sexta-feira, 13 de junho de 2008

MILÍCIANOS X TRAFICANTES

Comandante-geral da PM diz que milícias estão diminuindo no Rio.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilson Pitta Lopes, afirmou que, na avaliação da Polícia Militar, as milícias estão diminuindo no Estado do Rio.
- Na área de inteligência da Polícia Militar, nós não vimos crescimento. Ao contrário, se os senhores perceberem o combate que tem sido dado diuturnamente, temos visto que elas estão diminuindo.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/06/13/comandante-geral_da_pm_diz_que_milicias_estao_diminuindo_no_rio-546789310.asp

Beltrame visita delegacia que teria sido atacada por milicianos.
O secretário de Segurança Pública, Beltrame, visitou a 35ª DP em Campo Grande nesta sexta-feira para dar apoio aos policiais e mostrar que "a luta está apenas começando". Beltrame enfatizou que o ataque sofrido pela delegacia não vai intimidar o trabalho da Secretaria de segurança, e sim "alavancar as ações".
Ele revelou que o serviço de inteligência da Polícia civil descobriu, um plano das milícias da região para executar delegados da 35ºDP de Campo Grande e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado - DRACO -, que investigam a ação das milícias. Os paramilitares teriam se reunido na noite do ataque à bomba na Favela Vilar carioca, em Campo Grande, e oferecido R$ 1 milhão para a execução dos policiais.
http://odia.terra.com.br/rio/htm/beltrame_visita_delegacia_que_teria_sido_atacada_por_milicianos_178058.asp
Cabral: "Milicianos devem ser tratados como traficantes".
Ele afirmou que o governo não vai tolerar nenhum tipo de poder paralelo. Para ele, o parlamentar que estiver envolvido em delito deve ser tratado como criminoso.
“Nós não vamos tolerar nenhum tipo de poder paralelo no Rio de Janeiro. Pode ter mandato, pode não ter mandato. Qualquer atitude marginal, qualquer atitude contra a nossa sociedade, de onde partir, terá a nossa reação. Prova disso é que existem políticos com mandato presos, envolvidos com a milícia. Não há distinção, com ou sem mandato. Se comprovarem que essas ações foram promovidas por algum parlamentar, será tratado como um criminoso qualquer. A mesma linha de conduta para o tráfico, teremos para a milícia”, disse.
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL598671-5606,00.html
Repercussão internacional.
A repercussão da tortura sofrida por uma equipe de O Dia na favela do Batan levou o jornal americano The New York Times a produzir uma reportagem afirmando que as milícias já substituem os traficantes como os "reis que controlam muitas das favelas cariocas e seus negócios ilícitos, frequentemente com ligações com policiais e políticos".
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/06/13/milicias_substituem_traficantes_como_reis_do_crime_no_rio_diz_nyt_-546787537.asp