sexta-feira, 19 de julho de 2013

Wadih Damous: Desmilitarizar a PM

O órgão encarregado do policiamento ostensivo deve ter caráter militar?

 Wadih Damous é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Federal e da Comissão da Verdade do Rio
A brutal repressão desencadeada recentemente pela PM contra manifestantes que foram às ruas trouxe um debate importante: o órgão encarregado do policiamento ostensivo deve ter caráter militar?

A maior parte dos países desenvolvidos responde de forma negativa a essa pergunta. Quem faz policiamento ostensivo pode andar armado e usa uniforme, para que seja identificado com facilidade, mas não é militar.
Militares não têm como função proteger cidadãos, mas aniquilar uma força inimiga. Para se compreender isso, basta lembrar a musiquinha cantada pelo Bope: “Soldado de preto, qual é tua missão?” “É entrar na favela e deixar corpo no chão.” Ainda que seja uma aberração mesmo numa instituição militar, ela mostra o que se incute na cabeça da tropa.
Não por acaso, a PM identifica como inimigos moradores de favelas ou participantes de uma manifestação, em vez de vê-los como cidadãos a serem respeitados. Não por acaso, também, o blindado da PM tem a figura da caveira. Ele aterroriza as populações pobres, quando poderia ser o oposto: blindado, não precisaria trocar tiros para avançar, o que diminui riscos dos (mal) chamados “danos colaterais”.
Pois bem, para desmilitarizar a PM é preciso mudar a Constituição. Que isso seja feito. Mas, antes mesmo, poderiam sepultar as heranças da ditadura. Por exemplo, extinguir a Inspetoria-Geral da Polícia Militar, subordinada às Forças Armadas.
O regimento interno da PM também deveria ser modificado, pondo fim às regras militares e humilhações que estimulam a violência dos soldados. Por fim, se poderia acabar com os tribunais militares, fazendo com que os PMs acusados de algum crime fossem julgados por civis, como quaisquer cidadãos. Com isso, já teríamos um belo avanço.

18 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi pq postar uma merda dessas.

Anônimo disse...

Pq é uma verdade, seu ignorante.

Anônimo disse...

EU ACHO QUE O AUTOR DO PRIMEIRO COMENTÁRIO, GOSTA DE SER REFÉM DESSE RDPM ARCAICO E DESUMANO. VAI VENDO!!!

GLADIADOR disse...

Caros amigos,este militarismo é perpetuado por força dos Oficiais que lutam com unhas e dentes para que ele não acabe,pois eles possuem inúmeras prerrogativas que o oficialato proporciona,além de utilizá-lo de forma abusiva e desproporcional contra os Praças da Corporação.
Poderia me alongar aqui,mais preciso dizer o que muitos policiais já sabem e realmente querem é um salário digno,serem respeitados pelos seus superiores,condições de trabalho,serem amparados pela CRFB/88 nossa Carta Magna não por um regulamento totalmente arcaico,mais nossos Oficiais,os administradores da PMERJ não estão nem aí pra isso,pensam somente nas suas promoções meteóricas sem confirmação de nada,vender policiamento,trampo com traficante,jogo do bicho etc...
Enfim, o mais interessante disso é que a Corregedoria não faz nada mais todos sabem o que ocorre,na hora de punição somente para Praças,processos contra Oficiais são arquivados,não sou eu quem estou dizendo,são palavras de um próprio policial da Corregedoria,a sociedade não quer saber numa ocorrência se o policial é Soldado ou Oficial ela quer a presença policial no local e isso já basta,Militarismo para as Forças Armadas,a PMERJ caminha para sua breve extinção quem viver verá!

Anônimo disse...

