quinta-feira, 15 de março de 2012

Polícia Civil quer inquérito contra 12º BPM

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Sindelpol) enviou ontem uma petição para as delegacias 76ª DP (Centro), 77ª (Icaraí), 78ª (Fonseca) e para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Niterói (DPCA). O documento pretende instaurar um inquérito contra o comandante do 12° BPM (Niterói), coronel Wolney Dias, por conta das prisões relativas à operação realizada na semana passada.

Na operação, 14 pessoas foram presas e seis menores apreendidos em diversos pontos da cidade. Segundo o presidente do Sindelpol, José Paulo Pires, elas teriam sido colocadas nos camburões e levadas para o quartel do 12° BPM (Niterói), tendo suas imagens amplamente divulgadas pela imprensa.

Ainda segundo o Sindelpol, as pessoas detidas deveriam ter sido encaminhadas imediatamente para as delegacias policiais para a avaliação do delegado, e também para a realização de procedimentos legais. Paulo Pires diz ainda que, tais medidas teriam violado a Lei nº 8.069/90 que diz que menores, quando apreendidos, devem ser conduzidos para a Delegacia Especializada.

Na 78ªDP (Fonseca) o titular da distrital, Paulo Guimarães, confirmou o recebimento do documento e informou que enviou o mesmo para a 76ª DP, pelo motivo de que os fatos ocorreram na área do Centro.

O delegado titular da 76ª DP (Centro) Alexandre Leite, disse que recebeu a petição mas ainda iria analisar e, portanto, não poderia se pronunciar sobre o caso, e que não houve presos desta operação na delegacia.

As outras delegacias envolvidas foram procuradas, mas os delegados estavam em investigações externas e não puderam se manifestar. O comandante do 12º BPM, Wolney Dias, disse que até o presente momento desconhecia essa informação e que não teria como falar de algo que ele não sabia.
O FLUMINENSE

4 comentários:

Anônimo disse...

levar presos ou detidos para o quartel? cade o oficial de dia,cmt da guarda,cmt.da guarnição? aprendi isso lá na escolinha onde hoje é o BPRV,e era no tempo da ditadura ,quem ousasse cortar uma vtr.em via publica era parado e esculaxado,em cidades do interior até hoje acontece,depois querem apoio da população ,eu fui levado p/o 12bpm,depois de ser assaltado em niteroi,fui apé fazer o RO.na dp.ainda fui depor na dpjm.

Anônimo disse...

DA NOJO VER A CARA DESSES INÚTEIS.

Anônimo disse...

Não sou fã do cel.Volnei,mas isso é briga de ego dos delegados que não fazem nada e depois querem dar uma de paladinos da justia,babacada.

Anônimo disse...

Como bem disse o anônimo anterior. BRIGA DE EGO. Deixa o cara trabalhar, o problema é que tem muita gente defendendo os direitos dos vagabundos e pouca gente trabalhando para acabar com esses merdas que esculacham, roubam e matam pais de família.