sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Justiça decreta prisão de PMs da UPP da Cidade de Deus

A Justiça decretou a prisão dos três policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, acusados de espancar e desaparecer com Gilmar da Silva Barreto, de 34 anos. Dono de ferro-velho na comunidade, Gilmar está desaparecido desde a madrugada de terça-feira, quando foi detido pelos PMs por dirigir sem documentos.

Os soldados Wllisses Resende Nascimento, Maiko Menezes de Azevedo e o recruta Rafael Guimarães Santos estiveram no Hospital Central da Polícia Militar, onde fizeram exame de corpo de delito e seguem para o Batalhão Especial Prisional (BEP).

Corpo na mala

Segundo contou seu irmão de Gilmar, o pedreiro G., 31, em depoimento à Corregedoria da Polícia Militar, os PMs exigiram dinheiro para liberar Gilmar e o veículo. Sem dinheiro, ele foi espancado na frente dele e de outros parentes.

Os policiais disseram que levariam Gilmar para a 32ª DP (Taquara), mas, na última vez que G. viu o irmão, Gilmar estava sendo colocado no porta-malas de um Gol que deixou a Cidade de Deus dirigido por um dos PMs. O carro e Gilmar ainda não foram localizados.

O GPS da viatura dos três soldados da UPP Cidade de Deus registra que a patrulha não saiu da comunidade. O comandante da UPP, capitão Felipe Carvalho, depôs ontem na Corregedoria e entregou as armas dos soldados Wllisses e Maiko — o terceiro policial não foi reconhecido.

Medo da morte

Sem notícias de Gilmar, parentes do dono de ferro-velho na Cidade de Deus abandonaram a comunidade por conta própria, apesar de a Secretaria de Assistência Social dizer que retirou a família do local e já a incluiu no programa de proteção à testemunhas.

“Estamos com muito medo de morrer”, admitiu o pedreiro G., 31 anos.

Ainda segundo ele, eram 2h de terça-feira quando um PM bateu na porta de casa, na Cidade de Deus, e o acordou, dizendo que tinha prendido o irmão, que dirigia sem carteira. “Ele dizia que a gente ia ter que ‘desenrolar’ para não levá-lo pra delegacia”.

“Quando me aproximei da viatura, vi o Gilmar com várias marcas no rosto e algemado no banco de trás. Ele pedia pelo amor de Deus para que eu não deixasse os PMs levá-lo porque o matariam”, revelou G., que convenceu os policiais a deixá-lo ir junto até a delegacia.

G. ainda contou que, pouco à frente, os PMs pararam o carro, na localidade conhecida como Porteira. Voltaram a espancar Gilmar e exigiram R$ 5 mil para liberá-lo. Se o dinheiro não ‘aparecesse’ em 20 minutos, toda a família seria morta.

G. fez ‘vaquinha’ entre vizinhos, mas só conseguiu R$ 300. “Vi os PMs usando pedaço de pau para bater no meu irmão, dentro do porta-malas, antes de saírem”. Gilmar era casado, tinha dois filhos e a mulher está grávida.

O Dia


12 comentários:

Carlos Aceveda disse...

A situação não é mais a mesma, alguns policiais ainda não perceberam isso. A imprensa está em cima, celulares com câmeras em todo lugar e a internet vigiando tudo.

Enquanto isso os poderosos, coronéis e delegados com cargos comissionados precisam entregar algumas cabeças para satisfazer a mídia e poderem, eles, continuar seu conluio com traficantes, milicianos, bicheiros, contrabandistas, etc.

Entregando soldados e sargentos eles dão a impressão de que estão “moralizando” a tropa.

Acabou o tempo do arrego, acabou o tempo do faroeste, o policial que ver a coisa errada tem de levar para a delegacia e ferrar o malandro. Este dono de ferro-velho embriagado, sem habilitação e com carro sem documentação estava todo errado, se tivesse sido levado para a 32ª iria ficar encrencado e os PMs manteriam seus empregos e passariam o Natal com a família.

Se liga puliçada, as únicas cabeças que vão rolar são as de vocês.

Anônimo disse...