O AMIGO DA PRIMEIRA POSTAGEM DEVE SER OFICIAL,OU ALGUM SAGENTO DE CURSO QUE NAS ULTIMAS POSTAGENS FICA FALAMDO MAL DOS COLEGAS JURUNAS.A VRDADE E QUE NA POLICIA CIVIL TUDO FONCIONA A NAO SER PELA PREGUIÇA DE BOA PARTE DO EFETIVO,ENTAO VEJAMOS:PORQUE NAO COPIAR O MODELO EUROPEU NO QUAL AQUELE QUE SE EXCEDER NO CUMPRIMENTO DO DEVER,TEM SEUS VENCIMENTOS CANÇELADOS,AFINAL QUANDO NAO DOI NA MENTE DOI NO BOLSO.PENSEM NISSO.ADSUMOS-RUMO A PARALISAÇÃO DE 24 HS EM 2014.NÃO QUEREMOS MAIS QUE ISSO,SOMENTE MOSTRAR A FORÇA QUE TEMOS VIVA A PMERJ.AD ASTRUM!!!

Anônimo disse...

perdao pelos erros de portugues,eh pq digito muiyto rapido.abs

PRAÇA INDIGNADO disse...

SOU SUB TEN PM E CONCORDO COM A DESMILITARIZAÇÃO DA PMERJ.SÓ QUEM GANHA COM O REGULAMENTO SÃO OS OFICIAIS QUE PELAS SUAS PATENTES,FAZEM OQUE QUEREM COM O RDPM,RISG,RCONT E OUTROS.ABAIXO DE DELEGADOS DE POLÍCIAS,TODOS SOMOS AGENTES DA AUTORIDADE.JÁ IMAGINARAM OS CORONEIS PM SENDO SUBORDINADOS PELO DEL.POL.?COM CERTEZA,ACABARIAM COM OS POLICIAMENTOS VENDIDOS NO SAARA,NO MARACANÃ,NO CARNAVAL,OPERAÇÃO PAPAI NOEL,REVEILLON EM COPACABANA.O RAS ESTÁ AÍ,NOS PAGANDO,MAS NÃO PENSE OS SENHORES QUE AQUELE POG,PAGO PELO RAS,SAI DE GRAÇA PARA OS CMT DE BTL.OS LOCAIS SÃO EXCOLHIDOS Á DEDOS PELOS COMERCIANTES QUE PAGAM CERTAS QUANTIAS AOS CMT DE BTL,PARA TEREM POLICIAIS NAS PORTAS DE SUAS LOJAS.NÃO ESTAREI NA PMERJ,QUANDO ELA REALMENTE SE MODIFICAR INTERNAMENTE,MAS ACREDITO QUE ESTA MUDANÇA SERÁ DE RUIM PARA ÓTIMO.UM ABRAÇO PARA TODOS.

Anônimo disse...

Fico feliz em observar que a maioria dos comentários dividem a mesma opinião, ou seja, o fim do militarismo. Lógico, tirando o anencéfalo da primeira postagem. Nem leu a matéria e já foi vomitar, ou melhor, cagar nos comentários. FIM DO MILITARISMO JÁ!!!!!! EU ESTAREI AQUI PARA VER!!!

Anônimo disse...

BOM DIA. SOU OF DE JUSTIÇA DO TJ.EM UM PAIS DEMOCRÁTICO DE DIRETO NÃO ADMITE MAIS UMA POLICIA MILITAR C/ SEUS CORONEIS MAIS SIM UMA POLICIA ÚNICA C/ OBRIGAÇÕES E DEVERES A FAVOR DA DESMILITARIZAÇÃO DA PMERJ........

Anônimo disse...

"A FARDA MODELA O CORPO E ATROFIA A MENTE"

Anônimo disse...

A REDE GLOBO NÃO ESTÁ DO LADO DO POVO, ESTÁ DO LADO DOS POLÍTICOS!

