quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ponto de vista do Cel PM Mario Sergio, ex-Cmt Geral, sobre a presença da PM no programa Esquenta e suas consequências.

Não sei exatamente quando adotei como espécie de diretriz de vida a máxima do general Patton “não se aconselhem com receios”.

Desde que conheci o aforismo, em 1977, quando cursava o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, na Infantaria, passei a invocá-lo nos meus momentos mais difíceis, de decisão grave, e mantive essa ideia-força norteando minha existência, mesmo quando o inconsciente dominava sem que eu me apercebesse.

É fato que isso nunca me tornou um legionário intrépido, um gladiador destemido ou um viking aterrador do “outro”, mas me fez superar os medos comuns à minha humanitude, propiciando-me o domínio das emoções e dos nervos.

Foi essa consciência do “possível”, mesmo diante do terrível, que me alavancou, quando tudo que eu tinha eram amarras e âncoras convidando-me à segurança do imobilismo.

Os dois anos e dois meses que fiquei à frente do Comando da Polícia Militar foi um tempo de lembrar-me, quase diariamente, de Patton e sua máxima.

Suas tropas foram vitoriosas na 2ª Guerra não se aconselhando com receios, e eu poderia me deparar ao longo do comando com um desafio semelhante ao que o general atravessara em dado momento, por isso me mantinha atento.

Pensava em alguma grande batalha, em derrotar tanques inimigos?

Não, claro que não, embora nem estivéssemos tão longe de uma estética de guerra, com os fuzis fazendo parte em ambos os lados – crime e lei – na cena diária carioca.

O maior desafio de Patton enfrentara havia sido, todavia, um imbróglio político, quando esbravejara e expulsara soldados “com estafa emocional” em um hospital de campanha, sendo exonerado do seu posto de combate por pressão do senado americano e da mídia.

Depois de uma carreira consolidada, construída sobre valores morais e éticos da universalidade militar, Patton descobria que não bastava ser o melhor soldado, mas deveria submeter-se a alguns vexames, vez por outra, impostos por seus próprios compatriotas, (políticos, jornalistas, intelectuais etc.), se quisesse continuar a arriscar-se para combater os Alemães e os outros inimigos do Eixo.

Foi isso que temi muito mais do que os desafios da guerra de aço e fogo que algumas vezes venci, entre muitas toneladas de medo e alguns relâmpagos de coragem.

Ficava lembrando-me que não permiti em 2006 (não obstante toda pressão contrária) que o Afroreggae fosse bater tambor no terraço do BOPE, que comandava, confirmando a decisão do meu antecessor, coronel Príncipe, em não facultar a instrumentalização da Unidade de forma vexatória.

Óbvio que eu não estava fechando as portas ao diálogo, à conciliação e à concórdia entre representantes de culturas diferentes, como o BOPE e o AfroReggae. O que eu, Tenente Coronel impetuoso não aceitava, não aceitaria, e entregaria o Comando se tentassem me obrigar, seria a ironia, o deboche, o escárnio do diferente que tantas vezes nos atacou, nos desqualificou e rotulou por assassinos de inocentes. Eu não os aceitaria rebolando com bumbos e latas em nosso terraço, pisando moralmente em nossas cabeças.

Lembro-me que até sugeri em resposta à professora Silvia Ramos, entusiasta do encontro e pessoa que respeito, algumas outras estratégias para que o BOPE e o AfroReggae se conhecessem além dos etnocentrismos produtores de preconceitos; mas coisa bem protocolar, tipo seminário; todo mundo de calça comprida e camisa de manga, o que não foi aceito.

Eu não gostava do AfroReggae (não gosto até hoje!). Mas não tinha o direito de por minhas idiossincrasias à frente de um processo “civilizatório”, como nossos “diferentes” acreditavam estar promovendo, e estava disposto a ceder alguma coisa desde que as nossas crenças, valores e cultura legítima não fossem violadas.

Eu não demorei a ver o AfroReggae se contorcendo no pátio do QG da PM naquele ano de 2006, diante de uma tropa estupefata.
Fazia parte da estratégia política do governo à época, e visava "humanizar" a imagem de um determinado candidato ao legislativo.

