terça-feira, 15 de julho de 2008

Tico Santa Cruz: Todos somos culpados

Tico Santa Cruz é cantor e compositor.

Rio - Vamos analisar com calma a situação. Mais uma vez, a sociedade vai dormir com o sangue de um inocente escorrendo por seus dedos. O governador afirma categoricamente que os policiais que mataram o menino João são despreparados. Acrescentaria os seguintes ingredientes: mal pagos, mal-armados, psicologicamente abalados, mal-educados, envolvidos pelo medo cego que atormenta os cariocas, fardados ou não. A cena é típica de animais agindo por instinto, tomados pelo pavor, e esse sentimento é inimigo da razão.
Quando se fez necessário autocontrole para agir numa situação de risco, percebemos que damos poder a indivíduos sem vocação para a atividade policial. Serão presos, execrados e esquecidos, até que surja novo caso de clamor público, que mobilizará protestos da apática e preguiçosa sociedade.
Observando por esta ótica, por que então não valorizamos os bons policiais? Por que não oferecemos melhores condições de trabalho, melhores salários para que possamos cobrar atitudes mais inteligentes e coerentes?
Não estou aqui para defender PM e sim para salientar que fica complicado exigir qualidade onde não se oferece o mesmo. A quem interessa o modelo de sociedade, no qual políticos ganham salários milionários e policiais, médicos, e professores entre outros servidores importantes estão jogados às traças.
Temos uma cidade que é o reflexo de nosso comprometimento com o que é público, ou seja, decadente. Conseguem perceber que estão todos perdidos? Que aqueles homens agiram exatamente como tantos por aqui desejam, atirando para matar, movidos pelo ódio e cegos de medo e vingança. Lavem as mãos com o sangue de mais um inocente. Todos somos culpados.

Editoria - Opinião - Artigos
Jornal o dia - http://odia.terra.com.br/opiniao/