sexta-feira, 7 de agosto de 2009

CAOS NA SAÚDE

Governador do Rio reage a uma possível paralisação dos servidores da Saúde
Os servidores da saúde ameaçam realizar uma paralisação de 48 horas em todo o estado, em meio a pandemia de gripe suína. O Sindicato dos Trabalhadores em Previdência Social, Saúde e Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ) denuncia que os hospitais estão sem equipamentos necessários e com um número insuficiente de profissionais de saúde. Os servidores alegam ainda que as unidades se tornaram "focos de propagação das doenças". A categoria já havia entregue um relatório ao governador Sérgio Cabral, com uma série de exigências para dar melhores condições de atendimento nos hospitais do estado diante do surto da nova gripe. Diante da ameaça dos servidores, Cabral afirmou que os funcionários podem ser demitidos. "Abriremos, imediatamente, um processo de demissão sumário por falta gravíssima, que põe em risco a saúde pública, contra aqueles funcionários que aderirem à paralisação", destacou ele, através de uma nota oficial divulgada no final da tarde desta quinta-feira. A paralisação dos servidores está prevista para os dias 13 e 14 deste mês.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/50130+governador+do+rio+reage+a+uma+possivel+paralisacao+dos+servidores+da+saude

11 comentários:

Anônimo disse...

Os funcionários públicos da Saúde do Estado do Rio decidiram fazer uma caminhada às 10h do dia 13 até o Palácio Guanabara e uma paralisação de 24 horas no próximo dia 14.

Anônimo disse...

FORA SARNEY!

PASSEATAS 15/08/09 AS 14:00 H

São Paulo - MASP,

Rio de Janeiro - Candelária,

Porto Alegre - Arco da Redenção

Belo Horizonte - Praça Sete

Salvador - Av Garibaldi

Anônimo disse...

O governador Sérgio Cabral não aceita ser contrariado. Já avisou que os servidores públicos que fizerem greve, na próxima semana, serão demitidos. Isso é típico do seu comportamento. Uma auxiliar de enfermagem de uma UPA atendeu uma menina espancada e morta pela tia. Só porque deu entrevista a um jornal falando do estado em que a menina chegou, foi sumariamente demitida.

Os servidores vivem num clima de terror. A ordem é demitir ou afastar qualquer servidor ou terceirizado que fale com a imprensa. Mesmo que seja para dar informações que em nada prejudicam o estado, como foi o caso relatado acima.

O Movimento Unificado dos Servidores marcou para a próxima semana uma greve geral, nos dias 13 e 14. Cabral instruiu os secretários que é para jogarem pesado, para amedrontar os servidores e esvaziar o movimento.

Nas repartições são feitas ameaças veladas. Quem fizer greve ou participar da passeata que será realizada até a porta do Palácio Guanabara sofrerá as conseqüências.

O subsecretário de Comunicação Social, Ricardo Cotta foi encarregado de conversar com a mídia, para mais uma vez, dar aquela força providencial a Cabral, poupando-o de críticas e jogando a categoria contra a população.

Alguém precisa explicar ao governador, que vivemos em uma democracia, onde as pessoas têm o direito de se manifestar, ainda mais quando se sentem enganadas, como é o caso dos servidores do estado, que ouviram juras de amor e promessas de Sérgio Cabral na campanha e que, dois anos e 7 meses depois de empossado, ainda não recebeu um representante da categoria, nem para um café.

Mas cabe aqui fazer uma ressalva. Não concordo com a participação dos profissionais da saúde nessa greve de 48h, na próxima semana. A população está sofrendo com uma epidemia de gripe suína, que está matando pessoas. O atendimento já é precário devido à irresponsabilidade do governador, do prefeito e de seus secretários de Saúde, que empurraram o problema com a barriga.

Os servidores da saúde devem sim denunciar a falta de condições de trabalho, podem colocar faixas, usar tarjas pretas, sei lá, podem usar vários recursos para protestar. Só não devem é prejudicar ainda mais a população que já está sofrendo.

Mas isso é uma situação. Outra é a das demais categorias que pretendem parar e nada têm a ver com o atendimento médico. O governador já está aproveitando que os profissionais da saúde decidiram parar, para colocar a população contra toda a massa de servidores, que porventura cruzar os braços.

Cabral não vai estar aqui nos dias da greve. Inventou uma viagem à Alemanha para estar bem longe da confusão. Mas já recebi uma informação que existe ordem, para que a Polícia Militar monte um forte esquema para impedir que a passeata dos servidores chegue perto do Palácio Guanabara.

É a tática do terror para esvaziar o movimento. O blog Amigos do Cabral debocha dos servidores, que são chamados de marajás, que não gostam de trabalhar. O governador já chamou médicos de “vagabundos”, policiais de “débeis mentais”, enfim não tem o menor apreço pela categoria dos servidores.

Deveria, pelo menos, ter apreço pela democracia, respeito pelas opiniões contrárias e provar que é um homem de diálogo e não apenas de conversas de bastidores e ordens secretas, como fez mais uma vez no episódio de Paulo Duque.

Anônimo disse...

boa tarde,soube hoje que os enfermeiros(oficiais) das upas estão recebendo por 24 horas extras de trabalho 2.700 reais a mais,os técnicos de enfermagem(sgts e cbs) 1.500 reais,e os médicos 4.000 reais por cada 12horas!!!!!

Anônimo disse...

ele está com meda dos servidores!!!!

Anônimo disse...

É típico do Cabral, não aceita ser contrariado. Sérgio Cabral só será reeleito, se os servidores estaduais forem impedido de votar. Nunca vi um governador debochar tanto de seus funcionários com esse, espero que esse ditador......... chega!!!!!!!!
Minha vontade é xingar esse ...., mas em respeito a todos,fico por aqui!!!!!!

Anônimo disse...

SE FALTAM MATERIAL E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA O TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE, QUEM É QUE ESTÁ PONDO EM RISCO A POPULAÇÃO? OS SEVIDORES DO ANDAR DE BAIXO OU O GOVERNADOR EO SEU SECRETÁRIO DE SAÚDE? QUEM É QUE TEM QUE SER PUNIDO POR "FALTA GRAVÍSSIMA"?

Anônimo disse...

A culpa é sempre do servidor, o desgoverno nunca tem culpa.
"TEM CÚPA EU CABRAL"

CABRAL, PEDE P/ CAGAR E SAI DE FININHO E VER SE NÃO VOLTA, NÃO VAI FAZER FALTA ALGUMA SEU ....

Anônimo disse...

Esse Sergio Cabral é um papagaio de pirata do LULA. O sonho dele é a reeleição; NUNCA TERÀ. É um debochado: tratar o funcionalismo do jeito que ele trata,e aínda pensa em se reeleger. Tá de brincadeira.

Anônimo disse...

Ele está desesperado,sabe que não será reeleito, o seu desempenho no governo é pífio, o pmdb faz um papelão no senado federal e o adversario será o garotinho, já perdeu.

Anônimo disse...

será que o CG, vai apoiar a o. padrão? bem, ele nunca atuou contra o jogo do bicho, enquanto comandou o BOPE e o @@BPM>