quinta-feira, 25 de junho de 2009

Polícia do Rio terá que cumprir metas de redução da criminalidade

As polícias do Rio de Janeiro terão que cumprir metas de redução da criminalidade a partir do segundo semestre deste ano. O novo modelo de gestão da segurança pública do estado foi lançado hoje (24) pelo governador Sergio Cabral. Entre as metas previstas já para este ano, está a redução de 11,7% dos casos de homicídio doloso no segundo semestre, em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, atingir um número máximo de 2.523 assassinatos no estado.
Outra meta é reduzir em 6,4% o roubo de veículos, atingindo o número máximo de 13.129 ocorrências no estado, nos próximos seis meses. Já com relação ao roubo de rua, a meta não é diminuir, mas reduzir o ritmo de crescimento de 11% do ano passado para 7,2% neste ano. Apesar de não haver metas para o latrocínio (ou seja, o roubo seguido de morte), este crime terá acompanhamento especial.
O novo modelo de gestão também prevê a criação de Regiões Integradas de Segurança Pública, que agruparão, sob sua responsabilidade, as Áreas Integradas de Segurança que já existiam no estado. As Áreas Integradas, por sua vez, incluem a circunscrição de um batalhão da Polícia Militar e de várias delegacias da Polícia Civil.
Com as Regiões Integradas, o governo espera ampliar a cooperação entre as duas polícias, com reuniões periódicas, trocas de informações e análises da criminalidade nas áreas sob sua responsabilidade.
Também foi instituída uma gratificação para os policiais das regiões e áreas integradas que atingirem as metas definidas pela Secretaria de Segurança. "A partir de hoje, a polícia tem metas. Se alcançar as metas, do soldado mais humilde ao coronel e do inspetor mais humilde ao delegado, eles receberão uma remuneração naquela área onde se obteve o resultado, isto é, redução de homicídios, de roubos e de latrocínios", disse Cabral.
Também foi assinada hoje (25) a autorização para a realização de um concurso público para contratar 1.500 novos inspetores de Polícia Civil.

Agência Brasil

5 comentários:

Anônimo disse...

O combate às milícias no Rio de Janeiro ganha reforço hoje. O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o governador do estado, Sérgio Cabral, assinam convênio de cooperação para combater esse tipo de crime. O acordo será firmado em cerimônia às 10h, no Palácio Guanabara.

Durante o evento, também serão assinados decretos para novas ações de segurança pública. Participam ainda da solenidade o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e o chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski.

Anônimo disse...

Aumento da criminalidade está ligado ao tráfico de drogas, onde é a fonte? as drogas não são produzidas nas favelas. Temos tantos jornais investigativos pq não se empenham em descobrir as fontes???

Anônimo disse...

existe bandidos nao podemos negar, mas falhas nessa segurança pública existe e eles não admitem e agora vem com esta????

Anônimo disse...

VALORIZAR OS BONS POLICIAIS É NECESSÁRIO. O POLICIAL EM VIRTUDE DA CONVIVÊNCIA COM A VIOLÊNCIA É MAIS FÁCIL PASSAR PRO OUTRO LADO, PORTANTO MERECE MELHOR ATENÇÃO DO GOVERNO. NO MÉXICO O PRESIDENTE DAQUELE PAÍS CONSEGUIU DIMINUIR CERCA DE 70% DA CORRUPÇÃO POLICIAL PAGANDO SALÁRIOS DIGNOS, COM PLANOS HABITACIONAIS, PLANOS DE SAUDE, ETC. A SEGURANÇA PÚBLICA SEMPRE FOI ABANDONADA PELO PODER PÚBLICO, ASSIM COMO SAÚDE E EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

PMDB NÃO É CORRUPTO!

Acusado de abuso de poder

BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta madrugada, por unanimidade, o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS). Os ministros entenderam que o governador era culpado das acusações de abuso de poder político durante as eleições de 2006, quando o governador foi reeleito em primeiro turno. Ele é acusado de ter desviado a finalidade do principal programa social do governo, o "Governo mais perto de você", para fortalecer sua imagem às vésperas das eleições.