sábado, 24 de março de 2012

Traficantes voltam a dominar parte da Rocinha

Quatro meses após a ocupação policial da favela, que tinha como objetivo a implantação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), o governo vê o primeiro revés na pacificação dos morros.
Desde terça-feira, a parte alta da Rocinha é dominada por integrantes da facção Comando Vermelho. A invasão aconteceu na segunda.
Quatro pessoas já morreram. Os moradores agora evitam ficar até tarde nas ruas, situação diferente dos primeiros dias após a ocupação.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, determinou que a PM retome o território.
Ontem, 130 PMs recém-formados foram deslocados para reforçar o policiamento. A disputa por pontos de drogas começou quando os traficantes perceberam a redução do efetivo. No início, eram 200 policiais e hoje são cem.
"Não vamos permitir retrocesso. O processo da pacificação não tem volta", disse o coronel Frederico Caldas.
Um plano B já está em discussão. Setores do Exército defendem deslocar os militares que estão no Complexo do Alemão. Isso aconteceria aos poucos, com a saída do efeito do Alemão, que começará em abril. Há resistência tanto na secretaria como entre os próprios militares.

Folha de São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

CONVOCAÇÃO - REUNIÃO NO SINDSPREV
COMISSÃO DE DEPUTADOS FEDERAIS, JUNTAMENTE COM A COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA VEM AO RJ DIA 29/03 PARA INVESTIGAR ILEGALIDADES E EXCESSOS COMETIDOS PELO GOVERNO CONTRA BOMBEIROS E PMs GREVISTAS.

Na próxima quinta feira, dia 29/03, uma Comissão composta por Deputados Federais, Representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos virá ao Rio de Janeiro ouvir Bombeiros, PMs, Advogados, Familiares e Parlamentares Estaduais sobre a repressão e todas as ilegalidades cometidas pelo Governo Cabral quando da Greve destas categorias.

A proposta é convocar e reunir todos os Bombeiros e PMs que tenham sido presos, processados, transferidos arbitrariamente, expulsos e que estejam respondendo a processos disciplinares, sejam soldados ou oficiais, para discutirmos uma forma coordenada de defesa destas pessoas tanto na esfera política, quando na jurídico-institucional.

O local deste encontro será na Sede do SINDSPREV-RJ, na Rua Joaquim Silva, 98A na Lapa. O horário confirmaremos na 2ª feira, pois aguardamos a marcação dos vôos dos Parlamentares para poder organizar aqui.

Pedimos a todos que divulguem esta convocatória, que a compartilhem nos blogs de acesso a categoria para que possamos garantir a presença de todos. Será um momento importante na luta pela defesa de todos. Qualquer dúvida entrar em contato com 25881582 ou 1284.( GABINETE DA DEPUTADA JANIRA ROCHA)

Muito importante que os companheiros que comparecerem tragam cópias de seus procedimentos disciplinares para análise da Comissão.