Sobre caso da CDD.
Nenhum comandante ensina para o seu comandado sobre qualquer tipo de violação de direitos. CEL SEABRA
Mas eles mesmos violam nossos dirietos como policial militar!

É muita hipocrisia!!!

Anônimo disse...

O soldado da Polícia Militar, Jeferson da Fonseca Chaves, de 30 anos, lotado no Regimento de Polícia Montada Enyr Cony dos Santos (RPMont/CECS), em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, foi morto na porta de casa. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira, em Realengo, também Zona Oeste.

De acordo com policiais do 14º BPM (Bangu), ele foi abordado por bandidos armados na Rua Marechal Modestino, próximo a Praça dos Cadetes e a estação de trens do bairro, por volta de 21h30.

Ainda segundo a polícia, os criminosos teriam tentado levar o Gol preto de Jeferson e o acabaram identificando como PM. O militar foi atingido com tiros na cabeça. Levado para o Hospital Albert Schweitzer, no mesmo bairro, ele não resistiu. Os bandidos não levaram o veículo.

somos caçados pelas ruas e quem se importa????

Anônimo disse...

Gilmar era meu amigo nunca fez mal uma mosca, era pobre mais ajudou muito mendigos de rua, esse povo sofrido e q estão de luto por sua morte,ele não tinha carteira de motorista porq não tinha condições de pagar, era analfabeto. ele não será vingado porq não era juiz, nem msm policial, era apenas um pobre infeliz querendo viver do jeito mais simples e feliz.... Deus fará justiça a sua morte!

Anônimo disse...

Gilmar era meu amigo nunca fez mal uma mosca, era pobre mais ajudou muito mendigos de rua, esse povo sofrido e q estão de luto por sua morte,ele não tinha carteira de motorista porq não tinha condições de pagar, era analfabeto. ele não será vingado porq não era juiz, nem msm policial, era apenas um pobre infeliz querendo viver do jeito mais simples e feliz.... Deus fará justiça a sua morte!

Anônimo disse...

esses policias vagabundos assassinos matou um pai de família trabalhador, esse covardes, bandidos eles q mereciam esta presos, sao pior q o nem da roçinha q nunca matou trabalhadores...

Covardes bandidos ladroes....

Gilmar era trabalhador hulmide
nunca roubou nem nunca matou niguem...

não tinha 5 mil reais pra dar esses bandidos, eu estou de coração partido de ter q aceitar a morte de um homem nobre como Gilmar!

Anônimo disse...

Suicida que vc vai pra o mesmo lugar desse pilantra,ou seja sentar no colo do capiroto. msg para o defensor de vagabundo das 22:57.

Anônimo disse...

esses policiais vagabundo safado tem que bota eles no paredão e fuzilar,eu conhecia o gilmar ele vivia numa situação a baixo da pobreza.Gilmar foi execultado por ser pobre e não ter cinco mil reais pra dá esses policiais safado vagabundos e hordinários!!! meu deus q e melhor policia ou bandido? fica a opção de bandido....

Anônimo disse...

SE os policiais da upp da cidade de DEUS já tão matando seus moradores humilde imagine a policia que fica no asfalto, tem que aniquilar esse vagabundo fardado!! GILMAR não merecia essa covardia, ele era humilde e trabalhador...

Anônimo disse...

policiais vagabundo da upp da cidade de DEUS, mata trabalhador vocês matam,Quero ver subir o morro p prende traficantes? policiais que mataram o gilmar vai pegar vagabundo seu covardi seu bosta seu merda matou um pai de familia

marcos antonio disse...

AO receber a noticia verdadeira de que o traficante FRANCISCO BONFIM LOPES O NEM da rocinha tinha sido capturado na lagoa bairro da zona sul do RIO, O secretário de segurança publica do rio José mariano beltrame é o governado Sergio Cabral já pedia a transferência do bandido para um presidio de segurança máxima em outro estado, ENTÃO bel-trame pede pra leva os vagabundos psicopata ULISSES RESENDE NASCIMENTO é MAIKO MENESES DE AZEVEDO pra presidio de segurança máxima, lugar de criminoso e lááá ok!!!

Anônimo disse...

Acho isso perda de tempo querer julgar alguns policias, povo deixem que a justiça julgem, porque agente não sabe o dia de amanhã !