terça-feira, 14 de junho de 2011

Ignorando aliados e PMs, Cabral queria prender Bombeiros no Riocentro e Maracanazinho

Por Jorge Serrão - http://www.alertatotal.net


Os computadores do Palácio Guanabara foram inundados, semana passada, por mais de um milhão de e-mails. A quase totalidade com violentos ataques ao político Sérgio Cabral. As mensagens criticaram a posição despótica do governador do Rio de Janeiro contra 439 Bombeiros Militares – que ficaram presos uma semana, sob acusação de motim, depois de classificados como “vândalos” por Cabralzinho, que sofreu o maior de seus desgastes políticos e não poderá mais sonhar com uma eventual candidatura a vice-presidente da República, na provável chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente telefonou duas vezes para Cabral, advertindo-o dos perigos causados à própria imagem pelos ataques violentos aos bombeiros – sempre considerados heróis no imaginário coletivo. Cabral se queimou com Lula, porque não deu bola para os conselhos dados. Cabral recebeu ligações da Presidenta Dilma, advertindo que a greve dos bombeiros lhe causava um perigoso desgaste. Também não ligou para o que Dilma falou, até que recebeu outro telefonema, este em tom menos brando, do chefão do PMDB, o vice-Presidente Michel Temer, avisando-o que sua situação política é gravíssima. Cabral foi alvo de protestos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Anistia Internacional.

O desgaste público de Cabral teia sido ainda maior se ele não tivesse ouvido, pelo menos, alguns Oficiais da Polícia Militar que o assessoram diretamente. No primeiro momento, Sérgio Cabral montou um esquema com seu aliado Eduardo Paes, para dar uma punição exemplar aos bombeiros revoltosos por melhores salários. Cabral desejava prendê-los no Riocentro (o complexo de exposições e eventos da Prefeitura do Rio de Janeiro). A ideia de transformar o local em “campo de concentração” teve o apoio do prefeito Paes – que prometeu até a logística de um caminhão onde se faria comida para os presos. Por sorte de Cabral, a ideia foi abortada pela cúpula da PM, que lhe lembrou da associação do Riocentro com o triste episódio da bomba que explodiu e matou um sargento do Exército, no show musical de 1º de maio de 1981.

Demovido da ideia nazista do Riocentro, Cabralzinho formulou outra opção também fascista. Prenderia os Bombeiros no Ginásio Gilberto Cardoso, o Maracanazinho. Desta vez, os oficiais da Polícia Militar foram ainda mais incisivos com o Governador Fluminense – que é torcedor doente do Vasco. Os PMs garantiram que não haveria logística nem homens suficientes para dar conta da transformação de um estádio em prisão. Os PMs também tentaram contemporizar com Cabral – que acabou cedendo – porque a cúpula de Coronéis dos Bombeiros também estava insatisfeita e a ponto de “aderir ao movimento”, o que ampliaria o caos.

Cabral apagou o fogo de revolta da cúpula, devolvendo-lhes o status de poder. Recriou a Secretaria de Defesa Civil – tirando os Bombeiros do vexame institucional de terem se transformado em uma mera subsecretaria da área da Saúde. O reajustezinho salarial de 5,58% dado aos Bombeiros, extensivo a Policiais Militares, Civis e Agentes Penitenciários, também não surtiu efeito político. O desgaste de Cabral é insustentável, e deve se tornar público na divulgação das próximas pesquisas de opinião sobre o desempenho dos governos estaduais.

A população do Rio de Janeiro se solidarizou com os Bombeiros. Basta ver a quantidade de carros desfraldando fitinhas vermelhas – símbolo da luta dos Bombeiros. Ontem, o governador ordenou à PM que divulgasse que “apenas” 26 mil pessoas tenham participado das manifestações pró-bombeiros na Orla de Copacabana. Até policiais militares do 13º BPM (Praça Tiradentes) vieram à passeata dos bombeiros na Praia de Copacabana. Estavam vestidos com uma camisa azul em que havia escrito "PM no local". Por outro lado, bombeiros e simpatizantes vestem vermelho.

