segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Disque-Denúncia aumentou para R$ 5 mil a recompensa por informações que levem a polícia ao traficante Nem

O chefe do tráfico na Rocinha, Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, de 34 anos, tentou simular a própria morte para escapar do cerco da polícia. O golpe foi descoberto pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e revelado neste domingo pelo programa “Fantástico”, da TV Globo. Dalton Jorge, médico que atestou o falso óbito, está preso por falsidade ideológica e associação ao tráfico. Ele revelou ter recebido R$ 150 para assinar o atestado, sem ver o corpo.

Além do documento forjado, o golpe incluía um deboche com a polícia. O endereço indicado como sendo o local em que o traficante teria morrido era a Rua Major Rubens Vaz 170, na Gávea, sede da 15ª DP (Gávea), delegacia responsável pelas investigações sobre a venda de drogas na Rocinha. O atestado tinha como causa da morte insuficiência renal e diabetes, o que evitaria que o corpo passasse pelo Instituto Médico-Legal (IML) para ser periciado.

De acordo com as investigações, Nem pretendia fazer um enterro rápido, sem velório, na última sexta-feira, às 16h15m, no Cemitério do Catumbi. O objetivo era se aposentar por causa de uma futura ocupação da Rocinha pela polícia.

— A intenção era fazer o que qualquer criminoso sonha: desaparecer e viajar. Cabe agora investigar para saber se houve alguém morto para ser usado no sepultamento. Dar o endereço da delegacia como local de falecimento foi uma ironia com a polícia, mas vamos capturá-lo — afirmou o delegado titular da DRFA, Márcio Mendonça.

Se o golpe fosse concluído, o bandido já teria pronta uma nova identidade, com a data de nascimento alterada em um dia, de 25 para 24 de maio de 1976, e com o nome de Antonio Lopes. Segundo as investigações, a estratégia era divulgar a falsa morte apenas mais tarde, para não levantar suspeita.

No último dia 29, Nem foi denunciado pelo Ministério Público, com o vereador Luiz Cláudio de Oliveira, o Claudinho da Academia (PSDC), por ter coagido moradores da comunidade nas eleições de 2008, em uma reunião na quadra de futebol no alto da favela. Claudinho foi eleito com 11.513 votos, sendo 73% deles na Rocinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSE NEM DA ROCINHA É MAIOR BICHONA , ELE FICA EM UM BARRACO E SEMPRE ESCOLHE A DEDO OS "SEGURANÇAS".
ELE É UMA BICHA NERVOSA , SE FIZER COISA ERRADA ELE RODA A BAIANA.