terça-feira, 22 de maio de 2012

MP abre inquérito para apurar venda do Quartel General da PM do Rio

O QG da Polícia Militar no Rio: maior negócio imobiliário da história da cidade



O QG da Polícia Militar no Rio: maior negócio imobiliário da história da cidade

A venda do terreno do Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro, na região central, para a Petrobras será apurada pelo Ministério Público do Estado. Na segunda-feira, o governo do estado afirmou que a compra custaria 336 milhões de reais. Através de nota, a secretaria estadual de Segurança Pública afirmou que a venda do QG faz parte de um projeto de reestruturação dos batalhões e da sede administrativa da PM.

“O objetivo do projeto é dotar a Polícia Militar de instalações modernas e mais adequadas a seu trabalho”, diz a nota da secretaria. “Como a atual sede do QG está situada em terreno de alto valor de mercado, essa venda, depois de concretizada, permitirá a entrada de recursos financeiros que serão utilizados na viabilização de uma nova sede administrativa”, complementa a secretaria.

Terrenos de outros batalhões da capital também devem ser vendidos, como o do Leblon, de Botafogo e da Tijuca. Parte do terreno de 5.800 metros quadrados do 23º BPM (Leblon) será utilizado, até 2016, como canteiro de obras da Linha 4 do metrô, que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca, na zona oeste. Somente depois das obras será decidido o seu destino. O Estado pretende vender a maior parte da área do terreno, de cerca de 5 mil metros quadrados, voltada para a Rua Visconde de Albuquerque. O lote é estimado entre 80 milhões de reais e 100 milhões de reais, segundo a Casa Civil do governo estadual. A Secretaria de Segurança e a PM não informaram por quanto pretendem vender os terrenos do 2º BPM (Botafogo) e do 6º BPM (Tijuca).
Segundo a secretaria, a Empresa de Obras Públicas (EMOP) desenvolve um projeto de batalhão ‘padrão’. Isso inclui instalações modernas de informática e telecomunicações e o melhor uso do espaço e dos recursos prediais adaptados às necessidades da corporação.

“A divulgação antecipada dos projetos da nova sede administrativa e dos novos batalhões (ambos ainda em desenvolvimento), bem como sua futura localização, não pode ser feita no momento, sob risco de tornar”, informa a nota.
Petrobrás- A Petrobras confirmou nesta terça-feira que formalizou a intenção de compra do terreno de 13.500 metros quadrados do Quartel-General (QG) da Polícia Militar do Estado do Rio na Rua Evaristo da Veiga, em uma área nobre do centro da capital. A compra, no valor de 336 milhões de reais, será a maior transação imobiliária na cidade nos últimos anos.

Entretanto, pelo menos um fator preocupa a direção da estatal em relação à compra. Dois projetos de lei - na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e na Câmara de Vereadores - pedem o tombamento do quartel, pelas importâncias histórica, artística e cultural. O início da construção dos edifícios data de 1740. Antes de acertar a compra, a Petrobras exige que o Estado entregue o terreno já sem os prédios, de modo a que seja minimizado o risco de embargos judiciais posteriores à conclusão do negócio.

As negociações com o governo estão sendo tocadas pelo diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, José Eduardo Dutra, ex-senador, ex-presidente nacional do PT e ex-presidente da própria Petrobras. O diretor financeiro e de Relações com Investidores da estatal, Almir Guilherme Barbassa, disse que as negociações com o governo fluminense para a aquisição do terreno ainda não foram concluídas. "Não está fechado, está em finalização", afirmou. Se a compra ocorrer, Barbassa disse que a Petrobras construirá "mais um prédio para uso próprio". "Dentro do Rio de Janeiro nosso pessoal está distribuído, se não me engano, em 16 prédios", disse ele, para quem "é benéfica" a concentração de parte dos funcionários em uma área bem localizada como a do quartel, que definiu como "um espaço interessante".

Após o anúncio da negociação do terreno, o vereador Carlo Caiado (DEM) e o deputado estadual Paulo Ramos (PDT), autores de projetos de tombamento do QG da PM na Câmara do Rio e na Alerj, respectivamente, acertaram a votação de seus textos na próxima semana para impedir a venda. "O projeto entrou em pauta em março, mas decidi retirá-lo após um acordo com a liderança do governo, que ficou de trazer à Câmara representantes do Estado e da Prefeitura para explicarem como a venda seria feita. Fui surpreendido com esse anúncio antes do cumprimento do acordo. Então vamos votar o projeto antes da concretização do negócio", disse Caiado. "Apresentei o projeto no início do ano, assim que soube da intenção de vender o QG. Conversei com colegas e vamos votar o tombamento em plenário na semana que vem", explicou Ramos.

