sábado, 8 de setembro de 2012

Corpo de Bombeiros exige ‘uniforme’ até de parentes

As rígidas regras impostas aos bombeiros do Rio vão além da corporação e afetam também seus familiares. Para conseguir consulta em unidades médicas dos quartéis, dependentes dos militares são obrigados a vestir roupas determinadas pelo grupamento ou são barradas.
No complexo de ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, Zona Norte, até mesmo o uso de maquiagem e esmalte por quem não faz parte da corporação é fiscalizado. Se as cores forem consideradas “extravagantes”, o acesso da paciente será proibido, conforme descreve boletim interno dos bombeiros, publicado em julho.

X. não pôde levar o filho à consulta pois estava com os braços à mostra


Depois de conseguir agendar consulta para dali a um mês e meio, X., de 44 anos, levou seu filho, Y., de 11, dependente de militar, ao dentista do quartel de Guadalupe. Mesmo com hora marcada, o menino não pôde ser atendido, pois a mãe — que o acompanhava — foi barrada ainda no estacionamento.

“Proibiram minha entrada porque a minha blusa não tinha manga. Chegaram a reclamar também do meu esmalte. Deixaram meu filho entrar, mas ele é criança e eu não podia deixá-lo sozinho”, reclama X., viúva há cinco anos de um bombeiro.

Inconformada, ela questionou a norma. “Eu sugeri até passar o ridículo de colocar um saco plástico no ombro, só para garantir a consulta dele. Mas foram irredutíveis, dizendo que se permitissem a minha entrada seriam punidos”, relata X., que remarcou a consulta para daqui a mais de um mês.

Outra paciente do consultório, M. afirma que já viu crianças de bermuda serem impedidas de entrar no local: “Como podem impedir o atendimento de uma criança por causa de roupa. Uma ironia”, reclamou.

Corporação nega restrição a esmalte

Em nota, a assessoria do Corpo de Bombeiros informou que para ter acesso a qualquer unidade militar devem ser respeitadas algumas medidas referentes aos trajes. A corporação acrescentou também que “são vedadas vestimentas impróprias, como camisetas, bermudas, roupas curtas e transparentes”.

Negou, porém, que tenha havido impedimento no acesso ao quartel de Guadalupe em decorrência de unhas pintadas, apesar de boletim da corporação prever a regra para militar e dependentes.

Para jurista, exigência vira discriminação

Negar atendimento a pacientes por causa da roupa pode ferir, em alguns casos, o princípio da isonomia, segundo o qual todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. O Código Militar, portanto, não pode se sobrepor à Constituição Nacional. É o que explica o professor da Faculdade de Direito da Uerj e diretor jurídico do Procon, Carlos Edison do Rêgo Monteiro.

“A regra para o militar é justa. Mas para dependentes, e principalmente crianças, não se pode exigir tanto, pois vira abuso e discriminação”, diz. Carlos orienta as famílias a pedir explicações à corporação. As regras devem ser conhecidas por todos. “Não dá para impedir alguém de usar blusa sem manga ou bermuda no calor do Rio”.


10 comentários:

Anônimo disse...

TUDO VERDADE,INCLUSIVE NO HOSPITAL E NAIS POLICLINICAS!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

POR ISSO E OUTRAS QUE A ONU QUER ACABAR COM A PMERDA E O CBMERDA.

GLADIADOR SGT PM disse...

Caros amigos,isso tudo tem um propósito,deve ser por causa daquele Coronel pedófilo que foi preso num Motel,e de outros camuflados que existem por aí.
Todos devem lembrar o Cel.Bombeiro Perinei, pego com duas adolescentes num Motel. Passou ao vivo na Record,pois esse mesmo já deve estar na RESERVA REMUNERADA,desfrutando do dinheiro público desperdiçado com estes sangue sugas.
Vale lembrar,que os bombeiros que lutaram por melhores salários e condições de trabalhos foram expulsos da corporação.
Perguntem ao Conselho que julgou os militares expulsos, e também ao Cel. Simões, por que eles não expulsaram esse pedófilo, Cel. Perinei, que feriu a honra da corporação?
Quer dizer que comer criancinha pode,mais pedir dignidade,é desvio de conduta e transgressão disciplinar Grave,esse é o militarismo que os Oficiais defendem com unhas e dentes,cambada se safados.

