terça-feira, 16 de julho de 2013

CONCURSO DO TJ/RJ A NÃO CONVOCAÇÃO DE " ANALISTA SEM ESPECIALIDADE"

DENÚNCIA RECEBIDA
 
 
APROVADOS DO ÚLTIMO CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO.
CARGO: ANALISTA SEM ESPECIALIDADE
O TJRJ promoveu um concurso em 2012 para os caros de técnico judiciário, analista  judiciário SEM especialidade e analista judiciário COM especialidade. Sendo este último cargo  dividido em várias especialidades (médico, psicólogo, assistente social etc.). O concurso  vence definitivamente em maio de 2014. Esse concurso abraça 11 regiões em todo o estado  do RJ, sendo a Capital a de maior demanda.
O que vem ocorrendo no TJ é um desvio de função, pois os técnicos (mão de obra mais  barata) estão sendo colocados para exercer as atividades de analistas, o que vem sendo  alertado pelos próprios serventuários. E, recentemente, o desembargador Siro Darlan  informou que se nota essa prática num ofício endereçado à presidência no dia 01 de julho de  2013 (cópia do ofício no link  abaixo).
É importante mencionar que os técnicos não possuem as mesmas qualificações técnicas  do que os analistas sem especialidade, tanto o é, que no edital do concurso exige-se nível  médio para técnico e nível superior para os analistas e os conteúdos das matérias cobradas  nas provas também são diferentes. Cada cargo tem sua função e sua importância no TJ.  Resumindo, os técnicos auxiliam os analistas SEM especialidade e tais analistas dão de fato o  andamento processual e auxiliam os magistrados. Atividades exercidas por cada cargo retiradas do próprio edital do concurso:
 
TÉCNICO – Exigido nível médio: “Realizar as  tarefas de nível médio, adequadas à  escolaridade do cargo, que lhe forem designadas, em apoio ao processamento de feitos  judiciais e a processos administrativos, no âmbito da serventia de sua lotação ou unidade  administrativa, quando for o caso”.
 
ANALISTA SEM ESPECIALIDADE - Exigido nível superior: “Praticar os  atos necessários  ao impulsionamento  oficial  dos processos judiciais e administrativos em curso  na unidade de sua lotação, dependentes ou não de ordem judicial, de acordo com os  procedimentos fixados em lei ou regulamento e observadas as rotinas expedidas pela chefia imediata; fornecer  suporte técnico e administrativo ao exercício da atividade  judicante por magistrado ou órgão julgador”. Ocorre que o TJ, até o momento, para essas 11 regiões e faltando apenas 9 meses para  expiração definitiva do concurso, somente convocou um número ínfimo de analistas SEM  especialidade. Ao contrário do que fez com o cargo de técnico.
 
TOTAL DE CONVOCAÇÕES ATÉ O MOMENTO, PARA AS 11 REGIÕES:
 
TÉCNICOS: 501
 
ANALISTAS SEM ESPECALIDADE: 78 - Sendo que desses 78, apenas 22 foram para a região  da Capital – que é a região de maior demanda.  Tal convocação, de analista SEM especialidade, não representa nada perto da carência de  servidores - que hoje está em torno de 2000 cargos vagos - vacância essa que em sua  maioria é do cargo de analistas.
Ressalta-se que o TJ promoveu um PROGRAMA DE INCENTIVO Á APOSENTADORIA - PIA  justamente para possibilitar a convocação e melhorar a qualidade do serviço prestado.  Além disso, há um estudo do próprio TJ o qual conclui que a cada aposentado daria para  convocar 4 a 5 novos servidores. Assim, 444 pessoas aderiram a esse PIA  e a maioria é  do cargo de analistas e, mesmo assim, após esse PIA, somente foram convocados, para a  capital que é a região de maior demanda, 22 analistas SEM especialidade. Essa convocação  de analista SEM especialidade representa 4% da convocação se comparada ao  último concurso.   É gritante a desproporção entre a convocação de técnicos e  analistas sem especialidade.
O TJ, em nota, informou que já efetuou a convocação de número razoável para “analista”.  Mas ao dizer isso ele está englobando num mesmo grupo e chamando de “analista” tanto  o cargo de analista SEM especialidade, como o cargo de analista COM especialidade. São  cargos distintos e, por isso, devem ser separados para se ter o real número de convocação.
Vale mencionar que o Tribunal precisa dos cargos de analistas SEM especialidade para fazer  com que os cartórios e, consequentemente, a máquina judiciária se movimente.
O desembargador Siro Darlan publicou em seu blog um ofício endereçado à Presidência do Tribunal pedindo que novas convocações fossem feitas dando  prioridade ao cargo de analista para assegurar a qualidade da prestação do serviço.  Mesmo após esse ofício, o TJ fez uma nova convocação na quarta-feira (10 de julho) chamando 206 técnicos e 50 analistas COM especialização (psicólogos, médicos etc.), desprestigiando por completo o cargo de analista SEM especialidade, pois nenhuma convocação foi feita para esse cargo.
Por fim, é preciso destacar que o Tribunal possui cerca de 9 milhões de processos e os analistas SEM especialidade são responsáveis pelo andamento oficial dos referidos processos e pelo auxílio aos magistrados.
 

