terça-feira, 3 de abril de 2012

Exército usa vídeos contra tráfico do Alemão

Tropa começou a filmar patrulhas e ações de criminosos para provar atividade criminosa, obter informações de qualidade e resguardar a tropa contra acusações


O Exército passou a usar vídeos filmados pela Força de Pacificação nos Complexos do Alemão e da Penha para ajudar a ganhar a “guerra de comunicação” contra os traficantes locais. As patrulhas diurnas e noturnas passaram a ter sempre um de seus integrantes portando câmeras de vídeo para registrar a atuação do grupamento, durante o patrulhamento nas favelas.

A medida pretende expor para a sociedade e a comunidade das favelas que os criminosos continuam no local, atuando em desafio à ocupação militar-policial. Um dos objetivos é conquistar corações e mentes. Os vídeos também servem para mostrar como é frequente a hostilidade de parte da população – em muitos casos de crianças e adolescentes – contra a tropa do Exército.

O iG exibe alguns desses filmes com exclusividade. “Passamos a produzir imagens para subsidiar a operação e resguardar a tropa”, explicou à reportagem o general-de-brigada Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante da Força de Pacificação e idealizador do emprego das câmeras.

"Buscamos a superioridade, o domínio de informações, com comunicação social, inteligência e assuntos civis. As forças adversas têm sistema de informações", disse o general.

As imagens mostram ainda a existência de barricadas e de um sistema improvisado de comunicações do tráfico para alertar os comparsas da presença de soldados, com campainhas, piscar de luzes e rádios de comunicação.




Uma preocupação do Exército é evitar suspeitas de agressões e tortura da tropa a moradores. No dia da visita do príncipe Harry ao Alemão, um rapaz afirmou ter sido preso, torturado por soldados da Pacificação. Um inquérito policial-militar foi aberto para apurar o caso. Nesse mesmo dia, houve tumultos com manifestações em seis diferentes pontos dos complexos. Para o Exército, foi uma ação orquestrada do tráfico.

Os vídeos fazem parte ainda de uma estratégia de priorizar as ações de inteligência, para obter informações detalhadas da atuação das “forças adversas”, como os traficantes são chamados no jargão militar. Esse material está sendo repassada à Polícia Militar, que passa a assumir algumas regiões para a implantação de UPPs.

Em fevereiro e março foram filmadas inúmeras situações em que os militares são alvejados por pedras, garrafas, tijolos. Também são comuns os casos de crianças provocando soldados fazendo símbolos de facções criminosas do Rio.

Em um vídeo, um menino pequeno, de cerca de 6 anos, ameaça soldados em um beco. “Vou tacar pedra, meu amigo! Tu vai dar tiro, vai arrumar um problema sério! Vai arrumar um problema sério”, diz o garoto a um militar.

“Aqui ainda há uma cultura do tráfico muito forte”, afirmou o general Tomás. Ele mesmo já foi alvejado por tijolos e pedras em patrulhas de madrugada.

7 comentários:

Anônimo disse...

que vergonha,nosso exército refém desses malditos traficantes,mas aculpa é deles mesmos, como esse armamento e drogas chegam no centro do rio? quem está nas fronteiras? lá na fronteira tá tudo abandonado ,de campo grande até o paraguai não vi nada de blitz,dessas que é feita aqui toda hora para prender motos e carros sem ipva,lá nem isso,quem tem culpa?aqueles malditos que compram.

Anônimo disse...

agora sim! filma eles cmt!quero ver como isso vai ajudar,foi preciso um general ,que novidade! em 1942, o avanço das tropas alemãs foi filmado ao vivo e a cores,bem como a invasão da normandia. lá no seculo xx,que triste missão.

Anônimo disse...

O EB TÁ SENTINDO NA PELE O QUE A PMERJ SENTE HÁ 203 ANOS!!!

Anônimo disse...

enquanto isso,em casemiro de abreu rj,assisti uma cena deprimente perpetrada pelos policiais que faziam operação ipva, na hora que minha vizinha psicologa levava seu filho de 8anos para a escola,pilotando uma possante strack 50cc,sem capacete foi detida e conduzida ao dpo.local,sendo informada que sua moto iria para o deposito,exigindo daquela senhora a nota fiscal,em lá chegando constrangida diante do terrivel fato,alguém talvez um superior a liberou,sem nada anotar.triste papel.

SGTPM !! disse...

