sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PMs e Bombeiros de Belém fazem greve por 100% de aumento salarial

ONTEM DIA 19 - Em Belém, cerca de 200 homens, entre policiais militares e bombeiros, interditaram uma das principais avenidas da cidade.

"Dia D"

Categoria diz que decide hoje se faz paralisação geral no Estado

O governo do Estado volta a negociar hoje com policiais e bombeiros militares que estão em estado de greve. Desde ontem, no entanto, pelo menos três batalhões já pararam suas atividades. A informação foi confirmada por Feliciana Mota - diretora da Associação de Policiais Militares, Bombeiros Militares e Familiares do Estado do Pará (Aspon) - e pela assessoria da Polícia Militar do Estado. Policiais lotados nos Batalhões de Polícia Militar (BPM) de Marituba (21º BPM), Ananindeua (6º) e Icoaraci (10º) foram trabalhar, mas não saíram às ruas. Para não comprometer as atividades de policiamento nestes locais, o governo determinou algumas ações emergenciais. Uma delas foi destacar policiais civis para policiamento nas ruas, além das tropas especializadas, como Batalhão de Choque, Cavalaria, Comando de Operações Especiais (COE), Ronda Tática Metropolitana (Rotam) e dez viaturas do Conselho de Segurança Pública do Meio Norte (Conen).

Segundo a assessoria de imprensa do governo do Estado, nos batalhões de Icoaraci e Marituba a paralisação durou poucas horas e o trabalho começou a ser retomado por volta de meia-noite.

Em assembleia realizada na noite de ontem pela categoria, ficou acertado que todos continuam em estado de greve, mas apenas após a reunião marcada para a hoje, deverão decidir se será deflagrada ou não uma greve geral em todo o estado. Apesar de uma nova rodada prevista de negociações, os três batalhões decidiram paralisar antecipadamente. A reunião entre categoria e Estado deverá ocorrer às 9 horas de hoje, no Centro Integrado de Governo (CIG).

De acordo com a Aspon, além de toda a capital e Região Metropolitana, 50% do interior do estado já se manifestaram a favor da paralisação, como os estados de Santarém, Salinas, Parauapebas, Bragança, Salinópolis, entre outros. "Contamos que o governo volte para a mesa, para que possamos avançar nas negociações. É importante lembrar que não queremos em momento nenhum penalizar a sociedade, mas não podemos aceitar a proposta indecente que foi feita pelo governo do Estado", disse Feliciana Mota. Segundo a diretora da associação, a tropa está em estado de greve, o que permitiu que alguns batalhões paralisassem desde ontem. "O governo apostou que a tropa não estava mobilizada, pagou para ver", afirmou.

NEGOCIAÇÕES

A assessoria de comunicação da Polícia Militar do Pará informou que o governo criou uma mesa de negociação permanente, em que todas as questões inerentes à categoria serão discutidas até o mês de março. Por isso, o governo não acredita que a paralisação irá se estender para o restante da tropa, já que o Estado está disposto a dialogar e negociar com a categoria. Dentro do limite que é possível oferecer sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo do Estado apresentou proposta de reajuste que eleva os salários dos soldados para R$ 2.128,80. Com o reajuste, as tropas paraenses passarão a ter o oitavo maior salário pago a policiais militares no Brasil.

O comandante do policiamento da capital, tenente coronel Hilton Benígno, foi ainda ontem à noite para Icoaraci, onde conversaria com a tropa que estava paralisada. Enquanto isso, o comandante do policiamento da região metropolitana (CPRM), tenente coronel Campos, se dirigiu para Marituba e Ananindeua, também para conversar com os grevistas. Não foi confirmada a informação de que os policiais militares de Santa Izabel do Pará também tinham entrado em greve.

Segundo a assessoria, o Governo entrou em contato com a Guarda Municipal de Belém e com a Guarda de Ananindeua, que concordaramem disponibilizar homens para atuarem nas áreas em que os policiais estavam em greve. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Trânsito (Detran) também foram incluídos na força tarefa, assim como delegados, incluindo o delegado geral de Policia Civil, Nilton Ataíde e também o Comando Geral da PM.

PROPOSTA

Na última reunião entre governo e categoria, que durou quatro horas, o governo propôs reajuste escalonado para os praças, do soldado ao sub-tenente, indo de 14,13% a 22, 47%, além de outros benefícios. A categoria, no entanto, pede um acréscimo de 100% no soldo para repor as perdas salariais de cinco anos.