SEGUE A ÍNTEGRA DO OFÍCIO DO SIRO DARLAN: CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

 


21 comentários:

Joao Vitor disse...

Parabens pela materia! Absurdo o que vem acontecendo.

Anônimo disse...

Faltou falar dos estagiarios que exercem atividades exclusivas de servidores.

Diego disse...

Chamar 22 analistas sem especialidade para a capital quando há mais de 1000 vagas disponíveis é uma piada.

Aguardamos uma verdadeira convocação, digna e proporcional!

Anônimo disse...

Absurdo só convocarem técnicos. CONVOCAÇÃO DE ANALISTAS JÁ!!!!!!!!!!!
Todos estão revoltados.....

Vera Lucia disse...

Questão também abordada no blog do Sidney Rezende.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/212307+sindicato+denuncia+desvios+de+funcoes+falta+de+servidores+e+processos+emperrados+no+tj+rj

Falta de serventuários emperra a justiça!! Pela convocação urgente de analistas sem especialidade!!

Anônimo disse...

É realmente um total absurdo.
Estagiários desempenhando, até, trabalho de Analistas. Basta analisar feitos em qualquer serventia.
Até quando a Sra. Presidente vai negar esta prática ilegal?
Quanto ainda precisam economizar para pagar o famoso auxílio moradia, entre outras benesses e, ainda, salários de seus contratados... aqueles protegidos da 2ª instância?
Quanto tempo o CNJ ainda vai demorar para dar um basta nesta imoralidade?
Onde está a OAB, que não impõe a influência que lhe é peculiar?
A quem interessa transformar o judiciário nesse BORDEL?

Anônimo disse...

otima manifestação.
Faltou comentar na omissão do TJRJ quando à prioridade absoluta que se deve dar para as varas da infancia e da juventude. O número de comissários da infancia e da juventude convocados até hoje é irrisório. Menos de 30 em todo o estado.
A situação destas varas em todo o estado é caotica, como denuncia o proprio desembargador Siro Darlan.
A convocação de analistas especialidade comissários da infancia da juventude e do idoso é emergencial.

Anônimo disse...

Que surpresa este blog falar sobre esse assunto. Já que aqui é um blog policial.

O anônimo 16 de julho de 2013 20:09 disse que eu queria dizer. Realmente os estagiários estão tomando a vaga dos técnicos e analistas.

Anônimo disse...

ACESSEM O LINK A SEGUIR, E VEJAM A VERGONHA QUE O CEL BM ALCÂNTARA PASSOU NA ALERJ. E ISSO É SÓ O COMEÇO!!!

http://youtu.be/N1sgSHWBjcA

Anônimo disse...

ACESSEM O LINK A SEGUIR, E VEJAM A VERGONHA QUE O CEL BM ALCÂNTARA PASSOU NA ALERJ. E ISSO É SÓ O COMEÇO!!!

http://youtu.be/N1sgSHWBjcA

Anônimo disse...

Isso é uma questão de polícia mesmo!!!
Ninguém entende o que está acontecendo com o Tribunal de Justiça. A atual administração não tem transparência nos seus atos. Segue apenas seus interesses obscuros em prejuízo ao próprio Órgão.
Eu estou sofrendo na pele esta injustiça que está ocorrendo no concurso.
Excelênte matéria postada neste blog. Parabéns!

Anônimo disse...

