quinta-feira, 23 de julho de 2009

Defensoria Pública vai pedir indenizações a pacientes da gripe no Rio

BRASÍLIA - O defensor público da União no Rio de Janeiro, André Odarcgy, informou nesta quinta-feira que vai entrar entrar com ação civil pública por danos morais e materiais contra os governos federal, estadual e municipal por possíveis prejuízos às vítimas da influenza A (H1N1) – gripe suína – atendidas nas redes públicas sob responsabilidade dos três entes federativos.
Qualquer pessoa que se sinta mal atendida nas unidades oficiais de saúde pode conseguir, pelo telefone (021) 2517.3301, a relação de documentos a providenciar para aderir à ação, válida apenas para residentes no município e no estado. As adesões serão aceitas até 30 de setembro, quando a Defensoria Pública recolherá toda a documentação para dar entrada na Justiça, em outubro.
“Somente para ilustrar a total falha do sistema de atendimento de saúde pública, ontem (22) foram confirmadas mais quatro mortes, somente no Rio de Janeiro, uma delas grávida de sete meses, cujo bebê não sobreviveu”, diz o texto distribuído à imprensa pela Defensoria Pública.
“Embora tenha procurado os hospitais públicos por diversas vezes e em vários dias, bem como hospital da rede privada, ela não foi internada e não recebeu o medicamento antiviral (Tamiflu ou Relenza)”, acusa o defensor André Ordacgy.
Segundo ele, esse caso, somado a muitos outros, mostra que a política estatal de tratamento da saúde não é a mais adequada. "Além disso, o medicamento antiviral, vendido sob prescrição médica, não é disponibilizado para a maioria dos pacientes suspeitos de contágio por gripe suína, porque o governo federal o retirou das farmácias, impedindo o livre acesso da população.”
De acordo com o documento distribuído hoje, a Defensoria Pública da União descobriu que a farmacêutica GlaxoSmithKline Brasil ofereceu o medicamento Relenza, “tão eficaz quanto o Tamiflu no tratamento da gripe suína, ao Ministério da Saúde neste trimestre, e o governo informou que tinha um estoque confortável e não via necessidade de compra no momento”.
Conforme o defensor público, infectologistas apontam a necessidade de estoque para tratamento equivalente a 10% da população, em caso de epidemia: “Ou seja, se o Brasil tem cerca de 180 milhões de brasileiros, precisaríamos de tratamento medicamentoso inicialmente para 18 milhões de pessoas. O governo federal tem cerca de pouco mais de 9 milhões de tratamentos para a gripe suína”.
Os interessados em aderir à ação movida pelo defensor André Ordacgy deverão apresentar cópias de todos os documentos pessoais, mais atestados médicos, comprovantes de atendimento com os sintomas da gripe suína, de residência e assinar declaração de veracidade das informações.

Luiz Augusto Gollo - Agência Brasil

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma verdade é incontestável, nada mais podemos esperar do atual governo estadual, que deixa, sobretudo na Polícia Militar, um legado de destruição institucional e de descaso com os Policiais Militares.
Nesses 17 meses restantes de Sérgio Cabral (PMDB), vamos devolver a ele e a seus seguidores (subservientes de plantão) o que ele nos deu, vamos trabalhar contra ele, diariamente.
Policial Militar, Policial Civil, Bombeiro Militar, Médico, Professor, funcionários públicos em geral do Estado do Rio de Janeiro, cada um de nós É UM FORMADOR DE OPINIÃO, vamos fazer uso da nossa força, para que o próximo governador nos dê o nosso real valor.
A PARTIR DE HOJE nos quartéis, nas ruas, nas escolas, nos hospitais, nas delegacias, nas salas de aula e em todas as repartições públicas, vamos iniciar uma cruzada cívica:
- VAMOS FALAR PARA O POVO FLUMINENSE O QUE FOI O GOVERNO SÉRGIO CABRAL (PMDB)!
Funcionário público, não perca uma única oportunidade, fale a verdade, ou seja, que Cabral foi um desastre, o maior desastre já experimentado pelo funcionalismo público estadual e por toda a população do Rio de Janeiro.
Na praia, na esquina, no futebol, no samba, em qualquer lugar, fale sobre Sérgio Cabral (PMDB) e o seu "desgoverno".
Fale dos milhares de assassinatos, do "tiro, porrada e bomba" e dos salários famélicos pagos ao funcionalismo.
NÃO ACREDITEM MAIS EM QUALQUER PROMESSA OU DESCULPA, O GOVERNO ACABOU, GRAÇAS À DEUS!
Vamos sobreviver nestes 17 meses que faltam, e celebrar no dia 1 de janeiro de 2011, o nosso renascimento, a nossa força que fará com que Cabral não chegue nem ao segundo turno.
VAMOS DESTRUIR POLITICAMENTE QUEM MENTIU E QUEM TIRA O ALIMENTO DA MESA DA NOSSA FAMÍLIA.
CABRAL NUNCA MAIS!
Agindo assim, o próximo governador saberá quem somos nós e o que podemos fazer.
Fale a verdade, isso é mais que suficiente para destruir politicamente Sérgio Cabral (PMDB).
CABRAL NUNCA MAIS!
JUNTOS SOMOS

