2010
PM do Rio tem um dos piores salários
Ao entrar na corporação, o soldado ganha R$ 1.450, incluídos aí R$ 350 de uma bonificação especial por causa dos Jogos Olímpicos de 2016.
"Os salários são claramente baixos no Rio, mas é difícil ter apoio da sociedade para conceder aumento para uma polícia que comete crimes e faz execuções sumárias", afirma Alexandre Ciconello, pesquisador do Instituto de Estudos Socioeconômicos.
Lei aprovada pelo governo Sérgio Cabral (PMDB) neste ano prevê aumentos mensais no Rio a partir de janeiro. O percentual total de reajuste será completo apenas em 2014, quando somará 70%.
FOLHAsexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Para juristas, PMs deveriam ganhar mais do Estado

As gratificações pagas pela prefeitura para policiais militares lotados nas 13 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas no Rio – R$ 500 aos praças e R$ 1 mil aos comandantes – encontram resistência por parte de juristas da área de direitos humanos.
Eles consideram que a iniciativa do poder público é como “dar migalhas” aos policiais, ao invés de criar uma legislação específica para garantir um aumento digno de salários a PMs e policiais civis.
************************************************
VAMOS APROVEITAR QUE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO VIVE UM CLIMA DE MORALIZAÇÃO, PARA ACABAR COM ESSE PÉSSIMO SALÁRIO QUE SÃO PAGOS AOS POLICIAIS NO BRASIL.
QUE O CONGRESSO , SENADO E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA APROVE A LEI PEC 300 PARA QUE OS POLICIAIS E BOMBEIROS DE TODO BRASIL, POSSAM TER UM SALÁRIO DIGNO .O PESSOAL DA SEGURANÇA PÚBLICA TAMBÉM FAZEM PARTE DA POPULAÇÃO, E ELES TEM FAMÍLIA COMO TODO CIDADÃO .
O PESSOAL DA SEGURANÇA PÚBLICA NÃO SÃO MÁQUINAS, E SIM SERES HUMANOS.
PEC 300 , JÁ !
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
CONTRA A FORÇA NÃO TEM ARGUMENTO!
E deixem o Governador tentar explicar porque no SERGIPE, na BAHIA, em PERNAMBUCO, em GOIÁS e em muitos outros estados deste país os POLICIAIS recebem MUITO MAIS do que nossas forças de segurança estadual.
Isso no estado que tem a SEGUNDA MAIOR arrecadação da Federação, ficando apenas atrás de São Paulo, onde os vencimentos TAMBÉM SÃO UMA VERGONHA.
Seria coincidência o fato de o PT, o PSDB e o PMDB comandarem estes estados há dezenas de anos???
“ Os policiais são OS MESMOS de antes!
O local invadido é O MESMO de antes e sobejamente conhecido por todos!
Os vagabundos são OS MESMOS covardes de sempre!
Então…
O QUE MUDOU?
Perguntas, perguntas, perguntas…
Algumas fáceis de responder, outras bastante incômodas!
Já dissemos aqui que: CONTRA A FORÇA NÃO TEM ARGUMENTO!
Mas é só isso?
Não creio em RESPOSTAS SIMPLES para os questionamentos que TODOS estamos nos fazendo neste momento.
Passados os primeiros DIAS das bem sucedidas invasões, observada a ALEGRIA, a FELICIDADE quase infantil dos POLICIAIS CIVIS e MILITARES com a apreensão de TONELADAS de drogas, CENTENAS de armas e DEZENAS de bandidos, estamos vendo os mesmos HERÓIS ANÔNIMOS que sofreram tanta discriminação, perseguição e patrulhamento IDEOLÓGICO neste muitos anos da DITADURA DO SOCIAL em detrimento da LEI e da ORDEM.
E observem: Mesmo neste momento de VITÓRIA das força de segurança ainda teve ONGueiro tentando APARECER como SALVADOR DA PÁTRIA, com PROPOSTAS DE RENDIÇÃO mirabolantes, como que INSINUANDO que nós seríamos EXECUTORES ou ASSASSINOS em mais uma demonstração de TOTAL INVERSÃO de valores.
Os HOMENS e MULHERES que trabalhavam dia-a-dia, sol-a-sol NAS RUAS E DELEGACIAS da cidade, ANONIMAMENTE, confundidos pela midia com alguns BANDIDOS travestidos de policiais (Policiais, NUNCA SERÃO! - como diria o Capitão.), agora estão sendo EFETIVAMENTE RECONHECIDOS pelo seu valor, por aquilo que efetivamente são:
HERÓIS!
Mas o que mudou?
Como tal “transformação” ocorreu DA NOITE PARA O DIA?
Seria um MILAGRE?
Alguma POÇÃO MÁGICA?
Algum FEITIÇO poderoso?
Efeito das ORAÇÕES e REZAS?
Sei não, mas vai ter SOCIÓLOGO, ANTROPÓLOGO, POLICIÓLOGO e demais ACHÓlogos fundindo a cabeça nos próximos meses.
E nós, QUE NUNCA DESCONFIAMOS da FORÇA e da HONRA dos muitos companheiros com os quais trabalhamos, seja na Polícia Civil ou Militar, vamos por aqui (no BLOG) fazer algumas PERGUNTAS e propor algumas SUGESTÕES DE RESPOSTAS.
E agora Governador?
Vai se organizar e PAGAR DIREITO aos homens e mulheres que estão RECONQUISTANDO o Rio de Janeiro para os seus legítimos donos?
Ou vai continuar HUMILHANDO o servidor público POLICIAL com migalhas?
O NATAL está chegando…
Os servidores da JUSTIÇA, segundo uma amiga que trabalha em um dos muitos TRIBUNAIS deste estado, nos informou que eles vão receber uma “CESTA NATALINA” de R$ 1.000,00 (EM ESPÉCIE) para ajudar na Ceia daqueles servidores.
Que tal, senhor GOVERNADOR, presentear também os POLICIAIS CIVIS, MILITARES e BOMBEIROS que tanto atuaram nesta crise com uma GRATIFICAÇÃO NATALINA mais substancial?
Um BÔNUS DE PRODUTIVIDADE!
Que tal HONRAR as famílias destes HOMENS e MULHERES com, PELO MENOS, uma Ceia Natalina mais dígna?
Os Policiais Civis recebem um Ticket Refeição de R$ 8,00 (dia útil), ou seja R$ 176,00 por mês em seus contra-cheques, enquanto os PRESOS tem refeições muito mais BEM PAGAS pelo estado (Será que é por causa das licitações???).
Alguém aí já tentou tomar CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇAR e JANTAR com R$ 8,00 (oito reais)???
Hummmmm…
Estranho essa matemática que distribui R$ 1.000,00 para quem NÃO ARRISCA SUA VIDA no combate ao crime e pelo Serviço Público, enquanto OBRIGA outros a tentar SOBREVIVER com R$ 8,00 por dia de trabalho.
Então…
Vamos ver se a POPULAÇÃO e a MÍDIA acordam e passam a cobrar VENCIMENTOS DÍGNOS para quem doa, mais do que seu SUOR, entregando muitas vezes o próprio SANGUE ou até mesmo a VIDA pela sociedade.
É isso, ou continuamos a tomar chá com Alice no País das Maravilhas…
São Paulo em alerta total