Brazilians want a fair country, not a fake country.
During the Confederation Cup a social movement, organized by social groups based on Internet, transformed this event.
Based on our own History, Brazilians had a natural tendency to love soccer game, so most of us imagined that our country would stop during the Confederation Cup, but things went to a different way.
Lots of people started a social movement located on the streets to fight against the corruption in the public administration and to ask for a better living.
In my opinion, this movement was a mark in our History because now the politicians really noticed that Brazilian people will fight for better conditions, for better education, for better healthy, for better public service administration and a better life.
In this point I must relate what happened to me: I succeed in a contest organized to select professionals to work at The Tribunal in Rio de Janeiro in an area to deal with children, I got a wonderful position but until nowadays I wouldn´t be contact which is very disappointing because the last contest for this area happened 10 years ago.
After all I can only say: I want a fair country, not a fake country.
A final and very important point is that I believe that this movement will continue during “World Youth Day” because this will be another opportunity to show to the world that Brazilians still need more…specially the necessary quantity of Comissário da Vara da Infância+ Juventude+ Idoso.

For anybody: If you need a translator to read this text ask for help, maybe the equip who works with international adoption at The Tribunal in Rio de Janeiro may help you. They must help you because they are the ones who care about international adoption.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria mas é necessário que seja esclarecida a situação dos Comissários da Vara da Infância + Juventude + Idoso:
Até o presente momento foram convocados 44 comissários (conforme dado do próprio TJ/RJ) para todo o estado do RJ sendo que há 11 NURC, ou seja, a média é de 4 comissários por NURC. Cabe ressaltar que o Comissário é o auxiliar direto do Juiz para atuar em prol do IDOSO, da CRIANÇA e do JOVEM (3/4 da população – Ufa!). Há que se destacar, ainda, que o concurso anterior ao de 2012 ocorreu em 2002 (Isso mesmo! 10 anos sem concurso!).
As denúncias estão ocorrendo: veja Bolg do Desembargador Siro Darlan que oficiou o TJ para esclarecer o porquê deste sucateamento frente à Vara da Infância + Juventude + Idoso.
É importante dimensionar a carência com base em exemplos reais:
1-Agora na JMJ, quando milhares de jovens chegarão ao Brasil, haverá apenas 1 Comissário no Galeão conforme nota no site da própria OAB/RJ
TJ/RJ terá regime de plantão especial para Jornada Mundial da Juventude(Fonte: assessoria de imprensa do TJ)
“O regime de plantão da Cejesp nos aeroportos está previsto para o período entre 19 e 29 de julho, com um juiz e um comissário, das 11h às 18h. O plantão judiciário da Capital será o responsável por receber as demandas decorrentes dos eventos de Copacabana.”
2- O 3º NURC é composto por 6 municípios (há ainda Areal e Levy Gasparian q TJ ignora e não contabiliza) e até agora foram chamados 5 comissários. Não há Comissários em todas as cidades, é só fazer uma continha! Gente... o Comissário é responsável por ¾ da população... Absurdo! 10 anos sem concurso e isso agora!
3- O TJ/RJ em nota à OAB/RJ se comprometeu, em 14 de junho, que chamaria Comissários:
TJ do Rio convoca 250 aprovados em concurso
“(...)A administração do tribunal anunciou para breve a convocação de mais serventuários para os cargos de analista judiciário nas especialidades "psicólogo"; "assistente social"; "bibliotecário"; "técnico de comunicação social"; e "médico", além de "comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso" e "Execução de Mandados".”
Passada a convocação de julho...nenhum comissário foi chamado...
Os fatos são públicos: Em quem acreditar?
Valeu a matéria!


Anônimo disse...

