segunda-feira, 9 de março de 2009

A LEI DA MORDAÇA

PM pune mais um policial por se expressar em blog
Punir policiais por se expressarem em blogs na internet é muito mais fácil do que oficiais da PM que fazem "bico" para empresas de segurança privada contratas pela Liga das Escolas de Samba do Rio.
Acabo de saber que amanhã às 8h o coronel Ronaldo Antonio de Menezes vai se apresentar no 12o BPM (Niterói) para quatro dias de cadeia em consequência de punição disciplinar imposta pelo comando-geral da PM simplesmente porque publicou um artigo no blog do Coronel Ricardo Paul.
Eu já perdi a conta de quantos policiais militares foram punidos por se expressar na internet. Essa prática teve início na gestão do atual comandante-geral da PM, coronel Pitta, que se mantém impermeável nas relações com a sociedade, por meio da imprensa.
Infelizmente o governo Sérgio Cabral - um democrata e filho de democrata - terá em sua conta uma das gestões mais autoritárias da Polícia Militar, justamente quando a corporação está prestes a completar 200 anos.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/post.asp?t=pm-pune-mais-um-policial-por-se-expressar-em-blog&cod_Post=167147&a=135

O coronel na prisão
Nesta terça-feira, acontece um fato tão raro quanto alinhamento de planetas: um coronel da PM do Rio vai começar a cumprir quatro dias de Detenção no quartel do 4º CPA em Niterói. O oficial chegará fardado e prestará honras à bandeira nacional antes de se recolher.Por uma dessas trágicas coincidências, o preso ficará na última unidade que comandou; é o coronel Ronaldo Antonio Menezes. A razão da prisão é o artigo escrito por Menezes em abril de 2008, publicado no blog do coronel Paúl:http://celprpaul.blogspot.com/2008/05/perversidade-do-bico-e-privatizao-da.html
Se Menezes é o único coronel preso na PM do Rio, podemos todos ficar aliviados: não há mais nenhum coronel suspeito na corporação. Ninguém recebe do jogo do bicho, nenhum coronel tem envolvimento com caça-níqueis, nenhum é amigo das vans. Temos apenas Menezes como "facínora".Outro desses "bandidos" é o major Wanderby Braga de Medeiros.Wanderby foi covardemente excluído do quadro de acesso. Seu nome foi colocado na vala comum de nomes em desvio de conduta. A PM sinaliza algo parecido com o que sinalizou o bispo de Recife e Olinda quanto ao estupro da menina de nove anos, como se a corporação tivesse um Direito Canônico, e não um direito a partir da democracia. Ou seja, estuprar a menina pode. O que não pode é tentar abortar o resultado deste estupro. E estupro com camisinha não pode. Pelo direito canônico da PM, cometer atos de desvio de conduta que atraiam as críticas de toda a sociedade é muito menos grave do que expurgar as irregularidades. Ou seja: inverteram-se de vez os valores.
É uma pena que a grande imprensa não mostre tal inversão.
http://gustavodealmeida.blogspot.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

FALAR A VERDADE NO BRASIL DE HOJE É PROIBIDO.

Anônimo disse...

Um homem ainda não identificado procurou o quartel do Corpo de Bombeiros, em Benfica, na manhã desta segunda-feira, pedindo ajuda para ser levado para um hospital. Ele contou que foi torturado por traficantes do Morro da Mangueira, e tinha conseguido escapar. Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro e o caso será registrado na 17ª DP (São Cristóvão).

Anônimo disse...

acabem com essa polícia militarizada e a coisa anda!!!!!

BirdBardo Blogger disse...

não pode se manifesar em público e até msm na internet!!! Quei nstitução carente de renovação...

Anônimo disse...

É realmente lamentável que a verdade dita com clareza e sabedoria, e em tom social e filosoficamente corretos seja tratada com chumbo na espinha erguida de quem o faz com clareza.
Coronel Menezes, sou oficial PM no nordese do Brasil, e tenho certeza que este fato insólito, sua punição, apenas serviu como mais um instrumento de divulgação dessa causa que não é só dos policiais militares dignos, mas de toda a população brasileira.
O poder e a falsa capacidade de comando tiram a clareza do pensar de seres comandados em última instância, e os deixa cegos à realidade, como a conseguida com essa estúpida determinação do Alto Comando ou Secretaria de Governo. Que sua voz e determinação possam alçar voos mais altos a partir de então.
Força e Paz!