sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bombeiros criam força-tarefa de fiscalização de casas noturnas

O Corpo de Bombeiros do Rio vai criar uma força-tarefa para intensificar a fiscalização sobre a segurança em bares, restaurantes e casas noturnas na capital e no interior. A idéia é aumentar o número de fiscais utilizando o maior número possível de bombeiros que hoje fazem serviços internos nos batalhões. Em todo o estado, a meta é aumentar o número de fiscais de 200 para 400 ou 500. Também ficou decidido que cada batalhão dos Bombeiros — são 40 no estado — terá a meta de fiscalizar, no mínimo, cem empreendimentos por mês.
— Só na cidade do Rio serão 1.500 vistorias por mês. Reconheço que esta era uma deficiência nossa, é uma área que necessita conhecimento técnico adequado — disse o comandante dos bombeiros, coronel Sérgio Simões.
Os fiscais terão um curso de padronização para atuar na fiscalização desses estabelecimentos. No interior do estado, o acompanhamento será feito por cada quartel. O curso pretende aprimorar os conhecimentos em segurança desses estabelecimentos para reforçar as equipes. Na capital, o objetivo é aumentar dos atuais 60 agentes fiscalizadores para 150 ou 200.
As informações foram dadas ontem pela ouvi-dora-geral do Ministério Público, Georgea Mar-covecchio Guerra, após reunião com o chefe do estado-maior da corporação, coronel Ronaldo Jorge Brito Alcântara. Ela ressaltou que o motivo da reunião foram as 11 denúncias recebidas pela Ouvidoria do MP e as demais encaminhadas a instituições como o Disque-Denúncia. Até ontem, o Disque-Denúncia já havia recebido 320 informações sobre irregularidades em casas noturnas, bares e restaurantes. Os estabelecimentos mais denunciados ficam no Centro do Rio, em Copacabana e em Jacarepaguá. 

DENÚNCIAS ANÔNIMAS NA MAIORIA

Informações sobre irregularidades podem ser encaminhadas ao MP pelo telefone 127, pelo site (www.mp.rj.gov.br), ou para sua sede, na Avenida Marechal Câmara 370, subsolo, no Centro.
— As pessoas estão se sentindo muito inseguras. As denúncias querecebemos são genéricas, muitas delas anônimas. Elas são guardadas em sigilo. Vamos repassar às promotorias responsáveis por cada tipo de denúncia: tutela coletiva, meio ambiente, defesa da cidadania e, se for o caso, para as promotorias de investigação penal — disse Georgea.
Hoje, às lOh, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, dará entrevista para esclarecer como será feita a intensificação da fiscalização. O coronel Ronaldo Alcântara informou que a idéia do curso, que terá a duração de uma semana, é ter um padrão de abordagem para os que atuam na fiscalização.
— É preciso ficar bem claro quais irregularidades determinarão a notificação do estabelecimento e aquelas que resultarão na interdição — disse o militar, por meio de sua assessoria.
Segundo Georgea, o coronel afirmou que não haverá tolerância por parte do Corpo de Bombeiros na fiscalização.
— Este é o recado que queremos dar à sociedade: estamos acompanhando quem tem que fiscalizar o cumprimento do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico. Além disso, esperamos que a atuação da força-tarefa passe a ser rotina e não uma coisa pontual — disse a ouvidora.
Durante a conversa, o coronel Alcântara explicou a Georgea que há um curso de primeiros socorros e de combate a incêndios oferecido pelo Corpo de Bombeiros a qualquer interessado.

  Sem alvará, Casa da Matriz é interditada, e dono propõe gabinete de crise
Em Búzios e Cabo Frio, 11 casas noturnas fechadas e duas recebem notificações 

O Corpo de Bombeiros interditou, na noite de anteontem, a Casa da Matriz, em Botafogo. Segundo os sócios, apesar de o estabelecimento atender às normas de segurança, a interdição está relacionada ao cancelamento do alvará. A casa já não abriu ontem, mas os sócios têm a esperança de reabri-la hoje, após uma reunião com a prefeitura e os Bombeiros.
Áureo Lima, um dos sócios da Matriz, pediu que os estabelecimentos privados sejam submetidos às mesmas regras dos espaços públicos, fazendo referência à liberação provisória até a emissão de certificados, caso atendam as exigências de segurança.
— Os Bombeiros verificaram a porta de emergência, a nota fiscal dos extintores, mas disseram que precisaríamos resolver o problema do alvará com a prefeitura. Normalmente, demora três meses para sair esse documento. Se eu esperar duas semanas, não tenho como pagar os funcionários. A prefeitura não vai falir se esperar, a gente vai. Se minha casa não oferece risco, quero abri-la dentro da legalidade — disse Lima.
Léo Feijó, outro sócio da Matriz, enviou ontem a representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria estadual de Cultura e da prefeitura a proposta de criação de um comitê de gestão de crise integrado entre iniciativa privada e órgãos públicos. O objetivo é justamente
o de vistoriar os equipamentos culturais e casas noturnas para liberar provisoriamente seu funcionamento, até a regularização total, quando houver condições de segurança.
— Muitos empreendedores e produtores, que estão passando pelo mesmo problema, vieram me procurar desesperados. Vai haver uma crise financeira se continuar assim — disse Feijó, coordenador do Fórum Economia da Noite, Cultura e Entretenimento.
jloje, às 17h, haverá um debate no Hotel Pestana, em Copacabana, durante a Rio Music Conference, que abordará a necessidade de atualização das leis no município e no estado para a concessão de alvarás de boates, casas de shows e outros estabelecimentos. Na segunda, haverá uma reunião no SindRio.
Uma operação coordenada pelo Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, com o apoio da PM, fechou 11 estabelecimentos de lazer da Região dos Lagos ontem. Segundo os militares, todos desrespeitavam os padrões mínimos de segurança. A maioria fica em Armação dos Búzios e Cabo Frio. Outros dois estabelecimentos receberam notificações. Boates em São Pedro dAldeia e Arraial do Cabo também passaram por vistoria.
Em Búzios, os Bombeiros fecharam cinco estabelecimentos, entre eles a boate Pacha e o Anexo Bar, dois dos mais conhecidos espaços da vida noturna na cidade. Além destes, foram interditados o bar do Búzios Esporte Club, o Sport Point e Restaurante, e o Radical Parque, local que reúne atividades ao ar livre. Outra importante casa noturna de Búzios, a Zapata, foi notificada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nova fonte de renda para os corruptos.O que nunca foi fiscalizado devido a interesses escusos ,continuará a não ser;porem a caixinha irá aumentar.

Anônimo disse...

VAI ACABAR O ARREGO DO CBMERJ?

Anônimo disse...

Eu duvido acabar com o arrego da engenharia.

Anônimo disse...

GENTE, GENTE VAMOS POR "TRANCA" POIS A CASA JA FOI ASSALTADA. FALA SERIO A INRRESPONSABILIDADE É TANTA QUE SÓ DEPOIS DA KISS QUE O POVO SAI PRA "RESOLVER "ISSO..... É ISSO É BRASIL! BOA TARDE

Anônimo disse...

GENTE, GENTE VAMOS POR "TRANCA" POIS A CASA JA FOI ASSALTADA. FALA SERIO A INRRESPONSABILIDADE É TANTA QUE SÓ DEPOIS DA KISS QUE O POVO SAI PRA "RESOLVER "ISSO..... É ISSO É BRASIL! BOA TARDE

Anônimo disse...

assim que começar o carnaval , todo mundo já esqueçeu, ainda mais com o flamengo ganhando tudo,big brother ninguém nem lembra mais de baixada,friburgo,angra,