quinta-feira, 18 de abril de 2013

SUSPENSA A SOLENIDADE DO PATRONO DA POLÍCIA MILITAR




Acredito que todos saibam, principalmente os policiais militares, que todo ano a corporação homenageia Tiradentes, patrono das Polícias Militares, no local onde ele foi enforcado, nas escadarias do Palácio que leva o nome do Protomártir da Independência.
Antes, era uma solenidade que registrava a importância que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deferia ao seu patrono. A corporação militar incorporava um belíssimo desfile.
Com o passar do tempo, aquilo que imaginávamos ser uma tradição teve a sua dimensão diminuída para um ato mais simplório. Se antes escolas com jovens, crianças e adolescentes eram trazidos, nos últimos anos a solenidade se restringiu praticamente à posição de coroas de flores em torno da estátua de Tiradentes, local onde ele foi sacrificado.
Tiradentes é a referência maior também da luta do povo brasileiro pela afirmação da sua independência. Aliás, depois de muitas humilhações a quem vem sendo submetida a Polícia Militar, a começar pela divulgação da demolição do seu Quartel-General, um prédio histórico, agora chega às minhas mãos o boletim da Polícia Militar, suspendendo a solenidade no próximo dia 21 de abril.
Não haverá mais solenidade. Poderia, nesse caso, o Comandante da Polícia Militar, dizer simplesmente que a homenagem não é mais necessária; que Tiradentes para ele nada mais representa em relação à corporação que ele comanda. Mas dizer que a suspensão da solenidade se dá por medida de economia, chega a ser de um ridículo que não tem tamanho. Não sei se pelo menos parte daquilo que dizem que está sendo transferido para os cofres da Polícia Militar com a venda de vários quartéis não poderia ser utilizada para a realização da homenagem.
De qualquer maneira,  existe uma expressão que diz: “Cada um dá o que tem”. Lamento profundamente que, sob o comando do Coronel Erir da Costa Filho, na Polícia Militar, Tiradentes vá ser mais uma vez sepultado, mais uma vez esquecido. É uma demonstração de desrespeito, de insensibilidade e de desprezo em relação a outros valores que devem ser cultuados na corporação.BLOG DEPUTADO PAULO RAMOS

8 comentários:

Anônimo disse...

Percebo que toda a tradição e história da briosa está ameaçada. O QG foi vendido e outros quartéis. Não haverá também desfile no sete de setembro. Portanto o militarismo na PMERJ só serve para reprimir e reprender. O último a sair por favor apague a luz.

Anônimo disse...

Que se foda a Briosa! História? Só se for dos abusos cometidos contra os praças... lugar de ratazanas velhas... símbolo de poder de oficial que só faz MAMAR nas tetas do estado. JÁ DEMOROU MUITO TEMPO EM PÉ. QUE VENHA ABAIXO O QUANTO ANTES!!! VIVA AO NOVO!!!!

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 21:55. Foda-se a tradição. Isso não serve para porra nenhuma, só para a sociedade criticar a PM. precisa mudar mesmo. Muita merda acumulada.
Tem que acabar essa porra de militarismo. Eu prefiro passar a a condição de civil, sem tem que bater continência para oficial filho da puta, que te prende por babaquice militar. Não vejo essa escrotidão com os inspetores da PC. melhor todo mundo ser policial civil mesmo. E que se fodam os coronéis.

Anônimo disse...

Não vêem escrotidão nas outras forças de segurança, aqueles que se escondem, porque ela existe SIM, na PC, na SEAP, no Eb, na AER, na Mar e em todos os níveis de segurança, seja estadual ou federal, o militarismo é muito RUIM mesmo, pois é excesso de força militar, e tudo que é em excesso é RUIM, mas dizer que a História de uma pessoa ilustre como o nosso patrona da independência, é de uma pobreza de conhecimento inigualar, ligar a tradição aos Oficiais das Forças de segurança como se eles fossem os responsáveis pelas indisciplinas cometidas por uma minoria de militares que caiaram de paraquedas(desculpem os PQdts) e que só fazem besteiras e que em vez de escrever besteiras sobre a Corporação(PMERJ) de onde retiram sus parcos salários não tomam a vergonha na cara e estudam mais para galgar algo melhor dentro corporação. Tradição é mais do que importante, sem ela nenhuma organização ou Pais sobrevive, a história de cada um diz como deve seguir no futuro(tradição é isto) e não ficar maldizendo a casa que lhes dá comida e roupa, para vc e seus familiares, logo se não está satisfeito,como diziam os mais antigos: SE NÃO ESTÁ SATISFEITO, PEDE PARA SAIR. Vc Não é obrigado a ser militar, procure outra profissão, o Mundo sempre foi assim e sempre será(Guerreiro é Guerreiro=MILITAR/IG) e o resto é serviçal. Militar há 42(quarenta e dois) anos com honra....

