sábado, 3 de agosto de 2013

Responsáveis por vandalismo não terem sido presos é, no mínimo, um atestado de incompetência para a PM.

Os protestos e os mascarados


 Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanas da OAB e da Comissão da Verdade do Rio

Tendo como detonador o reajuste das tarifas de ônibus, o país mergulhou numa série de manifestações no último mês de junho. Reivindicações dos mais variados tipos emergiram, para surpresa geral. Partidos, líderes políticos, analistas, foram todos atropelados pelo que se chamou de "a voz das ruas".
Rapidamente as demandas foram além do cancelamento do reajuste das tarifas e chegaram ao protesto contra a péssima qualidade dos serviços públicos, em particular os de saúde e educação, contra a ingerência exagerada da Fifa na vida do país, contra as privatizações e a elitização dos estádios de futebol e contra a corrupção no seu sentido mais geral.
Houve quem reclamasse do fato de as manifestações terem eclodido quando da Copa das Confederações, ocasião em que os holofotes estavam voltados para o Brasil. Essas pessoas reagiram como se fosse ilegítimo que o povo fosse às ruas naquele momento e devesse esperar o fim da Copa para, só então, protestar. Ora, a dimensão alcançada pelas manifestações não foi prevista por ninguém, nem por seus organizadores. Talvez elas não acontecessem naquele momento se não tivesse havido o reajuste das tarifas, que funcionou como detonador, independentemente de haver ou não a Copa. O que não quer dizer que não pudessem eclodir mais adiante.
Mas, para quem promoveu os atos queria visibilidade para eles e a Copa foi uma dádiva. Os acontecimentos ganharam uma repercussão muito maior do que se tivessem ocorrido em outro momento e saltaram para as páginas dos jornais do inundo inteiro.
Passada a Copa, os protestos não pararam imediatamente. Com a visita do papa, novas manifestações começam a ocorrer, ainda que não contra sua figura.
Mas, sendo assim, é conveniente voltar a dois assuntos que ocuparam as redes sociais: o comportamento da Polícia Militar e os atos de vandalismo que têm acontecido.
Os protestos, em geral, transcorrem de forma pacífica e sem incidentes na maior parte do tempo. A própria polícia os acompanha sem intervir. Depois que ela intervém com bombas de gás e tiros de borracha, geralmente ao final do ato, começa o vandalismo. Pessoas mascaradas destroem vitrines, portarias de prédios ou equipamentos públicos. Surpreendentemente, crimes como esses não têm sido reprimidos pela polícia, que se mostra mais preocupada em agredir e prender pessoas que estejam nas proximidades, tenham elas participado ou não do quebra-quebra. Muitos dos presos ou atingidos pela violência policial sequer estiveram nas manifestações.
O fato de, até agora, responsáveis por vandalismo não terem sido presos é, no mínimo, um atestado de incompetência para a PM.
Duas conclusões, então, devem ser retiradas:
A primeira: a polícia tem que se preocupar essencialmente em reprimir o quebra-quebra, que tem hora para começar e, em geral, é feita por gente facilmente identificada, até porque está mascarada.
A segunda: os organizadores das manifestações devem condenar publicamente os vândalos, de forma a não permitir que sejam responsabilizados por seus atos, que só servem para jogar a população contra o movimento.
Esperamos que, havendo manifestações nos próximos dias, essas duas preocupações estejam presentes.


4 comentários:

Anônimo disse...

CARACA VÉIO, CHEGA, JA FOI COMPROVADA A INCOMPETENCIA DO ESTADO. NÃO É A PM QUE TEM QQUE SER RESPONSABILIZADA, MAS SIM O ESTADO. SE NÃO HOUVESSE TANTA GANANCIA DO GOVERNADOR EM ENCHER A BUNDA DE DINHEIRO, NADA DISSO ESTARIA OCORRENDO, MAS COMO O CMT ERIR ERA UM OMISSO COM RELAÇÃO A SE MANIFESTAR PELA TROPA, INFELIZMENTE QUEREM EMPURRAR NA BUNDA DA PM A RESPONSABILIDADE DE UM GOVERNO INCOMPETENTE PARA COM SEU ESTADO.

Anônimo disse...

esse tal dotozinho...coitadim dele,querendo confundir a opiniao publica contra a PM...VIRAM O QUE ELE DISSE,QUE "SO DEPOIS QUE A PM JOGA BOMBAS E QUE COMEÇA O QUEBRA-QUEBRA"NEM PARECE QUE ESTUDOU PRA SER "doto".kkkkk

Anônimo disse...

De uma farda e um bastao pra ele.

Anônimo disse...

Todo mundo se julga especialista em segurança, mas só quem veste a farda da PM entende de Polícia.