segunda-feira, 16 de junho de 2008

DESGOVERNO.

A vida é bela! Nosso governador está fazendo um tour pela Europa.


Passividade
A pergunta que se impõe nessa história envolvendo o Exército e os três jovens do Morro da Providência mortos por traficantes é a seguinte. O governo do estado, através da Secretaria de Segurança, fora consultado de antemão sobre a presença dos militares no Morro da Providência?Se foi, cadê o convênio celebrado entre o estado e o Ministério da Defesa formalizando a presença dos militares na comunidade?Essa história está me parecendo que o Planalto mandou o Exército assumir o controle do morro, o governador Sérgio Cabral consentiu sem nada falar, por entender que qualquer objeção ao projeto de envio da tropa poderia causar algum constrangimento na relação entre Lula e o estado.

http://www.blogdogarotinho.com.br

Enquanto isso, no Rio!
O clima ficou tenso em frente à sede do Comando Militar do Leste. Onde cerca de 200 moradores do Morro da Providência, foram após o enterro dos três jovens que teriam( ? ) sido entregues por militares do Exército a traficantes do Morro da Mineira. Portando faixas e cartazes e com gritos de justiça, eles chegaram ser repelidos pela Polícia do Exército com bombas de efeito moral. Houve correria e algumas pessoas acabaram sendo pisoteadas. Oito helicópteros sobrevoam o local e dezenas de policiais militares reforçam o policiamento, usando cacetes e escudos.

Cortejo (Isso tudo é surreal! )
Sete onibus lotados e onze motos no cortejo até o cemitério. A PM aconselhou a irem pelo Rebouças, pois poderia haver represália se fossem pelo Santa Barbara, pois é área de dominio da facção rival da mineira. O comércio nas redondezas do São João Batista fecharam as portas.


"EXÉRCITO FAZENDO SERVIÇO DE PEDREIRO"

O Projeto do Cimento Social tem por objetivo ajudar as famílias da comunidade do Morro da Providência a concluir suas casas com estabilidade estrutural e condições sanitárias visando uma melhor habitabilidade.
O projeto pretende também instalar postes de iluminação, criar um sistema de proteção para a rede elétrica e telefônica, e promover o reflorestamento em algumas áreas. Até aí , tudo bem!
Mas o quê faz o Exército no projeto Cimento Social no Morro da Providência no Rio?

Notas sobre o episódio

"O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, divulgou nota criticando o envolvimento de militares do Exército no caso. De acordo com ele, é inadmissível que os militares sejam utilizados como seguranças num projeto eleitoreiro de um candidato a prefeito".

"O governador Sérgio Cabral chamou de marginais os militares que teriam agido no Morro da Previdência".