terça-feira, 26 de março de 2013

ONG de direitos humanos denuncia PM por violência contra índios

A organização Justiça Global, dedicada à defesa dos direitos humanos, denunciou à Organização das Nações Unidas (ONU) a Polícia Militar (PM) fluminense pela maneira como atuou na desocupação do antigo Museu do Índio, na última sexta-feira. O advogado da organização, Eduardo Baker, disse que foi entregue um documento apontando os casos de violência policial a integrantes do Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da ONU, que estão no Brasil preparando um relatório sobre o tema.
"Durante a reunião, um dos pontos apresentados foi a ação da polícia na desocupação da Aldeia Maracanã. Nós entregamos a eles um informe e um pedido de ação urgente, elencando as irregularidades cometidas", declarou Baker. Ele citou o uso indiscriminado de gás de pimenta e de bombas de gás, inclusive atingindo parlamentares e representantes da Justiça que estavam no local mediando a situação.
Baker explicou que foi pedido à ONU que entre em contato com o governo brasileiro solicitando esclarecimentos. O grupo de trabalho é ligado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, na Suíça. Os funcionários das Nações Unidas estão percorrendo o Brasil desde o último dia 18, avaliando as condições de privação de liberdade no País. No próximo dia 28, em Brasília, eles vão divulgar um relatório preliminar, quando poderão falar sobre a denúncia contra a Polícia Militar fluminense.
A PM informou, por meio de sua assessoria, que vai aguardar o desdobramento da denúncia para se manifestar. No dia da desocupação, representantes da polícia justificaram o rigor na operação de desocupação do prédio, incluindo o uso de spray de pimenta e de bombas de gás, com finalidade de desobstruir a avenida Radial Oeste, que estaria sendo bloqueada pelos manifestantes. Também alegaram que ingressaram antecipadamente no Museu do Índio para evitar que o imóvel fosse destruído pelo fogo que atingiu uma oca de palha na parte externa do prédio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa FEM aí da foto é muito bonita. Benza Deus!

Anônimo disse...

essa ong tira onda só aqui lá nos eua, apolicia algema ,bate,mata qualquer um de qualquer idade ,indio ,negro,hispanico,hindu,e o povo americano bate palmas, pois a america é ara os americanos, essas ongs nem pia. enfiaram os indios deles nas reservas pronto, quando entram em guerra metem eles no exército e bola para frente.

Anônimo disse...

Aqui na Brasilândia esses aproveitadores de Ongs sempre sem dão bem$$$$$$$$, não só eles como qualquer tipo de pilantra...êta país de merda. Lá nos USA os índios tiveram que assumir sua condição de seres humanos normais...aqui na Brasilândia índio é tratado como um alien e Deus não fez lista de chegada quando fez o Mundo, o Planêta é de todos.Esses maconheiros de esquerda são baderneiros mesmo.

Anônimo disse...

O Museu do Índio fica em Botafogo,Rua sorocaba.Esses baderneiros só querem tumultuar. Tava uma lixeira esse lugar em questão, manda esses índios pra Amazônia, lá é o lugar deles.