Vivi o receio ao longo do meu Comando Geral da PM de ter que submeter minha tropa ao constrangimento dos interesses políticos disfarçados em simulacros de “humanização”, “pedagogia da diferença” e outras dessas ideias-força apresentadas sutilmente com luzes concentradas para fazer cegar. Agradecendo a Deus mesmo pelos momentos difíceis que me fez passar, saí do Comando sem ter experimentado aquele que se fizera o maior dos meus pesadelos.

Eu hoje assisti a PM submetida a uma situação desnecessariamente constrangedora, e, em nada, absolutamente nada esclarecedora do processo que vivencia de entranhamento social nas favelas, áreas onde atuou apenas repressivamente por décadas, mas onde agora proporciona benefícios e agrega saberes através da pacificação.

E para não ser acusado de não estar sendo claro, quero deixar patenteada minha repulsa em ver Policiais Militares fardados submetidos a situações ridículas no programa Esquenta, da TV Globo.

Por favor, respeito à farda!

Ela é universal em seu conceito e exige protocolos formais para seu uso!

Vesti-la exige formalidades e decoro próprios! Estar fardado requer compostura adequada à liturgia da carreira militar! Não importa se coronel ou soldado, todos, absolutamente todos devem reconhecer-lhe a sacralidade!

Se aqueles companheiros de profissão estivessem ali voluntariamente e em trajes civis, embora anunciados PMs, entenderíamos a decisão pessoal de adesão à cultura funk.

O problema não está no gosto individual e não pretendo aqui uma crítica às pulsões e subjetividades do outro, isso que lhes orienta as escolhas. Minha crítica é a submissão da imagem da Corporação em benefício da própria imagem.

Desculpem-me, mas... Pombas! Essa nossa “segunda pele” não pode ser trajada em momentos em que se balança a bunda publicamente para exibição do erótico-vulgar que caracteriza o funk!!

Isso é esculhambação!

Decência!

Funk é uma expressão cultural da favela e deve ser respeitado no gosto de cada um?

Que seja! Quem está dizendo o contrário?!

Eu acho uma droga, mas e isso é subjetivo.

Todavia, o gestual agressivo nascido e consolidado nos "bailes de embate" da década de oitenta é fato real ainda hoje; a sexualidade promíscua está na semiótica de suas danças e o culto do ilegal e do marginal à sociedade são as marcas mais expressivas de sua identidade!

Compreendem o que eu quero dizer?? Dá para enfiar a PM fardada nisso?!!!

Reitero que não gosto do AfroReggae e nem do funk, e deixo claro até para permitir que me acusem do que quiserem. Eu passei mais de dois anos temendo o pesadelo da banalização das propostas sociológicas e antropológicas excêntricas de socialização com o diferente, com o outro em oposição à PM onde entrássemos de súcubos, e sempre tive a impressão que nossos antagonistas faziam um cerco para atacar a qualquer momento.

Alguém manobrou, alguém cochilou e alguém se beneficiou. Só a PM se emprenhou.

São manobras sutis, assim tão sutis, que acabam por fortalecer o imaginário popular da estatura da criatura-criadora, vista pela sombra.

Por isso, pelo menos para que não soframos tanto quando vierem os vexames, como aqueles a que "sobreviveu" Patton, convêm não esquecermos o Profeta Nazareno que nos recomenda: “Sede mansos como os cordeiros, mas prudentes como as serpentes”.

O viajante aproveitador do caminho construído pelos outros, deve, no mínimo, respeitar a distância que a natureza impõe para a sobrevivência de todos.

Nada melhor do que mostrar os dentes quando nos confundirem com minhocas dançarinas.

Coronel Mário Sérgio de Brito Duarte
Caveira 37 do BOPE

22 comentários:

Anônimo disse...

AJUDA OU ATRAPALHA?

Anônimo disse...

ESSE CEL É MUITO BOM QUANDO FALA, MAS QUANTO A FAZER REALMENTE ALGO EM BENEFICIO DA TROPA ELE PERDEU A SUA GRANDE CHANCE. AGORA Sr. CEL, É MELHOR O SENHOR FICAR CALADO!!!

Anônimo disse...