O 20;38 NÃO É TRISTE PAPEL NÃO A LEI É PRÁ SER CUMPRIDA POR TODOS DESDE O JOVEM DE 10 ANOS ATÉ O SENHOR DE 90 ANOS E DESDE A JOVEM DE 10 ANOS ATÉ A DE 90 ANOS. SALVO ALGUMAS SITUAÇÕES. E SÓ PRÁ VOCÊ E OUTROS AI REFLETIR: NO GERAL A PESSOA QUE NÃO PAGA IPVA E NEM TEM HABILITAÇÃO, TEM QUE SER ADVERTIDA E AS VEZES PUNIDAS SIM. POIS, COMO SERÁ QUE SE SENTE O MOTORISTA QUE ANDA CERTO? SERÁ QUE ELE É UM OTÁRIO POR PAGAR SUAS CONTAS E ANDAR EM DIA COM SEUS DEVERES.E MALANDRO É AQUELE QUE NÃO ESTA NEM AI EM ANDAR CERTO? EU ACHO QUE TEMOS QUE REVER NOSSOS CONCEITOS ! HOJE O QUE É CERTO TÁ ERRADO E O QUE É ERRADO ESTÁ CERTO. A SOCIEDADE ESTÁ CONTAMINADA COM A PODRIDÃO E SAFADEZA DOS NOSSOS GOVERNANTES.SE O PM PEDE UM DINHEIRO PRÁ LIBERAR ELE É CORRUPTO. ( POIS REALMENTE É E DEVERIA SER PRESO). SE O PM APLICA AS SANSÕES LEGAIS, TIPO MULTAR E CONDUZIR AO DEPÓSITO, ELE É UM FILHO DA P... POR QUE DEVERIA ALIVIAR,POR QUE AFINAL DE CONTAS A MOÇA SÓ FOI LEVAR O FILHO NA ESCOLA E NÃO DEU TEMPO PRÁ COLOCAR PELO AO MENOS O CAPACETE; DIGO AINDA EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO ¨OBRIGATÓRIO¨.AGORA É ASSIM, NÃO VAMOS MAIS NOS ATER AS LEIS DE TRÂNSITO, BOBAGEM. QUANDO PARARMOS UMA PSICÓLOGA SEM CAPACETE E SEM NUNHUM DOCUMENTO QUE PROVE QUE A MOTINHA É DELA,VAMOS LIBERAR, AFINAL TEM UNS OTÁRIOS QUE PAGAM SEUS TRIBUTOS E ANDAM COM A DOCUMENTAÇÃO EM DIA, PRÁ QUE OUTROS ESPERTALHÕES FIQUEM POR AI DESRESPEITANDO A LEI QUE É PRÁ TODOS,INCLUSIVE EU SOU UM DESSES OTÁRIOS QUE ANDA EM DIA COM MINHAS OBRIGAÇÕES.HA E NÃO VENHAM ME DIZER QUE OS POLITICOS E RICOS NÃO CUMPREM A LEI, POR QUE ISSO É VELHO. E A CULPA É NOSSA MESMO, POIS NÃO SABEMOS VOTAR, NO BRASIL SE TEM BOLSA FAMILIA,PASSEATA GAY,SAMBA E FUTEBOL,COPA DO MUNDO PRÁ QUE CULTURA,EDUCAÇÃO,EMPREGO,SAÚDE,CIDADANIA,FAMILIA,E O PIOR É QUE OS POLITICOS SABEM MUITO BEM DISSO. E ASSIM COM AS RÉDEAS NA MÃO VÃO CONDUZINDO ESSE PAÍS COM A APROVAÇÃO DESSE POVO SEM PATRIOTISMO NENHUM !!

Anônimo disse...

POR DETERMINAÇÃO DO CMT DO 5 CPA,OS BTL:10,33,28 E 37,DEVERÃO MUDAR SUAS ESCALAS DE SERVIÇOS PARA 24X48,APARTIR DE 10ABR12.ELE ESTÁ PASSANDO POR CIMA DAS ORDENS DO CMT GERAL?OU FOI AUTORIZADO PELO MESMO?

Anônimo disse...

ao amigo sgtpm. que eu queria dizer ,que a possante motinha tem 49cc,ainda não foi exigida carteira nem ipva,em se tratando de equipe do bprv,pensei que eles tinham conhecimento quanto a documentação,mas parece que nem o dpo/32bpm,e esta unidade especial,atentaram sobre o fato.misturou com o convencional esqueçeu.onde seria lançado esta multa? nem foi lançado no rel.op.não existe.viu? liberou poquê? remorso?ctb,artigo 244,multa,recolhimento da carteira,qual?multa lançar onde?nao t.ipva!nem registro no contran!