sexta-feira, 29 de junho de 2012

Luzes e sombras da paz nas favelas


EL PAIS


TRADUÇÃO

Por mais de três anos e preparações completas para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, a cidade brasileira desenvolve um programa de segurança inovador que envolve uma mudança radical na forma como lidar com o problema da violência e de drogas nas favelas, as favelas que abrigam mais de nove milhões de pessoas na cidade.Este vídeo mostra uma patrulha noturna na favela São Carlos em 7 de maio, terminando com um policial ferido. É parte de um teste de vídeo e fotografias de Rafael Sanchez-Fabres, cuidadosamente preparado durante quatro meses, que analisa a luz e as sombras da "pacificação" das comunidades mais desfavorecidas e violentos do Rio de Janeiro. Rafael fez um retrato cheio de nuances e as bordas da forma como os protagonistas desta história (Polícia Militar e tropas de elite, moradores das favelas e traficantes de drogas) lidam com os efeitos colaterais destes pacificação. Nem tudo é cor de rosa. Às vezes, agentes de manutenção da paz recorrer ao abuso de autoridade e uso excessivo da força, contrariando a essência do projeto original. Existem inúmeros relatórios de ataques contra os vizinhos que nada têm a ver com o crime. Ao mesmo tempo, muitos moradores das favelas não terminar a aceitar a autoridade das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), que olhavam com desconfiança e suspeita, e muitas vezes estrelas em atos de resistência. Rafael câmara captou momentos de tensão máxima, como o tiroteio resultou em um policial baleado e teve de ser evacuado rapidamente em uma operação repleta de drama.O texto que acompanha as fotos no 'País Semanal' é baseada na experiência de Francho Baron, que abrange o processo de pacificação no Rio de Janeiro desde a sua criação em dezembro de 2008. Nos últimos anos, foi construído em várias unidades de manutenção da paz e compartilhado horas de conversa com os seus agentes, vizinhos de favelas com violência especialistas e decisores políticos do projeto. Ele também testemunhou em operações de linha de frente o maior ocupação de favelas nas últimas décadas, como o Complexo do Alemao ou a Rocinha favela.A missão da UPP é manter o controle desses territórios, uma vez expulsou o tráfico de drogas local. Isso, teoricamente, é um perfil baixo por contato, repressivo impedindo a exibição de armas de fogo e incentivando o diálogo e com as pessoas locais, acostumados há uma década para viver com o poder paralelo do tráfico de drogas. Em suma, é um híbrido entre a polícia e assistente social, conforme definido pelas autoridades cariocas.Enquanto muitos acreditam que a UPP tem ajudado a conter a violência desde que você abriu as portas das favelas aos serviços públicos, como fornecimento de electricidade legal, coleta de lixo, educação, obras públicas e programas de assistência social, outros vêem o programa de pacificação como uma tampa problemas de segurança transitórios do Rio de Janeiro. Quando os Jogos Olímpicos acabam em 2016, dizem eles, tudo vai ser o que era.

26 comentários:

Anônimo disse...

Alguem já visualizou o novo contracheque? meu salário diminui,com mais alguem aconteceu a mesma coisa?

Anônimo disse...

O VIDEO MOSTRA PAVOR DOS RECRUTAS POR NÃO SABER O QUE FAZER, TODOS GRITANDO AO MESMO TEMPO, PARECE NÃO TER COMANDO.

Anônimo disse...

em resposta ao anônimo das 18:03, eu tenho a ligeira impressão que ele foi feiro sobre uma formula para roubar a gente , o meu sálario também diminuiu R$330,00 vou perguntar na tisourária do meu bpm o que está acontecendo , um abraço .

Anônimo disse...

VEJAM NO YOU TUBE, A CASA DE UM HEROI.

Anônimo disse...

VEJAM NO BLOG DO RVCHUDO, A "FONTE" SECOU.

dedé disse...

MEU CONTRACHEQUE DIMINUIU 208,91 REIAS.E AINDA ME ESCALARAM NO RAS,SEXTA FEIRA,DIA 06,NA FESTA DE ITAGUAI,PORÉM,NO DIA 07JUL12,ESTAREI DE SERVIÇO DE 24 HORAS.ESSES OFICIAIS SÃO MUITO COMPETENTE.NÉ?