Anônimo disse...

O regime talibã imposto pelo comandante dos Bombeiros
Reprodução do jornal O Dia
Reprodução do jornal O Dia


Nunca tomei conhecimento de nada parecido no Brasil. Os filhos dos integrantes do Corpo de Bombeiros para serem atendidos nas unidade médicas da corporação, mesmo que sejam crianças, têm que cumprir regras dignas do regime dos talibãs do Afeganistão. Criança de bermuda, camiseta regata ou boné não é atendida. E pasmem, em pleno século XXI, mulher não pode usar roupa que deixe os braços de fora, maquiagem e unhas pintadas com cores extravagantes e saias ou vestidos têm que estar abaixo do joelho. Quem não cumprir esses requisitos pode estar morrendo que não passa da porta.

Isso é para você verem o regime de terror imposto pelo comandante da corporação, o coronel Sérgio Simões, que traiu os bombeiros jurando na televisão que não puniria quem fez greve no ano passado, e nunca na história houve tantas punições, perseguições, prisões administrativas, e o pior expulsões sumárias, sem direito à ampla defesa. Até reuniões os bombeiros estão proibidos de fazer sob ameaça de expulsão por parte do coronel Sérgio Simões. Em código, os bombeiros chamam o comandante de Bin Laden, o chefe do regime talibã do Corpo de Bombeiros.

Aliás, no ritmo que as coisas vão na corporação, não vai demorar a que imagem abaixo feita num hospital do Afeganistão se repita no Corpo de Bombeiros, com as mulheres sendo obrigadas a usar a burca para conseguirem atendimento médico. O que é que é isso?


BLOG DO GAROTINHO

Anônimo disse...

Mas coronel pode,inclusive ter amantes dentro das proprias unidades onde trabalham,quem manda mais uma capitã ou uma ten coronel,no cbmerj manda a capitã,por que namorora cel.

Anônimo disse...

Sr. CMT GERAL DA PMERJ, VOLTE A PAGAR A ETAPA DESTACADO DAQUELES QUE NÃO POSSUEM RANCHO EM SUAS OPMs. UM EXEMPLO É O CRSP, ONDE OS PMs NÃO POSSUEM RANCHO E O CFAP O RANCHO ACABOU JÁ FAZ TEMPO. É UM ABSURDO O PM NÃO TER RANCHO NA SUA OPM E TER QUE PAGAR PELA SUA COMIDA. OU PAGA A ETAPA PARA TODO MUNDO OU CORTA DE VEZ, POIS SEGUNDO INFORMAÇÕES, O CRSP NÃO SE ENCONTRA NA RELAÇÃO DE UNIDADES DESARRANCHADAS, MAS A MAIORIA CONTINUA RECEBENDO A ETAPA. ESSA É MAIS UMA COVARDIA QUE FAZEM COM OS PMs. ESPERAMOS QUE O Sr. CMT GERAL TOME UMA PROVIDÊNCIA E QUE AUTORIZE A VOLTA DA ETAPA NOS CONTRACHEQUES O MAIS BREVE POSSÍVEL, POIS SE NÃO ALGUÉM SERÁ RESPONSABILIZADO!!!

Anônimo disse...

todo mundo sabe que o corpo de bombeiros não é militar,bandos de babacas.

Anônimo disse...

