domingo, 16 de junho de 2013

Protestos contra aumento da passagem ganham ato de apoio em 15 países

Em apoio à série de protestos contra o aumento da passagem de ônibus, estudantes e trabalhadores brasileiros farão, na próxima terça-feira (18), uma manifestação simultânea em quase 30 cidades no exterior. Os atos foram confirmados pelo Facebook em pelo menos 15 países, depois que ativistas foram reprimidos violentamente pela Polícia Militar, em São Paulo, na última quinta (13). Um grupo na rede social chamado “Democracia Não tem Fronteiras” reúne todos os eventos, os horários e os locais em que cada um deles deve acontecer. 
Um perfil identificado como Pedro Aurélio Rocha, responsável pela página, publicou texto em que explica o motivo da mobilização. “Os governos dos estados estão usando e abusando de ações violentíssimas da policia para reprimir as manifestações. Os policiais estão tratando os manifestantes como criminosos, agredindo, prendendo. Muitos são "caçados" depois das manifestações. Estão tentando criminalizar o direito da população se manifestar! Por isso, estamos organizando por todo o mundo eventos de apoio aos brasileiros que estão se manifestando. Somos Brasileiros. Esses manifestantes estão lutando também pelos nossos direitos. Temos que nos unir a essa luta”, afirma.  
Na página do evento marcado para acontecer em Paris, na França, por exemplo, há centenas de pessoas confirmando participação no ato em frente à Embaixada Brasileira. Também serão feitos protestos de apoio em cidades da Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Itália, Holanda, Irlanda, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Japão e Austrália. Em três cidades, no entanto, o ato está programado para ser feito já no próximo domingo (16). É o caso de Berlim, na Alemanha, Dublin, na Irlanda, e Montreal, no Canadá. Em Perth, na Austrália, a manifestação de apoio foi marcada para o domingo, 23 de junho.

5 comentários:

Anônimo disse...

pessoal averigua quem tiver condições se é verdade que o Exercito Brasileiro, Comando militar do Leste e do Planalto entraram em prontidão e podem ser usados durante as manifestações a qualquer momento

Anônimo disse...

Exercito entrou em Prontidão

GLADIADOR disse...

SÉRGIO CABRAL EM ENTREVISTA NA TV DISSE" QUE APOIA A MANIFESTAÇÃO","QUE É DEMOCRÁTICA",MAIS QUANDO OS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES FORAM REIVINDICAR MELHORIAS SALARIAS DE FORMA PACÍFICA E ORDEIRA,FORAM ENCARCERADOS EM BANGU CONTRARIANDO TOTALMENTE NOSSO REGULAMENTO E FICOU POR ISSO MESMO,GRAÇAS AOS OFICIAIS CAPACHOS DOS GOVERNADORES,ENTRA ANO SAI ANO NÃO MUDA NADA.

GLADIADOR disse...

DURMAM COM UM BARULHOS DESSES,AGORA A CULPA É DA PM!

Feridos pela polícia em manifestações públicas pacíficas têm o direito de processar criminalmente os agressores

FERNANDO MOLICA
Rio - Professor de Direito Civil e vice-presidente da OAB-RJ, Ronaldo Cramer diz que feridos pela polícia em manifestações públicas pacíficas têm o direito de processar criminalmente os agressores e reivindicar indenização de governos estaduais.

O advogado frisou que a Constituição brasileira garante o direito de reunião em lugares públicos. Para ele, é ilegal reprimir atos que transcorrem sem problemas. Segundo Cramer, nem mesmo a interrupção do trânsito pode ser usada como pretexto para o uso de violência pela polícia.

Paes preocupado

Em conversa com integrantes de seu governo, Eduardo Paes manifestou preocupação com os excessos da polícia na manifestação de domingo. Comentou que teria sido melhor deixar que os protestos se esvaziassem. O prefeito temia a criação de mártires.

Bolas trocadas
Carioca, o jornalista Marcelo Rezende, que mora em São Paulo, já não se lembra bem da cidade natal. Ontem, no ‘Cidade Alerta’, chamou, várias vezes, a Assembleia Legislativa de Teatro Municipal e a Praça 15 de Cinelândia.

Anônimo disse...

QUEM ESTÁ PREOCUPADO COM EXÉRCITO ??? NINGUÉM PODE COM O PODER Q O POVO TEM...E COLOCAR O EXÉRCITO NA RUA CUSTA MUITO CARO..E ELES VÃO FICAR UM DIA, DOIS MESES, MAIS UMA HORA VÃO TER Q SAIR DAS RUAS...E NESSA HORA SERÁ A NOSSA VEZ DE CONTINUAR A PROTESTAR, LEMBRANDO Q ANO Q VEM TEM ELEIÇÕES E TEMOS Q DAR A RESPOSTA NAS URNAS..NINGUÉM IR VOTAR..FICARIA NA HISTÓRIA DO PLANETA TERRA.