sábado, 4 de maio de 2013

Defensoria Pública pedirá que o governo seja responsabilizado por atitude dos policiais


O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública vai requerer à Justiça que obrigue o governo do estado a indenizar moradores do Complexo da Maré que tiveram as casas invadidas quinta-feira, durante ação da Polícia Militar. Duas vítimas prestaram depoimento ontem à Defensoria e à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa (Alerj). O fotógrafo Bira Carvalho e o professor de geografia Bruno Leite denunciaram a ação truculenta de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Choque.
Bruno, que faz mestrado na UFRJ e dá aulas em escolas municipais do Rio, contou que os policiais arrombaram o portão de sua casa e reviraram todos os móveis. Segundo o professor, um dos policiais guardou na farda euros de uma viagem que ele fez à França. "Quando perguntei pelo dinheiro, ele me devolveu e disse que não precisava disso", contou o morador, que desabafou: "Não me sinto seguro na Maré. Os policiais anotaram todos os meus dados e sabem onde moro".
Perícia feita ontem na casa dos moradores que denunciaram os abusos comprovou a violação dos domicílios. "Há indícios de que as casas foram invadidas e reviradas", disse o delegado da 21ª DP (Bonsucesso), José Pedro Costa, responsável pelas investigações, que vai pedir à Corregedoria da PM o nome dos os policiais envolvidos na ação de quinta-feira.
A Polícia Militar abriu inquérito para investigar o caso. A Defensoria vai entrar com ação judicial para responsabilizar criminalmente os policiais. "Nenhum policial tem o direito de invadir à revelia a casa das pessoas sem mandado judicial. A lei é uma só. Se ninguém invade casa na Vieira Souto, não deve fazer o mesmo na Maré", disse o defensor público Henrique Guelber.

Um comentário:

GLADIADOR disse...

A Constituição Federal diz:"que todos são iguais perante a lei",quero saber,se quando um bandido invadir a minha casa ou de um cidadão de bem quem vai arcar com isso?