Em função da Rede Globo de televisão ser uma emissora podre, antiPovo e antiPM, a qual faz de tudo para denegrir cada vez mais a imagem da instituiçao policial e jogar a população contra as ações da PM durante os protestos que têm ocorrido ultimamente no RJ, e ao mesmo tempo contra os manifestantes, tirando totalmente o foco dos seus aliados, ou seja, os políticos, damos uma sugestão aos vândalos de plantão: Por que não tacar coquetel molotov na Rede Globo? Esta emissora podre, maldita, não está do lado de ninguém, somente dos políticos corruptos, que defendem seus interesses macrabos e financeiros. Esta emissora age de forma covarde em suas matérias tendenciosas, jogando cada vez mais os manifestantes contra a Polícia Militar, incitando cada vez mais a violência e acirrando cada vez mais os ânimos dos manifestantes. O único intuito desta emissora podre como o da imprensa podre em geral, é tirar o cu dos políticos da reta e se alimentar com os confrontos entre vândalos e a PM. Enquanto a PM está sendo alvo nas ruas, os políticos safados estão sendo protegidos por esta emissora. Foi maravilhoso ver um carro da Rede Esgoto sendo totalmente destruído no último protesto em frente ao Palácio Guanabara! A rede Globo tem que ter seus carros destruídos e seus prédios depredados. Esta emissora maldita uma hora joga a população contra os manifestantes, e outra hora joga os manifestantes contra a Polícia. Tudo isso com a intenção de gerar mais confrontos e assim alimentar as redações de seus telejornais e impressos. Rede Globo merece ter um fim. Agora entendemos o porquê de o ex-governador Leonel Brizola odiar tanto esta emissora maldita e sempre ter batido de frente com esta porcaria de emissora. Tudo que esta emissora transmite e cobre, é com o intuito de defender seus interesses. De imparcial a Rede Globo não tem nada. Tanto que, em determinado momento, deu a entender que era a favor dos manifestantes, mas, logo que um de seus jornalistas foram expulsos e impedidos de cobrir os atos, a rede Globo começou a atacar os protestos mostrando cenas de vândalismo, e quando viu que tinha perdido apoio dos manifestantes, mudou o foco outra vez, começando a atacar a Polícia Militar, na tentativa de reconquistar o apoio dos manifestantes novamente. A Rede Globo é podre, age covardemente e usa seu poder da comunicação para manipular o povo brasileiro e torná-lo refém ainda mais desta corja que nos governa. Só que desta vez esta emissora se deu mal. Graças às redes sociais, o povo aprendeu a brigar contra esta mídia podre e manipuladora.

Anônimo disse...

FIM DO RANCHO !!! POIS SÓ SERVE DE (CAIXA 2)PARA OS COMANDANTES DE BATALHÕES.
FIM DO RANCHO, JÁ !!!

Anônimo disse...

FIM DO RANCHO !!! POIS SÓ SERVE DE (CAIXA 2)PARA OS COMANDANTES DE BATALHÕES.
FIM DO RANCHO, JÁ !!!

Anônimo disse...

FIM DO RANCHO !!! POIS SÓ SERVE DE (CAIXA 2)PARA OS COMANDANTES DE BATALHÕES.
FIM DO RANCHO, JÁ !!!

Anônimo disse...

Perfeito tem que desmilitarizar sim! País inteligente não usa polícia militar! Militarismo é para adestrar animais, somos mais inteligentes que alguns oficiais só não soubemos ou tínhamos ideia de como é essa instituição falida, e por.isso não entramos pela antiga prova da uerj, todos tem que começar do mais humilde posto até pelo sei valor e capacidade alcançar os melhores lugares.

vaz disse...

Sou a favor da desmilitarização também! Assim qualquer policial que dizer um ato infantil e irresponsável será submetido a um procedimento rápido de exclusão! Assim como ocorre em outros países onde o Policial é posto na rua em 01 mes!

Anônimo disse...

Para se ter uma boa policia nao precisa de militarismo. Fim da ditadura jà. Chega de atraso. Fim da PMERJ já!!!

Anônimo disse...

Essa hierarquia Militar só serve para que os oficiais coloquem os subordinados a providenciar "arregos" cada vez maiores, para sustentar suas riquezas inalcançáveis com salário digno, e o que é pior, só os praças seguram o "pepino", quando as bombas estouram.