Anônimo disse...

É muito engraçado na PMERJ, os policiais são "OBRIGADOS" A fazerem horas extras, e receberem quanto eles quiserem pagar,isto é Rio de a Gosto?????

Anônimo disse...

E O PROEIS DO SEEDUC,NÃO VÃO PAGAR TAMBÉM???

DEDÉ disse...

O RAS ESTÁ IGUAL AO CPROEIS NO INÍCIO,AQUELA BAGUNÇA,EM RELAÇÃO AS ESCALAS.COLOCARAM ALGUMAS POLICIAIS FEMININAS,RECÉM FORMADAS,SEM EXPERI~ENCIA NENHUMA EM CONHECIMENTOS DE ESCALAS E ESTÃO FAZENDO BESTEIRAS EX::: ESTOU HOJE NO RAS,AMANHÃ,ESTOU DE 24HS,QUINTA NO SEDUC,SEXTA NO RAS E SÁBADO DE 24Hs.NÃO VOU TER FOLGA.JÁ COMUNIQUEI AO RAS/CPROEIS QUE NÃO IREI HOJE E SEXTA.TERÃO QUE RESPEITAR MINHAS FOLGAS.AS NORMAS REGULAMENTARES DO RAS/CPROEIS SÃO CLARAS:::SÃO 08 HORAS DE DESCANÇOS ENTRE UM PLANTÃO E OUTRO.ELES PENSAM QUE SOMOS BURROS.

DEDÉ disse...

HOJE COMEÇOU O PAGAMENTO DO ESTADO E MINHA MÃE FOI AO BANCO E NINGUEM CONSEGUIU RECEBER SEUS PROVENTOS.O SITE DO PRODERJ ESTÁ FORA DO AR E OS CONTRACHEQUES ESTÃO COM VALORES Á MENOS.O MEU ****ROUBARAM****S$208,91.

Anônimo disse...

casa de puta comandada por piranha , é isso que dá esse estado do rio de janeiro está uma verdadeira zona , eta governadorzinho de merda esse que nós temos , agora ele arrumou uma quadrilha no ceplag para assaltar o ppmm , todos os contra cheque novo dos ppmms estão estão com dinheiro a menos .

Anônimo disse...

Hummm estava desconfiado que não vamos receber, o meu pagamento não está aparecendo no lançamentos futuros. Fizeram uma grande merda

PRAÇA INDIGNADO disse...

ESTE ROUBO VAI PARA A CAMPANHA DO EDUARDO PAES DO PMDB.

PRAÇA INDIGNADO disse...

ESTE VICIADO CHAMADO CABRAL FAZ OQUE QUER COM A PMERJ.O JUDICIARIO ESTÁ NAS MÃOS DELE.

Anônimo disse...

EU QUERO SABER CADÊ O MEU? TRABALHEI 02 TURNO DE 08:00H NO SEEDUC EM MAIO, NÃO RECEBI; E 01 DE 12:00H NO MÊS DE JUNHO E ATÉ AGORA NÃO PAGARAM NADA! E OBRIGAM A CADASTRAR SEM SERMOS VOLUNTÁRIOS.

Anônimo disse...

Esta uma bagunça o "curçu" (é curçu mermo) ispessiau di sarjentus era pra cumessar oji não cumessou, ja ista imboladu tudo

Anônimo disse...

É MERMU, EU TAMÉM NUM CONSSIGUI!!!

Anônimo disse...

Corpo de Bombeiros do Rio comemora 156 anos nesta segunda-feira (02.07) Imprimir E-mail
Seg, 02 de Julho de 2012 11:32

Corpo de Bombeiros do Rio comemora 156 anos nesta segunda-feira (02.07)


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro completa 156 anos de fundação nesta segunda-feira (02.07). Para comemorar, o Quartel Central abre suas portas ao público, a partir das 19 horas, para apresentações e simulados de salvamento com equipes de unidades especializadas da corporação.