TÁ LEGAL. E AGORA FILÓSFO ANTI-KANTIRIANO? LEMBRA QUANDO VOCÊ E SEUS AMIGOS DA GANGUE DO GUARDANAPO HUMILHARAM HOMENS HONRADOS? O QUERIAM ESSES HOMENS LEMBRA? QUERIAM O QUÊ QUER EMMANUEL KANT: "DIGNIDADE". ENTÃO QUANDO O POLICIAL MILITAR, SEU SUBORDINADO REBOLA NA TV, VOCÊ VEM COM DISCURSO DE BOM MOÇO, E DEFENSOR DOS BONS COSTUMES E DA MORAL? A CULPA TAMBÉM É SUA MÁRIO SÉRGIO. NA HORA DE APOIAR NÃO OS BOMBEIROS, MAS A SUA, SUA NÃO A GLORIOSA PMERJ, O QUE FOI FEITO? COLOCOU A PMERJ(FRÁGIL) CONTRA OS BOMBEIROS(HERÓIS). TEM MAIS SE A PMERJ TIVEESE "VERGONHA NA CARA", NÃO PASSARIA PELO RIDÍCULO. A HORA DE MOSTRAR AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE, AMOR A FARDA, CARINHO A SUAS FAMÍLIAS, E AO POVO. TODOS VOCÊS DA PMERJ DEVERIAM BAXAR AS ARMAS E NÃO INVADIR O QUARTEL GENERAL DOS BOMBEIROS. O TAL MÁRIO SERGIO LUTOU CONTRA A PMERJ. PRENDERAM EM BANGU 1, NÃO SÓ BOMBEIROS, MAS TAMBÉM A MINORIA HONRADA DA PMERJ. TODOS EXPULSOS POR EXIGIREM DIGNIDADE. NÃO FORAM PRESOS POR ROUBAR/MATAR/EXCULACHAR. FORAM PRESOS E EXPULSOS GRAÇAS A HOMENS FRACOS COMO O FILÓSOFO DO SERGIO CABRAL, O TAL MARIO SERGIO. ENTÃO ASSUMA SUA PARCELA DE CULPA. LUTOU CONTRA A MORAL DA PMERJ E AGORA QUER SER O CORRETO, PODE IR...

Anônimo disse...

E agora coronel: quem vai corrigir isto ou punir;
quem tem moral pra cobrar a moral? a filosofia?
nao Cel. mas um homem lider !
com atitude e compromisso com nossa honranda PMERJ.
Mas esse é o problema! nao tem ninguem digno ou de coragem! ser caveira é mole... sou caveira tambem duas vezes!
Fazer força pra baixo é mole, quero ver fazer força pra cima!lembre-se nenhuma filosofia vai ter resultado se nao tiver atitude(homens que façam) e nao tenham medo do que pode vir como represaria.
Porque ai ele terá defendido honrosamente aquilo que acredita! nao apenas manifestando opiniao de como deve ser ou como fazer ! é arregaçar a manga e botando a cara, como o movimento fez para conquistar a dignidade. digo em tempo: mesmo com erros e acertos foi a intençao que nos motivou a dignidade. É muito comodo quando se tem uma diferença no contra-cheque!!!! nao foi melhor porque nos faltaram liderança.
A verdade que nimguem quer perder seu quinhao em funçao de van filosofia....(dignidade) bota cara coronel e lute na filosofia da dignidade para todos, nao para um grupo ,aqui é uma familia corporaçao PMERJ proteger e servir.
lembre-se coronel juntos somos fortes! adsumos!
nao venci todas as vezes que lutei!
mas, perdi todas as vezes que deixei de lutar. nosso movimento plantou e colheu de tudo mesmo nao sabendo plantar mas teve boa inteçao, estamos colhendo bons frutos e frutos ruins.. mas é um condiçao para todos com todos se possivel...
Que DEUS dê sabedoria para descobrir o certo,vontade para escolhe-la,e força para fazê-la durar, amem!

Anônimo disse...

ERA MELHOR FICAR CALADO, O MAL-ESTAR SERIA MENOR. FRACO PORQUE NA HORA DE DECIDIR ABANDONOU A TROPA, OU SEJA, DEIXOU DE SER UM GIGANTE PARA APENAS SER MAIS UM CORONEL, ALIÁS, "CAPITÃO DO MATO", COMO EM OUTRORA. MAS TENHO CERTEZA QUE A PMERJ/CBMERJ SOBREVIVERÃO. AGORA O MÁRIO SERGIO...

Anônimo disse...

gostei! colegas, lá fora é mole falar não tem receio de perder a gratificação, realmente eles ainda pensam que é aquela pm do meu pai,onde eles falavam o que queriam sem respostas escudado neste maldito regulamento que nem nas forças armadas serve para nada a não ser para punir os praças,desmilitarização das pms do brasil,quem será a primeira? tem que começar neste seculo.