30-08-2012 – Deputado Paulo Ramos entra com Mandado de Segurança contra Presidente da Alerj

Projeto de Lei

Autor do Documento: Adriana M Almeida/ALERJ Data de Criação: 04/04/2012

Dep. Representante: Paulo Ramos

Texto do Projeto de Lei

PROJETO DE LEI Nº 1453/2012

EMENTA: CONCEDE ANISTIA ADMINISTRATIVA AOS MILITARES ESTADUAIS

Autor(es): Deputado PAULO RAMOS, LUIZ PAULO, JANIRA ROCHA, MARCELO FREIXO, FLAVIO BOLSONARO, WAGNER MONTES, ZAQUEU, ROBERTO HENRIQUES, CLARISSA GAROTINHO

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:

Art. 1º - Fica concedida anistia administrativa aos militares estaduais aos quais se atribuem condutas durante movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho ocorridos entre janeiro e março de 2012.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 27 de março de 2012

Deputados PAULO RAMOS, CLARISSA GAROTINHO, FLÁVIO BOLSONARO, JANIRA ROCHA, LUIZ PAULO, MARCELO FREIXO, ROBERTO HENRIQUES, WAGNER MONTES, ZAQUEU TEIXEIRA

JUSTIFICATIVA

Em plenário.

—————————– OFÍCIO ——————————-

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PAULO SERGIO RAMOS BARBOZA, brasileiro, casado, Deputado Estadual, inscrito no C.P.F. sob o nº 032.739.707/15, inscrito na OAB/RJ sob o nº 4.066, com endereço no Palácio 23 de Julho, s/nº, Gabinete 510 – Praça XV de Novembro – Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.090-010, vem, por meio de sua advogada, infra assinada, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, Impetrar o devido:

MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO

com pedido de liminar

em face do Presidente da ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Estadual Paulo Melo, com endereço Palácio Tiradentes, s/nº – Gabinete da Presidência – Praça XV de Novembro – Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.090-010, pelos fatos e fundamentos que passara a expor:

DOS FATOS E FUNDAMENTOS:

Os trabalhos na Assembleia Legislativa se desenvolvem em obediência às normas constitucionais e ao Regimento Interno.

Todos os Deputados Estaduais, eleitos e empossados, têm a obrigação de conhecer e cumprir as normas regimentais em todos os aspectos nela abrangidos, a começar pelo Presidente, de quem deve emanar o exemplo, como único caminho para se alcançar a harmonia interna do Poder Legislativo.

Anônimo disse...

O TAL "coroneu" simões DO CBMERJ, GANHOU DO COMANDO MILITAR DO LESTE A HONRARIA DENOMINADA: "O PACIFICADOR". TÁ DE SACANAGEM, ESSE TAL simões É ODIADO POR TODA TROPA. OS BOMBEIROS NÃO O RECONHECE COMO COMANDANTE. COMO O CARGO É POLÍTICO, NÃO TEM JEITO. É MUITA HUMILHAÇÃO, MAS RECORRER A QUEM? TEM OUTRA QUEM RECLAMA FICA PRESO. ESSE CANALHA GOSTA DA FESTA DO PORCO, OU SEJA, FUNCINHADA. ENTÃO SERIA BOM ELE BATER NA MÃO DOS POLICIAIS, IGUAL AO TARADO QUE APESAR DE SER PEGO EM FLAGRANTE CONTINUA COMENDO E BEBENDO AS CUSTA DO POVO. TEM QUE ACABAR COM O MILITARISMO NESSA INSTITUIÇÃO PODRE CHAMADO CBMERJ.

Anônimo disse...

Caro Gladiador, seria bom saber que, no caso do Cel Perinei, a dita menor tinha cosigo identidade de 18 anos, a outra menor,tinha na époa 19 anos.
As imagens do pen eram todas baixadas da internet, sendo que nenhuma das pessoas das imagens foram enontradas, e o pen não foi reonhecido omo do el Perinei, há dúvidas que seja "implantado".
obs: O caso veio a tela no momento da cassação da elegíbilidade de Garotino. Muito estrano né?