domingo, 4 de setembro de 2011

MP-RJ arquiva 96% dos casos de homicídio para cumprir meta

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) arquivou 6.447 inquéritos de homicídios (96% do total de casos reexaminados) apenas de abril a julho deste ano. As mortes devem ficar sem esclarecimentos para que o MP-RJ cumpra a Meta 2, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que determina que todos os inquéritos de homicídios dolosos abertos até 2007 sejam concluídos ainda neste ano. O objetivo era combater a impunidade, desenterrando 140 mil inquéritos abandonados nos cartórios policiais, mas os promotores têm optado por arquivamentos em massa. Nos primeiros quatro meses de Meta 2, os MPs do País já arquivaram 11.282 casos e ofereceram denúncia em apenas 2.194.

Alguns promotores arquivam investigações que nem chegaram a começar. Em abril, quando o trabalho começou, o Rio acumulava 47.177 inquéritos em aberto. As vítimas eram, geralmente, moradores de áreas pobres. O servente Geílson de Carvalho, 35 anos, foi morto a pauladas por traficantes em 1998. Para receber o DPVAT, a então companheira da vítima mentiu na delegacia ao dizer que ele fora atropelado, fraude desmascarada pelo irmão do morto e admitida pela mulher. Além de não apurar a fraude, a polícia manteve a classificação de "atropelamento". Em 9 de agosto, a promotora Andréa Amin pediu o arquivamento do caso. Segundo o jornal, ela disse que não leu as peças do inquérito que revelavam a fraude, mas que, mesmo se tivesse lido, teria pedido o arquivamento. Já há métodos para arquivamentos em massa: a decisão de uma das promotoras é exatamente igual em 11 casos, mudando só o nome da vítima. Em nota, ela alegou que os textos são iguais porque "os fundamentos são os mesmos". O Rio é o segundo maior arquivador, só superado por Goiás.

JORNAL DO BRASIL

6 comentários:

Anônimo disse...

Cabral desrespeita a lei

De acordo com o Inciso I do Artigo 92 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, o governante, o administrador público, não pode pagar um SOLDO inferior ao SALÁRIO MÍNIMO vigente aos Militares Estaduais.

Cidadão, que Polícia Militar é essa que desrespeita os direitos básicos de seus homens?

O Salário Mínimo Necessário estipulado pelo DIEESE em Abril/2011 é de R$ 2.255,84 (dois mil, duzentos e cinquenta e cinco reais e oitenta e quatro centavos), conforme preceitua a Carta Magna no Artigo 7º, inciso IV.

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml

Anônimo disse...

CONCORDO C/ ISSO:

ENQUANTO O BM SE FODE A PMERJ CONTINUA OCULTA, OU MELHOR OMISSA.

VCS AINDA TINHAM A CARA-DE-PAU DE ALEGAR QUE O BRAVO MIKE É QUE FICAVA NA ABA!

VCS SÃO REALMENTE VERGONHOSOS, SEM EXPRESSÃO.

A VERDADE SEMPRE VEM À TONA.

A COVARDIA NUNCA MORRE.

VCS SEMPRE SERÃO LEMBRADOS COMO ABEIROS E INÚTEIS EM TERMOS REIVINDICATÓRIOS.

VCS SÃO APAGADOS!

Anônimo disse...

PÔ ESSES "CAIXAS D´AGUA JÁ ESTA ENCHENDO O SACO, COM ESSA LAMÚRIA,ESTAMOS VIVENDO NUMA SELVA(de pedra) NINGUÉM ESTA PREOCUPADO DE COMPRAR "BARULHO" DE NINGÚEM,TÁ RUIM,SAI DESTA MERDA,PARA DE FICAR IGUAL CRIANÇA CHORANDO PARA GANHAR DOCE!!!

Anônimo disse...

PM,BM PC, TEM QUE ESTUDAR,PRESTAR CONCURSO FEDERAL,E SAIR FORA,TODOS SABEM QUE "ORGÃOS REPRESSORES "NUNCA SERÃO" VALORIZASO E RECONHECIDOS COM ´´ONG´´!

Anônimo disse...

PÔ MANO, TEM QUE TER ATENÇÃO QUANDO FOR DIGITAR,FICOU FEIO.

taxista disse...

façam protestos sim, manifestações sim, fiquem indignados sim, acampem sim, dia 7 de setembro manifestação na cinelandia e em todo o pais contra a corrupção e roubalheira política "COMPAREÇAM"