Anônimo disse...

SEM COMENTÁRIO.....
NÃO VALE NEM APENA COMENTAR UM TEXTO DE UM FRACO......TEVE SUA CHANCE, AGORA CAIA NO ESQUECIMENTO SEU FRACO.

Anônimo disse...

Patton sempre foi preterido em relação a Montgomery, que sempre se mostrou mais sensato do que o fanfarrão norte-americano. Contudo, o José Junior nunca chamou sua tropa de marginais na sua frente.

Anônimo disse...

Depois de ver o referido programa só me resta uma coisa depois dos meus 27 anos de serviço. Pedir pra sair....Que venha a inatividade, a Policia Militar do Rio de Janeiro acabouuuuuuuuuuuuu !!!!!!

Anônimo disse...

É LASTIMÁVEL LER UM TEXTO TÃO DRAMÁTICO, E COM TOM SENTIMENTAL, DESSE CRÁPULA DE MÁRIO SÉRGIO, PAU MANDADO DE POLÍTICO, IGUAL A TODOS DA CÚPULA DOS GUARDANAPOS...SEMPRE FEZ O JOGO POLÍTICO DOS SEUS INTERESSES PRÓPRIOS, QUISÁ ESTIVESSE NO COMANDO DA PMERJ, NÃO ESTARIA NO ESQUENTA AO LADO DO CAPACHO DO BELTRAME DANDO UMAS REBOLADINHAS TAMBÉM, PARA AGRADAR O GOV. SÉGIO CABRAL, NA BUSCA DESESPERADA DE SEU SUBISTITUTO NO GOV DO RJ.
CEL MÁRIO SÉRGIO SOU UM BM 439, E NUNCA ESQUECEREI A SUA ATITUDE PÍFIA,DE ATACAR TRABALHADORES MULHERES E CRIANÇAS NO QG CENTRAL, ATITUDE COVARDE E INCONSEQUENTE DE QUEM NÃO MENSUROU NADA , APENAS DEFENDEU SEUS INTERESSES. A SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO NÃO VAI MANTER NA MEMÓRIA UM CMT GERAL, QUE CONFRONTOU FORÇAS CO'IRMÃS, PARA GARANTIR A ESTABILIDADE DE UM GOVERNO AUTORITÁRIO E DITADOR. O SENHOR NÃO MERECE HONRAS, OU MELHOR, FIQUE DENTRO DO PIJAMA E SE CALE PARA SEMPRE. NÓS NÃO PRECISAMOS DA SUA VÂ FILOSOFIA. AGORA SÓ PARA O SENHOR UM POUCO DA MINHA HUMILDE FILOSOFIA, "NA VIDA AS PALAVRAS ATRAEM E OS EXEMPLOS ARRASTÃO". O SENHOR NÃO FOI UM BOM EXEMPLO.

Anônimo disse...

Somente um vassalo vai falar de um general americano, porque ele deve ser um grande escravo da Cia. Como a maioria dos vendidos e anti-soberania do nosso pais. Cel, pede para cagar e vai embora de Vaz!

Anônimo disse...

Esse sujeito perdeu uma ótima oportunidade de ficar com a boca fechada! CALA A BOCA TRAIDOR!!!!!!

Anônimo disse...

A PMERJ já acabou e ninguém se deu conta! Rasgaram o RDPM, venderam o QG e prostituiram a tropa em troca de migalhas. Amo a PMERJ, mas durante os meus dez anos de bons serviços prestados percebi que a PM não tem mais jeito. Não temos oficiais, salvo poucas exceções, que sejam realmente líderes e que tenham, genuinamente, comprometimento com o maior patrimônio de PMERJ; A TROPA. O pouco que eu tenho conquistei através da PM e, com o suor do meu rosto, pude estudar um pouco mais e tomar a decisão mais racional pra mim e minha família. Prestei concurso para outro orgão público. ACHO QUE TODA PRAÇA COMO EU QUER A MESMA COISA: QUE A PMERJ NOS AME, TANTO QUANTO NÓS A AMAMOS.
Ao CEL PM RR Mario Sergio presto minha leal continência.
3º SGT PM RNR José.

Anônimo disse...

O RDPM,não foi rasgado,pois para punir policiais que até no interior da unidade não usar cobertura,faça-me favor.........

Anônimo disse...