A secretária de Estado de Administração do Pará, Alice Viana, apresentou a tabela com o reajuste escalonado apenas para os praças, isto, é para as patentes da base da PM e dos Bombeiros, sendo que para os soldados o aumento proposto é de 14,13%; para cabos, 17,23%; terceiro e segundo sargento e sargento, 19,42%; e sub-tenente; 22,47%. A represente da Sead também afirma que o governo está disposto a pagar ainda esse semestre um soldo como auxílio fardamento, o que deve se repetir a cada seis meses.

O LIBERAL

5 comentários:

POLICIAL MILITAR disse...

União selada!! Policiais civis, militares e bombeiros na luta por Dignidade !

Foi impossível não se emocionar com o que ocorreu ontem, dia 18/01/2012, no Sindsprev!! Um verdadeiro marco para segurança pública do estado do Rio de Janeiro. Desde as primeiras manifestações do SOS BOMBEIROS, buscávamos um Movimento conjunto com TODAS as instituições que compõem a tríade da segurança do nosso estado, ou seja, CBMERJ, PMERJ e PCERJ! Após 8 meses de muitas batalhas travadas, o reforço que precisávamos chegou, o fôlego foi renovado e de agora em diante avançaremos JUNTOS, UNIDOS, na luta por DIGNIDADE!!
É inconcebível que no RJ, segunda maior arrecadação do estado, sede da copa e das olimpíadas, os policiais e bombeiros recebam o PIOR SALÁRIO DO BRASIL!! É constrangedor ver estados com arrecadações infinitamente menores( Minas, Sergipe, Maranhão...) receberem um salário três(3) VEZES MAIOR que o nosso!! É insuportável ver os investimentos internacionais transbordarem os cofres públicos e recebermos este salário de fome, de miséria!! Vale ressaltar, também, que o desgovernador tem dinheiro para tudo aquilo que lhe traz visibilidade política e atende seus interesses particulares(o que é vergonhoso), mas e os bombeiros e policiais?? PIOR SALÁRIO DO BRASIL!! Chega de descaso! De esculacho! De desrespeito!! Desde ontem, decidimos, UNIDOS, que essa realidade vai mudar e temos certeza, que chegaremos ainda neste governo, no desgoverno Cabral, ao MELHOR ou um dos melhores SALÁRIOS DO BRASIL!! Vamos exigir Dignidade, custe o que custar!!
A UNIÃO ESTÁ SELADA e de agora em diante divulgaremos incansavelmente o dia 29/01/2012, quando policiais civis, militares e bombeiros do Rio de Janeiro se unirão em frente ao Copacabana Palace para exigir DIGNIDADE e, assim, revelar ao Brasil e ao mundo( turistas) a VERDADE sobre a segurança pública na cidade olímpica!

JUNTOS SOMOS IMBATÍVEIS!!

Anônimo disse...

Todos os oficiais da PMERJ estão escalados para reunião no QG como consta no BOL PMERJ nº 14 de 19/01/12 Páginas 63 à 65, entre os dias 24 de janeiro e 02 de fevereiro.

Alguém se arrisca a chutar o motivi de tal reunião?

CABO PM !! disse...

PARABÉNS PARA OS POLICIAIS DE BELÉM DO PARÁ,SÓ PEÇO A VOCÊS QUE NÃO ACEITEM ESSE SALÁRIO MERRECA QUE SEU GOVERNADOR QUER PAGAR E TENTEM MOSTRAR PARA OS QUE NÃO ADERIRAM A GREVE , QUE QUANDO ELES REFORMAREM SÓ LEVARÃO O SALÁRIO, NADA MAIS. ENTÃO É HORA DE LUTAR. EU SOU DO RIO DE JANEIRO E AQUI ESTAMOS APRENDENDO A CORRER A TRAZ DOS NOSSOS DIREITOS. JUNTOS SOMOS FORTES E IMBATÍVEIS. UM ABRAÇO !!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO BMS,PMS E PCERJ,EU TRABALHO AQUI NO PALACIO GUANABARA E OUVI DA BOCA DO PROPRIO GOVERNADOR QUE ELE NÃO VAI DEPOSITAR O PAGAMENTO DE TODOS VOCES POR CAUSA DA PASSEATA DO DIA 29 DE FEVEREIRO E ESTE É O MOTIVO DO PRODERJ NÃO ABRIR A PÁGINA NA INTERNET

Anônimo disse...

esse comentário é totalmente maldoso,mais sem importância diante dos fatos e acontecimentos,nenhum passo daremos atrás,até domingo