sábado, 7 de janeiro de 2012

Munição de Nem vinha da polícia

Investigações revelam que policiais corruptos venderam mais de 2 000 cartuchos e balas ao bando de Nem na Rocinha. Só falta agora apontar os responsáveis

Dias antes da ocupação da favela da Rocinha por forças de segurança no Rio de Janeiro, a Polícia Federal prendeu cinco traficantes que tentavam escapar da operação iminente. Os bandidos eram do alto escalão da quadrilha do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, e estavam sendo escoltados por três policiais civis. Nos quatro carros usados na fuga havia quase 500 cartuchos e balas, dez pistolas e três fuzis. Boa parte era de uso exclusivo das forças de segurança e chegara aos marginais pelas mãos dos próprios policiais. A prisão escancarou a simbiose entre o crime organizado e agentes da lei que manteve aquela área imune à ação do estado durante décadas. Desde então, por força da nova ordem que se estabeleceu ali, os esqueletos começaram a sair do armário. O mais recente emerge de um relatório de inteligência da Secretaria de Segurança do Rio obtido por VEJA. O documento deixa claro que vigoravam, entre o bando de Nem e policiais corruptos, canais permanentes de fornecimento de armas e munições. Dos 23 000 cartuchos e balas já encontrados em covas e paióis clandestinos espalhados pela Rocinha, pelo menos 2 300 foram desviados de quartéis do Exército, de batalhões da Polícia Militar e dos estoques da Polícia Civil. Os bandidos tinham até munição da Polícia Militar de São Paulo.

A contabilidade das apreensões na Rocinha mostra que o arsenal ali era maior do que o de qualquer batalhão da PM ou delegacia do Rio. Até agora, além dos 23 000 cartuchos e balas, foram encontrados 91 fuzis, noventa pistolas, dez metralhadoras e 122 granadas. Nas mãos de cerca de 400 marginais, tal artilharia garantia o comércio de mais de 5 toneladas de cocaína por ano, que rendia estimados 60 milhões de reais. Ao ser preso, Nem declarou gastar metade disso em propinas para policiais corruptos — que, além de armas e proteção, davam também treinamento bélico a seus comparsas. A equipe da Subsecretaria de Inteligência que rastreia a origem das armas e munições já sabe que a parte que não foi desviada da polícia ou do Exército chegou ao morro pelas mesmas rotas que as drogas — principalmente via Paraguai e Bolívia. A inteligência começa a desvendar quem eram os fornecedores da quadrilha e como funcionava o esquema. Sabe-se, por exemplo, que treze dos 26 lotes de munição já identificados foram comprados pela PM do Rio num mesmo dia de 2009. Diz um dos investigadores: “O mais provável é que o material tenha sido desviado por um único grupo, especializado em atender a bandidagem”. Agora é questão de tempo — e de vontade — até que se chegue aos nomes.

Revista VEJA

8 comentários:

Anônimo disse...

GREVE GERAL NA PMERJ DIA 10 DE FEVEREIRO!!!O CBMERJ APOIA!!!!E MUITO!!GRAÇAS A DEUS!!! POIS JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

é por isso que alguns não lutam por melhores salários.

Anônimo disse...

Adolescente fica ferido após confusão envolvendo moradores e policiais de UPP

Rio - Uma confusão entre moradores do Jardim Batan, em Realengo, na Zona Oeste, e policiais da UPP provocou ferimento em um jovem de 16 anos e quebrou o vidro de uma patrulha, na madrugada deste domingo. Não houve registro na delegacia.

Segundo o relato de uma testemunha, os PMs acabaram com um pagode que estaria incomodando outros moradores por causa do som alto. O jovem de 16 anos levou pontos na cabeça após ser atingido por um copo de vidro. PMs da UPP não quiseram falar sobre o assunto.

Anônimo disse...

a UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo está fechado com a greve, nãovamos nos abalar com ameaças infundadas e absurdas. Vamos irmãos pensem em suas famílias e no sacrificio que fazemos por ela dignidade já.
Fora desgovernador Cabral.

SOMOS TODOS MENOS ALGUNS !

Anônimo disse...

Não vai ter greve na PM, enquanto estivermos ganhando nosso arrego e fazendo bico, o Sr. Gov. Sérgio Cabral, pode dormir tranquilo.

Anônimo disse...

o seu filho da puta nao e todo policial que pega arego de vagabundo muitos trabalh muito seu babaca ridiculo filho da puta por isso que a pmerda esta desse jeito.

Anônimo disse...

dormi tranquilo e o caralho; trabalho muito para manter a minha familia eu quero que vc vai pra puta que ti pariu, pega arrego e o cacete?por isso que ganlhamos miseria por causa de pessoas como vc que pensa que todo mundo dentro da pmerj e ladrao como vc

Anônimo disse...

greve geral?