Sr.Cel Mário Sérgio vou aqui enumerar quantas coisas o Sr. poderia filosafae como Oficial da PMERJ, e não fez ainda: 1) O RAS que não funciona, pois ainda tem Batalões que enviam contingente para apoiar outras unidades sem que os policiais militares recebam nada por isso 2) O FIM do Rancho transformando colocando no contracheque do policial a comida que come 3)Reforma no RDPM pois o que está em vigor só serve como instrumento de represália para oficiais tirarem o "atraso" em cima dos praças 4) Escolha do Comandante Geral pela tropa evitando o "FANTOCHISMO" que tomou conta da PMERJ 5) Uma política de ressociolização para toda tropa da PMERJ pois vivemos a pior crise de identidade social de toda a História da Corporação 6)Piso Salarial para os profissionais de Segurança Pública proporcional a grandeza de recursos que o nosso Estado tem 7)Acabar com o Hospital da PMERJ e transformar o desconto do Fundo de Saúde em plano hospitalar, pois o HCPM não acompanhou em seus atendimentos o crescimento do efetivo da PMERJ 8) Postura diferente na forma que estão sendo conduzidas as promoções de praças pois hoje não existe nenhum critério para isso, atropelando a hierarquia 9) Acabar com estas gratificações por metas pois só atendem a interesse eleitorais e não atendem a todo efetivo, transformando o dinheiro que é destinado para pagamento destas gratificações em ganhos nos contracheques de todos, inclusive os inativos, teria muito mais coisas para enumerar mais como não sou Filósofo como o Sr. encerro este DESABAFO lhe dizendo só mais uma coisinha, USE A SABEDORIA E O SEU TEMPO (MUITO AGORA) PARA SE OCUPAR DE CAUSAS NOBRES COMO ESTAS DESCRITAS POIS NO PERÍDO QUE O SR. PODERIA FAZER ALGO PARA ENTRAR PARA HISTÓRIA DA PMERJ COMO UM BOM COMANDANTE, NÃO O FEZ, E TAMBÉM FOI MAIS UM "FANTOCHE" A NOS COMANDAR.

Anônimo disse...

EH,CEL MAS QUANDO AQUELE BANDIDO,VAGABUNDO,ENVOLVIDO,ETC,FOI DENTRO DA SUA (NOSSA)CASA RASGOU A CONSTITUIÇAO,CONDENOU OS PMS,FOI O SR QUE AUTORIZOU E NAO ADIANTA DIZER FOI ALGUMA DETERMINAÇAO SUPERIOR PORQUE ERA SO NAO CUMPRIR E SE FOSSE EXONERADO POR ESTE MOTIVO A TROPA FICARIA AO SEU LADO

GLADIADOR disse...

Alguém lembra daqueles policiais do caso da "jaqueta" no centro da cidade do Rio de Janeiro?
Pois bem,aquele BANDIDO do JOSÉ JÚNIOR DO AFRO REGGAE,ao lado do CMT GERAL da época MÁRIO SÉRGIO FILÓSOFO FANTOCHE DO GOVERNO DENTRO DO QG DA PMERJ EM REDE NACIONAL CHAMOU AQUELES POLICIAIS DE BANDIDOS,VAGABUNDOS,SEM AO MENOS ESTES POLICIAIS TEREM SIDOS CONDENADOS PELA JUSTIÇA,E O CMT FILÓSOFO DE M... NADA FALOU DEIXANDO ELE DENEGRIR A IMAGEM DAQUELES POLICIAIS,MAIS O CORONEL BANDEIRINHA BELTRAME ENVOLVIDO COM O TRÁFICO EM NITERÓI FOI DEFENDIDO COM UNHAS E DENTES POR MUITOS OFICIAIS A MAIORIA SUPERIORES.
FAÇO MINHAS PALAVRAS AO DO IRMÃO DO COMENTÁRIO DIA 24 de janeiro de 2013 23:36,ESTUDEM EU ME FORMEI EM DIREITO E PRESTEI CONCURSO PARA OUTROS ÓRGÃOS NÃO AGUENTO MAIS VER ESTES OFICIAIS DE M... IGUAIS AO MÁRIO SÉRGIO QUERER POSAR DE INTELECTUAIS E NADA FAZEM PELA INSTITUIÇÃO,NA VERDADE A MAIORIA DOS OFICIAIS SÓ QUEREM SE DAR BEM,CLARO QUE NA CONTA DO PRAÇA NA HORA QUE DA RUIM NINGUÉM BOTA A CARA E QUEM VAI PRA RUA É O PRAÇA,INFELIZMENTE O REGULAMENTO SÓ FAVORECE AOS OFICIAIS QUE DIFICILMENTE SÃO PUNIDOS E EXCLUÍDOS,SOU A FAVOR UMA POLÍCIA ÚNICA,BEM REMUNERADA SEM ESTE MILITARISMO ARCAICO E COVARDE MAIS ISSO INFELIZMENTE VAI DEMORAR A ACONTECER,ENQUANTO ISSO A PMERJ CAMINHA PARA SUA EXTINÇÃO QUEM VIVER VERÁ!