Anônimo disse...

Me surpreende a hipocrisia e total falta de amor a Corporação alguns comentários que li aqui. Estranho é presenciar praças e oficiais da Corporação criticarem o militarismo pois afirmam que causam submissão, mas para quem já teve a oportunidade de trabalhar a disposição de outros órgãos, ou observa a atuação de órgãos diversos que contam com o serviço de policiais militares, presencia um show de submissão e subserviência, policiais militares que dentro da Corporação reclamam da disciplina e hierarquia, correndo para abrir primeiro a porta do chefe do departamento, servindo café com a maior maestria ou servindo de babá para filhos de juízes e como carregadores de sacola para as madames esposas de dignitários. Ou vocês acreditam que a presença de policias militares trabalhando a disposição de outro órgão é fruto de sua competência. Se não quer estar sujeito a hierarquia e disciplina, procure outra profissão que tais valores não são cultuados, mas te asseguro será difícil de achar.

Anônimo disse...

Os que são contra as mudanças estão acostumados a mesmise de sempre, se fica como está reclama, se muda reclama, as polícias desenvolvidas do mundo, são desenvolvidas porque mudaram tecnicamente, administrativamente etc, sou a favor da demolição do QG, como querer uma polícia avançada, tecnologiacamente evoluída com um prédio arcaico e ultrapassado como o QG??? Estamos no século XI.

Anônimo disse...

ESTOU TENDO INSÔNIA,POR CAUSA DA DEMOLIÇÃO DO QG.NUNCA MAIS VOU VER OS CORONÉIS NAS SACADAS DO 2 E 3 ANDARES.QUE SAUDADE DESTA VISÃO BONITA.

GLADIADOR disse...

Aos anônimos Oficiais encubados que ainda insistem em defender este militarismo arcaico e covarde que só serve para interesses próprios utilizado para seus anseios e vaidades e também como forma coercitiva,além de estar em desacordo com nossa CRFB/88.
Este militarismo vem se arrastando desde a época do Império e a verdade é que os oficiais(minúsculo mesmo),não querem que ele acabe ,pois se isso acontecer eles perderiam as suas prerrogativas que o oficialato lhes proporcionam,não vou enumerar aqui pois levaria muito tempo e acredito que muitos já saibam.
É melhor abrir a porta pra um Juiz e ser tratado com respeito e dignidade ,do que ser motorista particular de esposa de Coronel(que se acha a 1ª dama)ou de Coronel que com nível de escolaridade médio(2º grau)mesmo exigido para praças,se acham os donos da PMERJ,eu não fiz concurso pra ser motorista de coronel,de esposa,filhos ou que seja,e se existem policiais adidos a outros órgãos é por conveniência da própria Instituição,existem oficiais lotados em vários Órgãos,Gabinetes de Políticos isso não foi comentado.
Os oficiais jamais serão comparados a Delegados ou Juízes ,já tentaram mais não conseguiram,pois seria até imoral um Delegado que tem que ser Bacharelado em Direito,estudar 5 anos em uma FACULDADE estar sempre se atualizando e passar num concurso amplamente disputado,atualmente comparado aos dos Promotores de Justiça ver um Coronel,nível médio de escolaridade querer usufruir das mesmas prerrogativas sejam funcionais ou financeiras.
A ESFO tem formação a nível médio que é o requisito para ser oficial da PMERJ,com 3 anos mesmo tempo de formação de nível médio escolar,um aluno oficial é formado e irá para um Batalhão sem saber do que realmente é ser policial,pois só aprendem o RDPM e ESTATUTO DA CORPORAÇÃO,irão comandar policiais com mais de 20 anos de polícia e com um regulamento arcaico que eles defendem e utilizam com unhas e dentes,mais utilizando de forma desproporcional e covarde.
Enfim,foi dito aqui " quem não está satisfeito procura outra coisa",mais é realmente isso que eu e muitos policiais estão fazendo,me formei em Direito e estou só aguardando convocação da PF,espero encontrar muitos oficiais corruptos pela frente,nesta nova fase da minha vida,a recordação que eu tenho da PMERJ é a melhor possível,aos honestos praças minhas continências e respeito para sempre,para os oficiais carrego as lembranças de injustiças e covardias praticadas e o desejo de encontrar muitos,certo que isso será inevitável.