domingo, 24 de março de 2013

Comandante da PM da Paraíba proíbe uso de caveira como símbolo


O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, decidiu proibir o uso da caveira como símbolo pela corporação. A proibição foi feita por meio de uma resolução publicada  nesta sexta-feira (22) no Boletim Interno da PM e atinge o Batalhão de Operações Especiais (Bope) que usava a caveira e agora terá que adotar um novo símbolo.
De acordo com o texto da resolução, fica proibido o uso em fardamentos, instalações e viaturas da Polícia Militar, símbolos e expressões com conteúdo intimidatório ou ameaçador, “tais como caveira e animais raivosos”. O comandante-geral também proibiu o uso de frases e jargões em músicas de treinamento que façam a apologia ao crime e à violência.
Euller Chaves destacou que a proibição é também para que a polícia se adeque à Política Nacional de Direitos Humanos. Isto porque uma resolução, a número 8, de 20 de dezembro de 2012, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República também determina a proibição. Conforme o texto do documento do governo federal, o uso de símbolos e expressões com conteúdo intimidatório é vedado para todas as polícias. A proibição veio justamente depois que o Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH) encaminhou um documento a Euller pedindo que a norma fosse cumprida.
“A essência do Bope não está em símbolos, mas sim em preservar vidas e aplicar a lei. O batalhão vai continuar sendo um importante braço da Polícia Militar, sempre intervindo em situações de risco e sem derramamento de sangue", disse o coronel Euller Chaves.

10 comentários:

Anônimo disse...

poderia ser uma rosa vermelha e um cravo branco! quem sabe os consumidores de drogas e seus fornecedores aprovariam , até na roma antiga existia a tropa de elite ,era os guardas pretorianos de cesar,eram formados dentre os melhores da população na proteção e fidelidade ao governo,se destacavam pelo uniforme negro. isso é inveja para enfraquecer o estado da segurança. quem mandou votar nele,se a moda pega o bope vai usar roupa de baiana.

Anônimo disse...

Por que esse Cel não vai caçar um marido? Ao invés de criticar uma caveirinha ele não luta por mais dignidade dos seus subordinados?

Anônimo disse...

Segurança Pública é matéria complexa. Com o filme Tropa de Elite 1 criou-se a falsa ideia de que o BOPE é a solução da Seg.Pública...mas, não é por aí...o BOPE é importante peça. O serviço de RP é outra peça fundamental para a Seg pública, é a resposta imediata e abrange uma gama de ocorrências. Todo policial tem que estar preparado para desempenhar sua função.

Anônimo disse...

Como dizia o pensador chinês SUN TSU: - Dê a um guerreiro uma vestimenta diferente dos demais e chama-o de especial, que este lhe dará a prórpia vida.

Anônimo disse...

As SS nazista tbm tinham a suástica, farda preta e a caveira...era a elite de Hitler, para cada SS morto em combate ele abatia 8 inimigos antes de morrer.

Anônimo disse...

Como dizia Josef Goebbels, ministro da propaganda nazista: - Uma mentira repetida 1000 vezes acabase tornando verdade. Os ensinamentos de Goebbels são usados até hj pela imprensa brasileira...maneira de controlar o zé povinho idiota.

Anônimo disse...

eu acho que o BOPE tem que usar caveira sim.
farda preta sim

calcinha rosa tb.

ui, caveira

Anônimo disse...

BOTA UM VEADO, UM CONTORNO DE ROSAS, A BANDEIRA ARCO IRÍS E A ESTRELA DO PT E TÁ FORMADA A PATIFARIA DOS ESQUERDOCAS QUE PREGAM ABORTO, LIBERAÇÃO DAS DROGAS, CASAMENTO PEDERASTA. POR ISSO EU SOU FECHAMENTO MARCO FELICIANO 100%.

Anônimo disse...

Um belo exemplo a ser seguido, numa nação onde a Carta Magna protege em primeiro lugar a VIDA.

Anônimo disse...

Vamos mudar o ""ORDEM E PROGRESSO"" da bandeira nacional...seria melhor colocar ""DESORDEM E RETROCESSO""...PAÍS DE MERDAAAAAAAAAA!!!!!! SE ESSA MERDA TIVESSE SIDO COLONIZADA PELOS MEUS ANTEPASSADOS ALEMÃES, LHES GARANTO QUE ESTARIA DIFERENTE, MAS A COLONIZAÇÃO FOI DA ESCÓRIA DA EUROPA, UM LIXO. ALLES GÜTE!!!!