Agência Estado

9 comentários:

Anônimo disse...

queria ver construir pelo menos um bloco de apartamentos para os praças até sub.mesmo assim por sorteio da matricula rg.mais quem vai se importar com isso? paulo ramos sabe que será voto vencido,que vendam tudo!!quem vai perder uma barbada dessas,quem vai negar ao governador reeleito.ainda tem o 23,6,4,CPI DE NITEROI.ali deve dar uns 700apts,de primeira.

Anônimo disse...

Esse ladrao quer vender para desviar mais dinheiro publico. Agora, dar aumento para a policia e bombeiro e escalas dignas a PMERJ ele nao quer. Esse estado esta uma vergonha que revolta.

Anônimo disse...

O PIOR DISSO TUDO, É QUE NO ANO PASSADO QUANDO JÁ SE FALAVA EM VENDER O QG, FOI FEITA UMA OBRA FARAÔNICA EM TODO O QG. AGORA EU PERGUNTO: PORQUE FIZERAM UMA OBRA DESSA MAGNITUDE,SE JÁ SE SABIAM QUE O QG SERIA VENDIDO? SE AQUI FOSSE UM PAÍS SÉRIO, ISSO SERIA INVESTIGADO PELO TCE. SERÁ QUE FOI A DELTA QUE GANHOU A LICITAÇÃO PARA FAZER A REFORMA DO QG DA PM? ISSO É MAIS UMA COISA QUE DEVERIA SER INVESTIGADA. EITA GOVERNO IMUNDO E LADRÃO!!!

Anônimo disse...

ALGUÉM DUVIDA QUE A GRANA VAI PRO BOLSO DO C..... ? A CADA DIA MAIS ABUSADO E NINGUÉM IMPEDE.

Anônimo disse...

O QG da PM é um local histórico. Querem acabar com a PM mesmo e ninguém faz nada. O Exército deveria pesquisar se o QG é do Esatdo ou da União, pois, lá Caxias comandou a primeira PM.

Anônimo disse...

éxercito pesquisar? para quê? p/quem?eles não se aguentam,estão vendendo tudo o 23bpm era de quem?o batalhao de guardas em são cristovão? o BI. da av.brasil? segundo o cmt da amazonia em entrevista num canal de tv.disse que tem 04 helicopteros p/cobrir 16mil km,nas fronteiras do pais,quer saber de pm? acorda!!!

Anônimo disse...

por favor aguém ai se tiver tempo veja o blog do sinédrio,o cara de lá tá doido ninguém posta mais,botou umas uppetes,fluminense,proeis,recado de deus p/cpi,cachoeira,o nibiru sumiu, com um sgt de curso,será o quê?nem aturma do vinho quer saber,eu só leio de longe,até ele tiver humildade de explicar o que houve!como trata se de um oficial duvido!!deixa assim mesmo o mal por si só se destruirá.

Anônimo disse...

A VENDA DO QG E UM ABSURDO TOTAL, ESSE MALDITO GOVERNADOR CABRAL TEM QUE VENDER A MÃE E O PAI DELE, O MINISTÉRIO PÚBLICO VAI INVESTIGAR O TAL FATO OU SEJA A VENDA, SÓ QUE O CHEFE DOS PROMOTORES DE JUSTIÇA E NOMEADO PELO GOVERNADO DO ESTADO, SERÁ QUE O SENHOR PROCURADOR DO ESTADO, VAI CONTRARIAR QUEM NOMEOU O SENHOR GOVERNADOR CABRAL, COM A INVESTIGAÇÃO DA VENDA DO QG?? QUEM SOUBER DA RESPOSTA COMENTEM!!!...........

Anônimo disse...

quem nomeia o chefe dos promotores? será que alguem sabe?agora vcs.souberam ?E SÓ FALTA UM ANO PARA ELE DEIXAR O CARGO,e ainda tem gente que acredita ,quem sabe o pezão governa mais 8anos? ai,não tá longe não,vamos votar em quem? eu sei, anularei tudo.