sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dilma diz que polícias não devem ficar sob controle dos estados

 
A presidenta Dilma Rousseff defendeu que os estados tenham menos controle sobre as policias em entrevista à rede de televisão norte-americana CNN exibida na última quarta-feira, 9. Em sua fala, ela afirmou que são necessárias mudanças na Constituição para que a segurança deixe de ser uma atribuição das unidades federativas.
“O combate à criminalidade não pode ser feito com os métodos dos criminosos. Muitas vezes isso ocorre, e nós não podemos também deixar intocada a estrutura prisional brasileira”, disse Dilma, após ser questionada sobre a alta letalidade da Polícia Militar. “Eu acredito que nós teremos de rever a Constituição. Por quê? Porque essa é uma questão que tem de envolver o Executivo federal, o estadual, a Justiça estadual e federal. E porque também há uma quantidade imensa de prisioneiros em situações sub-humanas nos presídios.”
Na entrevista, Dilma disse que a letalidade da polícia “talvez seja um dos maiores desafios do Brasil”. Em sua pergunta, a jornalista Christiane Amanpour disse que a atuação da polícia brasileira “parece ser um legado ruim desse tipo de tortura, ditadura e da falta do Estado de direito que a presidenta combatia”.
Atualmente, segundo a Constituição, as policiais federais são as únicas controladas pelo Governo Federal. A Polícia Civil e a Militar são controlados pelos estados e, no caso desta última, seus agentes respondem por seus crimes na Justiça Militar.
As declarações de Dilma foram feitas na semana seguinte à divulgação do Mapa da Violência. O estudo indica uma grande responsabilidade dos policiais na elevada taxa de homicídios no País. No ano passado, a polícia matou cinco cidadãos por dia no Brasil, quatro vezes mais do que nos Estados Unidos e duas vezes e meia o índice registrado na Venezuela, segundo o anuário estatístico.
 CARTA CAPITAL

3 comentários:

Anônimo disse...

PREOCUPADOS COM A LETALIDADE...E A MORTALIDADE?????SOMOS A POLICIA QUE MAIS MORRE NO MUNDO...TOMAR NO C .PRÓXIMO DA ELEIÇÃO DE NOVO????LEMBRA DA PEC 300????ESTAMOS CANSADOS....PERDEU DILMA!!!!!!

Anônimo disse...

gostei dilma! manter essas pms, custa caro! desmilitariza e joga nas costas dos prefeitos, 2cel,3sgt,2ten. quem precisa disso?quero ver é um deputado ou senador propor isso ,votei no governador do rio para senador cuja proposta era o voto facultativo, só ficou lá um ano,deixando um louco 7anos no seu lugar o cara só contava história do rio antigo. se tiver coragem eu votarei em quem propor isso.

Anônimo disse...

gostei dilma! manter essas pms, custa caro! desmilitariza e joga nas costas dos governadores, 2cel,3sgt,2ten. quem precisa disso?quero ver é um deputado ou senador propor isso ,votei no governador do rio para senador cuja proposta era o voto facultativo, só ficou lá um ano,deixando um louco 7anos no seu lugar o cara só contava história do rio antigo. se tiver coragem eu votarei em quem propor isso.