quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Novidade no combate ao crime, delação premiada é aprovada por analistas





Além do aumento da punição aos criminosos envolvidos com o crime organizado, o novo projeto de lei aprovado pelo Senado e que agora vai para a Câmara dos Deputados em Brasília prevê duas novidades no combate ao crime. Caso a proposta, feita pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), seja aprovada, as autoridades brasileiras finalmente poderão fazer uso da delação premiada e de agentes infiltrados. A notícia foi bem recebida pos especialistas em segurança pública.
"A delação premiada era uma necessidade muito grande, um avança em relação à postura anterior, que era a de não negociar com bandidos. As melhores informações sempre são de quem está dentro", disse a antropóloga Alba Zaluar, entre entrevista ao SRZD . Ela é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena o Núcleo de Pesquisas das Violências (NUPEVI).

O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP-RJ), que acompanha ações da Polícia Militar, também aprovou a iniciativa. Para ele, as autoridades precisam lançar mão de todos os recursos possíveis para combater o crime.

"Tudo que caminha no sentido de reduzir a sensação de impunidade é válido. Se uma pessoa é presa e ela é ligada ao tráfico ou a qualquer organização criminosa, ela pode dar informações que possibilitem a prisão de mais traficantes e a apreensão de drogas", explicou o deputado, ao SRZD .

Infiltração também é aprovada

Tanto Alba Zaluar quanto Flávio Bolsonaro também concordaram que a possibilidade de infiltrar agentes em organizações criminosas é uma melhoria no combate ao crime, mas a antropóloga fez ressalvas quanto ao risco que os infiltrados vão correr.

"A infiltração é muito perigosa, mas essa medida é um passo importante porque retira a necessidade de confrontar diretamente os traficantes, é uma ação de inteligência. O confronto direto põe em risco a vida de pessoas e também cria cicatrizes nelas", disse Alba Zaluar.

fonte - SIDNEY REZENDE

2 comentários:

Anônimo disse...

Crime contra os servidores do estado



A nota acima da jornalista Berenice Seara constitui um escândalo. Está certa a deputada estadual Waldeth Brasiel, do meu partido, o PR, em cobrar explicações.

É inaceitável, que o hospital do IASERJ, que pertence aos servidores do estado seja demolido pelo governador Sérgio Cabral, por mais que seja para doar ao Inca. Tão grave quanto isso é essa história dos R$ 10 milhões doados pela ALERJ para a recuperação do hospital, no ano passado.

O que foi feito com esses R$ 10 milhões todos nós temos queremos saber. Como fica o atendimento dos servidores do estado?

Isso é a demonstração definitiva, do quanto o governador Sérgio Cabral despreza o servidor público.

Anônimo disse...

PERGUNTE AO GOVERNADOR SOBRE OS 10 MILHÕES?

É ASSIM QUE TRABALHA O PMDB, O PARTIDO DA CORRUPÇÃO E DA BOQUINHA!