SERVIÇO: 156 anos do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Data: Segunda-feira – 02 de julho de 2012

Horário: a partir das 19 horas

Local: Quartel Central – Praça da República, 45 – Centro do Rio (atrás do Campo de Santana)


- ABERTURA

Por volta das 19h, a Guarda de Honra da Corpo de Bombeiros ficará em forma para a incorporação da bandeira nacional. Será a abertura da cerimônia.


- CADETES

Em seguida, haverá a entrega dos espadins aos cadetes do primeiro ano do curso de formação de oficiais, marcando a chegada de uma nova geração à corporação centenária.


- INCÊNDIO

Militares da corporação vão mostrar algumas de suas habilidades no

combate às chamas. Eles vão extinguir as chamas de dentro de um

tanque e precisarão salvar um mergulhador que estará imerso.


- TROPA DE ELITE

O espetáculo continua com os oficiais do Grupamento de Busca e

Salvamento (GBS), a tropa de elite do Corpo de Bombeiros. Entre outras manobras, eles vão escalar as torres do Quartel Central e descer de rapel.


- MUSEU

O museu do Corpo de Bombeiros estará de portas abertas para o público durante o evento. Viaturas históricas, dos séculos XIX e XX, além de outras relíquias, como capacetes usados por bombeiros de outros países, vão estar em exposição.


- BOLO

Ao fim das simulações, será cortado um bolo para todo o público, em

comemoração aos 156 anos do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.





(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social SEDEC/CBMERJ

Anônimo disse...

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,59445,PMs-e-GMs-sao-suspeitos-de-agressao-em-Barra-Mansa.html#axzz1zUeFyGQa

PRAÇA INDIGNADO disse...

AH TÁ!!! E DAÍ QUE O CBMERJ ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO!!!!!

J.F.S.N disse...

ATÉ ESSE EXATO MOMENTO O PRODERJ(CASA DE MÃE JOANA)ESTÁ FORA DO ARRRRRRRRRRRR.....

marcelo neves disse...

TIMMMMM....TUMMMMM....ATENÇAO SENHORES PASSAGEIROS O PRODERJ ESTÁ FORA DO ARRRRRRRRRRRRRRRRRRR....

Anônimo disse...

02 DE JULHO, DIA DO BOMBEIRO. UMA GRANDE FESTA FOI PREPARADA NO QUARTEL CENTRAL. ASSESSORIA DE IMPRENSA INFORMOU A SEMANA TODA QUE O DESGOVERNADOR SERGIO CAOBRAL IRIA ESTA PRESENTE AO EVENTO, MAS COM MEDO DE SER VAIADO FALTOU. OS MILITARES LAMENTARAM SUA AUSENCIA POIS A VAIA JA ESTAVA PREPARADA!

dedé disse...

O RAS ESTÁ ARREBENTANDO COM A FOLGA DOS PPMM.ESTAMOS SENDO ESCALADOS NA TERCEIRA FOLGA,DE 18HS ás 06hs DA MANHÃ E EM SEGUIDA ENTRANDO DE SERVIÇO DE 24Hs.ESSA PMERJ É UMA BAGUNÇA.

IURI disse...

COLOCARAM PPMM FEMININAS PARA SEREM ESCALANTES DO CPROEIS/RAS.NO FINAL DAS CONTAS::::ESTÃO FAZENDO MERDA...

Anônimo disse...

Ninguem comentou o video como deveria,somente manifestaram protestos sobre pagamento e contra o governo.Gente,vamos prestar mais atenção como o nosso cotidiano se torna dificil quando se falta organizacão,deu pra ver no video,o desespero dos policiais,todos mau posicionados,so havia um que parecia saber o que acontecia,os outros eram so desespero,e olha que essas imagens correm o mundo!!Em uma equipe,ainda mais neste tipo de serviço,cada homem tem que ter sua função,nao e so dar tiro,Como disse,falta de organização,preparo,nervossismo,e vontade de fazer,produzir,trabalhar e cumprir a lei,senhores,juntos somos forte,porem devemos pensar antes que a vida e uma só.Os governantes,população,imprensa,nao ligam para a gente.E POR ISSO QUE A GREVE NAO DEU CERTO!