Parabéns pela matéria mas é necessário que seja esclarecida a situação dos Comissários da Vara da Infância + Juventude + Idoso:
Até o presente momento foram convocados 44 comissários (conforme dado do próprio TJ/RJ) para todo o estado do RJ sendo que há 11 NURC, ou seja, a média é de 4 comissários por NURC. Cabe ressaltar que o Comissário é o auxiliar direto do Juiz para atuar em prol do IDOSO, da CRIANÇA e do JOVEM (3/4 da população – Ufa!). Há que se destacar, ainda, que o concurso anterior ao de 2012 ocorreu em 2002 (Isso mesmo! 10 anos sem concurso!).
As denúncias estão ocorrendo: veja Bolg do Desembargador Siro Darlan que oficiou o TJ para esclarecer o porquê deste sucateamento frente à Vara da Infância + Juventude + Idoso.
É importante dimensionar a carência com base em exemplos reais:
1-Agora na JMJ, quando milhares de jovens chegarão ao Brasil, haverá apenas 1 Comissário no Galeão conforme nota no site da própria OAB/RJ
TJ/RJ terá regime de plantão especial para Jornada Mundial da Juventude(Fonte: assessoria de imprensa do TJ)
“O regime de plantão da Cejesp nos aeroportos está previsto para o período entre 19 e 29 de julho, com um juiz e um comissário, das 11h às 18h. O plantão judiciário da Capital será o responsável por receber as demandas decorrentes dos eventos de Copacabana.”
2- O 3º NURC é composto por 6 municípios (há ainda Areal e Levy Gasparian q TJ ignora e não contabiliza) e até agora foram chamados 5 comissários. Não há Comissários em todas as cidades, é só fazer uma continha! Gente... o Comissário é responsável por ¾ da população... Absurdo! 10 anos sem concurso e isso agora!
3- O TJ/RJ em nota à OAB/RJ se comprometeu, em 14 de junho, que chamaria Comissários:
TJ do Rio convoca 250 aprovados em concurso
“(...)A administração do tribunal anunciou para breve a convocação de mais serventuários para os cargos de analista judiciário nas especialidades "psicólogo"; "assistente social"; "bibliotecário"; "técnico de comunicação social"; e "médico", além de "comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso" e "Execução de Mandados".”
Passada a convocação... julho...nenhum comissário foi chamado...
Os fatos são públicos: Em quem acreditar?
Valeu a matéria!


Indignado!!!!!! disse...

Vergonhaaaaaa, vergonhaaaaa, vergonhaaaaa....

Mta podridao!!!

Anônimo disse...

Se há reclamos sobre a falta de contratação de Analistas sem especialidades, veja os números e tire suas conclusões...relação com o número de candidatos do concurso de 2012 já convocados:

91 Analistas Judiciários sem especialidade
44 Analistas Judiciários - especialidade Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso

Coitadinhos: Crianças + Jovens + Idosos...O comissário responde pelos problemas de 3/4 da população-logo os mais ameaçados.
Olha que todos nós vamos envelhecer, depois não podemos reclamar de maus tratos...
Ah! Uma última informação, neste momento de JMJ quando milhares de jovens vem ao Brasil haverá 1 Comissário da Vara da infância Juventude e Idoso no Galeão...conforme nota publicada no site da OAB/RJ.
Será que a ficha ainda não caiu?!Somos massa de manobra...
Talvez com os novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente haja novo ânimo.
Obrigado por divulgar esta causa de todos nós.

Anônimo disse...

Quem paga Você que precisa de uma resposta do judiciário, que tem uma execução parada, que não consegue justiça....... Os piores se beneficiam disso, pois como alegam que a justiça e lenta, aproveitam dessa morosidade para nã pagar o que devem, para não acertar os direitos de quem mais precisa. E assim vamos.........Cartórios sem nenhum analista...atendimento feito exclusivamente por estagiários que não estão preparados.

Fabio L. disse...

O que a administração do TJ tem feito com os Analistas sem especialidade é REVOLTANTE.

A pior administração do Tribunal, com certeza.

Anônimo disse...

Até onde eu sei os mais de 2.000 cargos vagos não só de analistas sem especialidade como deu a entender na reportagem. Existem muitos cargos vagos tb para OJA e outras especialidades. A matéria foi bem imprecisa e tendenciosa. Espero que não prejudique futuras convocações visto que as chamadas pra técnicos são apontadas como vilãs e esse não é o caminho. Muitos técnicos não assumiram por diversos fatores e isso é sabido. Numeros reais deveriam ser apurados, antes que os aprovados para o cargo de tecnico que ainda aguardam convocação sejam prejudicados. Defendo convocações urgentes e sem privilégios

Anônimo disse...

A desproporcionalidade nas convocacoes e notoria e isso foi destacado.

A fila de tecnico andou muito e a de analista, nao.

Anônimo disse...

Cade as convocacoea de analistas sem especialidade????

Perfeita a materia. Maior numero de cargos vagos e a menor convocacao!

TODOS AGUARDAMOS A CONVOCACAO DE ANALISTAS SEM ESPECIALIDADE! URGENTE!!