terça-feira, 6 de outubro de 2009

Instituto Datafolha ouviu 2.122 pessoas em 150 municípios sobre ética no País


Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no domingo mostra que 13% dos brasileiros admitem já ter vendido o voto em disputas eleitorais. O levantamento, chamado de ‘Retrato da Ética no Brasil’ — que ouviu 2.122 pessoas em 150 municípios — indica que, entre os entrevistados que admitiram ter vendido o voto, 10% o fizeram em troca de emprego ou favor, 6% em troca de dinheiro e 5% em troca de presente.

O estudo também mostra que 12% dos entrevistados dizem estar dispostos a mudar seu voto por dinheiro; 79% acreditam que os brasileiros vendem voto e 33% concordam com a ideia de que não é possível fazer política sem um pouco de corrupção. Além disso, 92% dos entrevistados disseram acreditar que existe corrupção no Congresso Nacional e nos partidos políticos. Para 88% das pessoas ouvidas, há corrupção no governo Federal.

A pesquisa aponta ainda que 94% dos entrevistados consideram errado oferecer propina e o mesmo percentual concorda ser repreensível vender voto. Ao todo, 5% ofereceram propina a funcionário público; 4% pagaram para ser atendidos antes em serviço público de saúde; 2% compraram carteira de motorista; e 1%, diploma universitário.

O levantamento mostra que 31% dos entrevistados colaram em provas ou concursos (49% entre os jovens); 27% receberam troco a mais e não devolveram; 26% admitiram passar o sinal vermelho no trânsito; 14% assumiram parar o carro em fila dupla.

Dos entrevistados, 68% compraram produtos piratas; 30% adquiriram mercadorias contrabandeadas; 27% baixaram música da Internet sem pagar e 15% fizeram o mesmo com filmes e seriados de TV; 18% compraram ingressos de cambistas.

ODIA

3 comentários:

Anônimo disse...

Copa 2014 e Rio 2016:transparência por lei.
Que tal um projeto de lei no Senado que institua o Portal da Transparência Copa 2014-Rio 2016, para que o povo possa acompanhar detalhadamente os gastos e os investimentos feitos pelo Governo Lula e pelo próximo presidente que assumir o país? Aí sim, teremos conquistado a tal "cidadania internacional" que o Lula discursou lá em Copenhague. Ou vamos repetir as falcatruas que ainda restam em aberto no PAN 2007?

http://coturnonoturno.blogspot.com/2009/10/copa-2014-e-rio-2016transparencia-por.html

Anônimo disse...

O POVO NÃO ESTÁ NEM AÍ! É SÓ SAMBA CARNAVAL, PRAIA E CERVEJA.

Rose Mary M. Prado disse...

A corrupção reina porque existem dois lados da moeda:o corrupto e o corruptor.
A corrupção é mal crônico, contagioso e está impetrada na nossa sociedade em todos os níveis culturais e em todas às camadas sociais, tendo sua origem, na nossa pátria, desde sua colonização, quando se ludibriava os índios para tomar suas terras, por exemplo.
É necessária uma grande corrente de boa vontade, conscientização e esforço pessoal para uma mudança de atitude, desde a mais simples, como conscientizar-se que a cultura do “levar vantagem em tudo” não é boa, nem ética até a de fazer tomar uma decisão certa em detrimento de uma decisão vantajosa infringindo os princípios éticos e de bons costumes.