Pesquisa revela que Brasil tem 7,6 milhões de armas ilegais e que maioria não entra no país pelas fronteiras
Os dados fazem parte do Mapa do Tráfico Ilícito de Armas no Brasil e do Ranking dos Estados no Controle de Armas apresentados nesta segunda-feira pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Os estudos foram realizados em parceria com a organização não governamental Viva Rio.
Segundo o coordenador do projeto, Antônio Rangel Bandeira, foram identificados 140 pontos de entrada de armas no Brasil, por fronteiras secas.
- Mas o número de armas que entra pelas fronteiras secas é irrisório se comparado com o número de armas fabricadas no país, compradas legalmente, que vão para a ilegalidade. As armas curtas respondem por mais de 80% das armas apreendidas. O número de armas militares como fuzis, submetralhadoras e metralhadoras é muito reduzido - afirmou.Pelos dados levantados no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), até setembro deste ano, circulavam no Brasil cerca de 16 milhões de armas de fogo. Desse total, 14 milhões (87%) estão com a sociedade civil. Sob a responsabilidade do Estado, figuram 2 milhões de armamentos, ou seja, 13% do total apurado.
Nas mãos dos brasileiros, de acordo com o levantamento, estão 7,6 milhões de armas ilegais - pouco menos das 8,4 milhões legalizadas. O coordenador do projeto destacou que, para melhorar esse controle, é necessário que o Estado implemente políticas mais rigorosas de fiscalização do armamento fabricado no Brasil e, também, entre os comerciantes desses produtos.
Das 288 mil armas apreendidas nos últimos dez anos, constatou-se que 30% foram adquiridas legalmente. "Sem controle do mercado legal, o canal está aberto para que as armas mergulhem na clandestinidade e no crime", destaca o estudo.
As armas de fabricação estrangeiras apreendidas não chegam a 20% do total. Segundo Bandeira, de cada dez armas ilegais tomadas pela polícia, oito são fabricadas por indústrias nacionais.
O coordenador do projeto criticou, ainda, a autorização concedida pelo Estado a policiais, bombeiros e militares que podem adquirir, por ano, três armas a preço de fábrica. "Muitos desses policiais e militares, por ganharem mal ou por outro motivo qualquer, revendem esses armamentos de forma ilegal fazendo disso um comércio", denunciou. O ministro da Justiça disse que a questão será levada para análise no Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública.
Barreto disse ainda que a saída para minimizar o problema é ampliar a Campanha do Desarmamento e incentivar a população a devolver armas que portem ilegalmente, sem o perigo de serem presas ou responderem a processos criminais por conta disso. Luiz Paulo Barreto disse que analisa a possibilidade de estender a campanha, também, para a devolução de munições.
O ministro acrescentou que o governo irá intensificar a vigilância nas fronteiras para combater tanto a entrada de armas como a de drogas.
11 comentários:
O Policial Militar, no exercício da profissão, desenvolve atividades estressantes, que podem comprometer a sua saúde mental e física.
Essa polícia do rio são um bando de covardes nesmo,é preciso um oficial de outro estado para confrontar esse viva rio de merda.
PARABÉNS ANÔNIMO DAS 20:25! ENQUANTO OS MARICAS DOS OFICIAIS DA PMERJ NÃO FOREM AFETADOS FINANCEIRAMENTE ESSA POLÍCIA DO RIO CONTINUARÁ UMA PORCARIA. FALO FINANCEIRA , PORQUE
MORAL,DIGNIDADE,HONRA E OUTRAS COISA MAIS ,ELES NUNCA TIVERAM E NUNCA TERÃO.
o IMBECIL QUE ESCREVEU ISSO,DEVE TER VENDIDO A MÃE DELE,POR ISSO ESCREVE TAMANHA BABAQUICE.OLHA SEU BOSTA,VC NÃO PODE GENERALIZAR,TEM UM MONTE DE VAGABUNDO NO SEU MEIO E NEM POR ISSO PODEREMOS GENERALIZAR.SE VC VENDEU SUA MÃE É BEM POSSIVEL QUE VC POSSA VENDER ARMAS TAMBÉM,SEU BOSTA NOJENTO,ASQUEIROSO,IRRESPONSAVEL.EU ESTOU INUTILIZADO POR COMBATER A CRIMINALIDADE,EM CUMPRIMENTO DO DEVER E NUNCA ME ENVOLVI EM COISAS ERRADAS,PORTANTO VÁ GENERALIZAR NA CASA DO CACETE SEU IRRESPONSAVEL.
viva rio é um grande negócio,onde entra grana do mundo todo,seria bom esses imbecis,tomarem conta de suas vidas e não jogar ao lixo,homens horados,se não tem o que falar,enfia a lingua no rabo seu merda irresponsavel.
VIVA RIO É UM ANTRO DE SACANAGEM E QUEREM ENTRAR EM ASSUNTOS QUE NÃO LHE DIZEM RESPEITO,SE ESSE PAÍS FOSSE SÉRIO,HAVERIA UMA AUDITORIA NESSA BOSTA E A OPINIÃO PÚBLICA IA SABER COMO SE COLOCA GRANA NO BURACO DO PANO E OLHA QUE ENTRA MILHÕES NESTA BOSTA DE VIVA PORRA NENHUMA.QUEM VENDE ARMA PRA BANDIDO É AQUELA QUE VC PENSOU SEU MERDA.
RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS OS COMPANHEIROS AQUI DESTE SITE, MAIS PORQUE AO INVÉS DE FICAR-MOS NOS XINGANDO E NOS ABORRECENDO -CERREMOS FOGO CONTA O VIVA RIO, VAMOS DESCOBRIR OS FUROS E AS SUJEIRAS DELES E DENUNCIAR TAMBÉM, DIZEM QUE CHUMBO TROCADO NÃO DOI ENTÃO VAMOS ESPERIMENTAR PRA VER SE É VERDADE
ABRAÇO FORTE A TODOS VOCES MEUS IRMÃOS DE ARMAS E ( FORÇA E HONRA )PELA NOSSA PMERJ.
os policiais tem que ser unir e para de fica brigando entre si caramba,se una e faça a diferencia seja inteligente com a união de vcs quem vai ganhar e população eles sempre vai criticar a policia militar mas quando o bicho pega quem vai socorre o viva rio são vcs cara ai vcs virão herois tal veis mortos para ajuda a quem tanto os critica vcs obs: não sou policial mas admiro o trabalho de vcs acho que tbm vou ser policial...
o mesmo anonimo esqueci de falar para vcs que guerra visada perde quem quer....
Quero saber quanto ganha do tráfico e outras fontes ilícitas o viva rio e tantas ong's espalhadas por ai que tem por missão principal distorcer verdades e fuder o policial.Fala do riquinho que faz coleção de armas como por exemplo aquele carregamento de armas que foi apreendido e após liberado pois era encomenda de um grupinho de colecionadores ar-15,H&K etc lembram?
divulgam mas este blog porque tem muito poucos comentarios!! e isto dificulta as informaçães sera que não tem ninguem que nao saiba de nada ai o os policias são todos coninventes com o crime ou tem medo de falar o que sera hem?
Postar um comentário