quinta-feira, 19 de junho de 2014

Polícia, me explique: quando foi que viramos inimigos?


Em um vídeo divulgado no Facebook, policiais aparecem revoltados com o tratamento que estão recebendo na Copa. Na imagem, que não mostra os rostos, eles mostram o almoço que receberam: um cachorro quente frio e um refrigerante. Um claro desrespeito ao trabalhador. Nas senzalas a comida era melhor. Até o senhor de engenho sabia que é preciso energia para se trabalhar.
Definitivamente, o circo é a Copa. Pão já não temos mais, já há algum tempo. Fiquei chocada com o desleixo com que a polícia está sendo tratada. Merecem bons salários, bom almoço que lhes dê energia para exercer sua função. Afinal, saco vazio não para em pé.
A minha tristeza é perceber que minha solidariedade com a PM não é via de mão dupla. Eles se ressentes dos maus-tratos que sofrem. É justo. Mas não apresentam a menor empatia pelos maus-tratos alheios por que?
Professores em greve são arrastados pela rua como animais. Jornalistas são presos como se fossem bandidos. Têm seus celulares arrancados e, às vezes até quebrados. Táticas de tortura são usadas com os professores e jornalistas presos, da mesma forma que anteriormente com Amarildo.
Rodam horas sem rumo para aumentar a aflição das pessoas que carregam trancadas no camburão. A gasolina que eles desperdiçam, não somos nós que pagamos? O salário deles também não? Salário ruim, salário de fome como o dos médicos, professores. Porque neste país, saúde, educação e segurança não são prioridade. Então não era para estarmos juntos nessa?
A jornalista do O Globo presa ontem recebeu pedido de desculpas, o caso será esclarecido. E se não fosse do O Globo? E se fosse APENAS uma professora? Uma educadora? E o professor arrastado? Não merece também ter o caso analisado? E as pessoas todas agredidas nas manifestações?
Desde que eu era pequena tinha a imagem do policial como pessoa que iria proteger. Sujeito confiável a quem procurar se estivesse em apuros. Refresquem a minha memória, quando foi que viramos inimigos da polícia? E que lados opostos são esses se somos todos funcionários do mesmo poder?
Somos todos vítimas da mesma máquina. Não somos inimigos. Não nos tratem mal, precisamos de vocês da mesma forma que vocês precisam da gente. Estamos todos do mesmo lado. Basta de truculência! Lutemos sim, mas juntos e em paz! Lutar por um Brasil melhor onde a segurança mereça muito mais do que um cachorro quente frio! Mereça respeito e saiba também respeitar. Por: Mônica Raouf El Bayeh

Nenhum comentário: