quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comissão quer ouvir coronel Erir Ribeiro da Costa Filho.

COMISSÕES QUEREM OUVIR COMANDANTE DA PM SOBRE EXPULSÃO DE POLICIAIS

As comissões de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presididas, respectivamente, pelos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Zaqueu Teixeira (PT), vão realizar uma audiência pública para ouvir o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (08/05), durante reunião conjunta das comissões que buscava esclarecimentos para a exclusão de policiais militares que participaram de manifestações. Segundo Freixo, durante o encontro de hoje, que contou com a presença do corregedor da PM, coronel Waldir Soares Filho, “muitas questões não foram respondidas”.
“O corregedor não conseguiu responder a todos os questionamentos; então, queremos o quanto antes saber o número de policiais que estão respondendo a inquérito, quantos já foram expulsos, para onde foram transferidos e a principal pergunta: quem deu a ordem de prender os policiais em Bangu1”, questionou o parlamentar. Para Zaqueu Teixeira, há necessidade da promoção de uma audiência mais voltada para os atos e os fatos. “A expulsão é a pena máxima e, por isso, os fatos têm que ser muito graves e comprovados. Por isso, pedimos todos os procedimentos administrativos a que foram submetidos esses policiais”, explicou o petista.
O corregedor da PM afirmou que tem havido, por parte dele, um maior cuidado para que o direito à ampla defesa dos policias seja respeitado. “O objetivo da prisão era o de preservar os pilares da corporação, que são a hierarquia e a obediência. A prisão do militar é legal e prevista na Constituição”, disse o corregedor. Ele comentou ainda que, até agora, 17 policiais militares foram excluídos da corporação. Os deputados Paulo Ramos e Luiz Martins, ambos do PDT, o presidente da Associação de Oficiais Militares Estaduais do Rio (Ame/RJ), coronel Carlos Fernando Ferreira Belo, e o coronel Paulo Ricardo Paúl também participaram da audiência.
ALERJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem que perguntar a ele porque mudou as nossas escalas. Sera que ele acha que e mole trabalhar 12h numa rp ou numa cabina♀