Anônimo disse...

SINCERAMENTE, EU GOSTEI DA PARTICIPAÇÃO DA PMERJ NO ESQUENTA. MERDA MAIOR OUTROS FAZEM OU FAZIAM DIUTURNAMENTE.

Anônimo disse...

O CORONEL MÁRIO SÉRGIO DEVERIA EXPLICAR PORQUE NOMEOU COMO MOTORISTA DO COMANDO-GERAL UM SARGENTO QUE ERA RÉU NA JUSTIÇA DE SÃO GONÇALO, ONDE A JUÍZA PATRÍCIA ACIOLI ERA TITULAR. O SARGENTO RESPONDIA A DOIS AUTOS DE RESISTÊNCIA FORJADOS. UM DELES É UMA PIADA: A VÍTIMA TERIA REAGIDO, SÓ QUE O CORPO ESTAVA DE CALÇAS ARRIADAS, EM DECÚBITO DORSAL E A PERÍCIA CONSTATOU QUE A ARMA PLANTADA NÃO TINHA CONDIÇÕES DE USO. DETALHE, O SARGENTO ERA O MOTORISTA DA CORONEL VIVIANE, MULHER DO MÁRIO SÉRGIO. NOME DA CIRANÇA: Antônio Carlos Nascimento Ribeiro. CORONEL MÁRIO SÉRGIO CUIDADO PARA NÃO VIRAR RÉU TAMBÉM. PARECE QUE O SENHOR ESTÁ QUERENDO.

Anônimo disse...

"Um homem diz que está mentindo. O que ele diz é verdade ou mentira?" (Eubulides de Mileto que viveu no século IV a.C.)

Esse coronel Mário Sérgio precisa se decidir sobre qual é sua posição política. Sim, porque, seguindo a lógica aristotélica, esse animal também é um ser político.

Mário Sérgio pula de galho em galho, como seus símios antepassados, passeando por cargos em prefeituras de diversas colorações sem nada mostrar de bom.

Como filosofo, é um péssimo policial. Como policial, é um péssimo filósofo.

Antes que seja apagado da história - quando muito será lembrado por jogar os cães do BOPE contra bombeiros em greve -, precisa se decidir se se ex-chefe Beltrame, outrora idolatrado por ele, é o seu modelo de virtude ou de canalhice.

Se perdesse mais tempo atento aos desmando de comando, saberia que não podia nomear para São Gonçalo um carniceiro assassino, matador da pobre juíza Patrícia Acioli.

Faça-nos um favor Mário Sérgio: guarde seus pensamentos para os limites de sua própria cabeça e aproveite mais as chances de ficar calado!

Paladino

Anônimo disse...

As atitudes deste cidadão, se é que pode ser considerado cidadão,nada de bom trouxe a raia miuda da PM.Só vimos beneficios para apadrinhados e tambem a sua esposa.Quanto ao afro,bandos de sanguessugas,que prima pela defesa de bandidos e viciados,financiados pelo dinheiro de nossos impostos.

Anônimo disse...

ESSE SENHOR CONTINUA COM O VELHO RANÇO DA DITADURA MILITAR, EM QUE PELA FRENTE ERAM HOMENS DE POSTURA FAMILIAR E SENHOR DOS BONS COSTUMES. E POR BAIXO DOS PANOS MANTINHAM AMANTES FAZIAM COISAS QUE ATÉ O CAPETA TINHA MEDO DE FAZER. SENHOR MÁRIO SÉRGIO A PM HOJE ESTAR SENDO VISTA DE OUTRO JEITO, SEM A TRUCULÊNCIA DA DITADURA.COMPARE OS PM DE ONTEM PARA OS DE HOJE SENHOR CORONEL.