A cantora Alcione, madrinha do Corpo dos Bombeiros, se juntou aos manifestantes, vestida com uma camisa da corporação. Ela disse que a invasão do quartel na semana passada foi um momento onde todos estavam com a cabeça quente. A cantora se declarou solidária na luta pela anistia penal dos 439 detidos por participar da invasão. Alcione chegou a comentar que o governador Sergio Cabral era um homem sensível e vai rever a situação dos militares, dando um aumento salarial justo.

Cabral ontem fez pirotecnia para tentar conter o impacto negativo da denúncia do jornal O Globo, de que, em maio, o comando do Corpo de Bombeiros do Rio autorizou uso de recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) para pagamento de cerca de R$ 694 mil em diárias de viagens internacionais. Os beneficiados foram 33 tenentes-coronéis e 42 capitães inscritos no Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM) e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Com medo da repercussão negativa da notícia, o governador prometeu enviar hoje uma mensagem à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) modificando a destinação Funesbom e determinando que 30% deles sejam utilizados para pagamento de gratificações aos bombeiros. Em 2010, o fundo arrecadou cerca de R$ 110 milhões.

8 comentários:

Anônimo disse...

Os reflexos dessas atitudes desastrosas virão com certez nas proximas eleições municipai, onde o povo do Rio de Janeiro vai mostrar ao PMDB, o que acontece com quem tenta transformar herois em bandidos, muita água ainda vai rolar em baixo dessa ponte

vigilante

Anônimo disse...

Penso que no momento devemos começar a cooptar policiais para as manifestações pacificas em prol de melhorial salarial, de maneira ordeira pois o governador e pessoa inteligente e vai com certeza achar uma forma para reajustar de maneira substancial o salário da seg. pública, o 1º passo será ele próprio conduzir as negociações deixando de fora o sr. rui que visivelmente não está na mesma intonia dele. pois as aspirações e possibilidades politicas do sr. governador e grande no cenário nacional.

GLADIADOR disse...

OS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS IRÃO GANHAR 70% DE AUMENTO EM 3 VEZES,DILMA LOGO INTERVIU NA SITUAÇÃO QUE JÁ SE ALASTRAVA NAS TROPAS FEDERAIS.

Anônimo disse...

Outra da série vale a pena assistir:
Covardia com Bombeiros, o caso foi abafado aqui mas foi noticiado na China. É assim no "País" do Cabral, sinceramente eu chorei ao assistir esse vídeo. Esse desgovernador conseguiu por irmãos contra irmãos. Um dia ele responderá pelos seus atos insanos.
http://www.youtube.com/watch?v=dbcM4_ntBcY&feature=player_embedded

Anônimo disse...

VAMOS FAZER CAMPANHA EM MASSA,PEDINDO DEMISSÃO COLETIVA.

Anônimo disse...

Aponho completamente o anônimo das 11:20

GLADIADOR disse...

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte precisou ser internado no Hospital Central da corporação na terça-feira. Ele sentiu dores no peito, fez um exame de eletrocardiograma onde ficou constatado que não era infarto.
É meus amigos,consciência pesada,morte daquela criança e a covardia que ele fez parte,começa a fluir.

GLADIADOR disse...

O aumento proposto pelo governador Sérgio Cabral não será discutido, disse Simões. "Subir a margem de aumento salarial seria contra o compromisso orçamentário traçado pelo Governo do Estado até os eventos no Rio em 2014 e 2016", disse.
Simões negou também que o aumento de 5,58% seria dado aos bombeiros da reserva. "Este aumento será concedido aos militares que estão na ativa, procedimento mais correto a ser adotado no momento", afirmou.
È meus amigos,tem gente que diz que O CEl Simões está do lado dos bombeiros,com este discurso,claro todo do Cabral,mais uma marionete do governo,que não está nem aí para os bombeiros da reserva,até porque o Cel Simões,claro ele recebe como Cmt geral e Secretario de Defesa Civil, e os sofridos bombeiros da reserva não estão precisando,pelo menos ele e o Governador pensam assim,acho que eles deveriam ler a CRFB/88,Principio da isonomia.