Anônimo disse...

Mudança na punição de PMs: Policial deve continuar prestando serviço à população

O chefe da assessoria de comunicação social da PM, major Oderlei Santos, garante que o Regime Disciplina da Polícia Militar já previa que os comandantes de batalhões avaliassem a necessidade da prisão administrativa. A praxe, entretanto, acabava sendo ...
pela encarceramento.

A partir de agora, o que o comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, determinou é que o militar responda pelo crime sem a necessidade da prisão. "Isso é competência do comandante-geral sim. Não há uma mudança, estamos trabalhando com o que o RDPM já previa", afirmou Oderlei. Segundo o oficial, a reivindicação do fim da prisão administrativa era da tropa. Além disso, permitirá que o PM continue sendo útil à corporação. O que não significa que o militar não responderá pelas acusações.

Anônimo disse...

Atenção para as promoções na PM, Big Foot determinou que um amigo seja promovido a full, isso é uma vergonha.

Anônimo disse...

o Depuatado Wagner Montes está certo quando diz que a mudança do RDPM é um ato do Governador, porém quero saber porque o antigo RDPM (6.579) está em vigor, já que ele foi revogado pelo Decreto da ex- Governadora Benedita, e não poderia retornar, somente se fosse feito um novo decreto com alguma alteração, ocorre que todas as punições sofridas pelos policiais militares desde 2002 até o ano de 2009, estão incorretas, pois esta regido pelo antigo RDPM, caros praças, se todos entrarem com requerimento pedindo a anulação dos corretivos e entrarem na justiça exigindo tal feito, a Corregedoria terá que limpar a ficha dos PMs, e mais, se impetrarem uma ação de abuso de autoridade ao Comandante que aplicou a sanção disciplinar e ressarcimento financeiro ao Estado por ter tido sua liberdade privada pelo ato do Comandate que o puniu, todos vão ganhar o direito na justiça....então amigos praças e oficiais que foram arbitrariamente punidos pelo RDPM atual, tratem de se manisfestarem e dê entrada na secretaria ou na P/1 da unidade pedindo a anulação da punição, se perceberem as punições da Corregedoria publicadas em bol PM estão vindo baseadas no estatuto e não fundamentada no RDPM.....abram o olho....com essa brecha do RDPM, muitos excluídos poderaõ voltar....é só seguirem o caminho certo...
" Fui Punido no carnaval por chegar atrasado e o atual Comandante do 1°CPA me aplicou 10 dias de detenção, tive que cumprir a punição, mas recorri e com um Habeas Corpus na AJMERJ a Juíza entendeu que foi arbitrariedade do "tal" Comandante e não completei o corretivo, moral da história, vou empurrar um abuso de autoridade nele, como um atraso pode valer 10 dias Detido, que dosagem é essa da minha punição, Comandante que me puniu nos veremos nos tribunais.....
Sofredor do Estado