domingo, 5 de abril de 2009

DEPUTADO FEDERAL ROGÉRIO LISBOA - CASO LADEIRA DOS TABAJARAS

Segurança Pública

Os moradores de Copacabana viveram momentos dramáticos por conta do violento enfrentamento entre policiais e traficantes em plena hora do rush da tarde em uma das esquinas mais movimentadas do bairro. A PM cercou uma VAN onde estavam traficantes da Rocinha, resultando na morte de alguns marginais, a prisão de outros e a apreensão de armas, explosivos e munições.

A rotina de tiroteios e mortes já está presente no imaginário da população, mas em bairros distantes. Quando ocorre na porta de casa é que a “ficha cai” e fica clara a gravidade da situação de segurança pública no Rio de Janeiro.

Mais aterrador é constatar que a administração da segurança pública, apesar de correta e bem intencionada, não apresenta qualquer perspectiva de mudança do cenário atual, utilizando sempre as mesmas desculpas, os mesmos culpados e sem qualquer alternativa que pelo menos minimize o problema.

O discurso do secretário é de quem não sabe mais o que fazer mesmo depois de mais de dois anos de administração. Culpa os viciados como responsáveis pela situação. A Polícia nunca tem efetivo...

Só não se lembra da endêmica corrupção policial, que a investigação inexiste porque os investigadores estão pelos morros fantasiados de “Rambo” dando tiros por todos os lados e que a Polícia Técnica cai em queda livre.

Mas é mais fácil agir assim. Investigar demanda custo, estudo, ciência, tecnologia e é avessa a pirotecnia e a soluções paliativas. O “combate” gera os heróis e enche as páginas dos jornais que no dia seguinte vão embrulhar peixe e ainda engana a setores da classe média que só vem como solução o prende e arrebenta. E o círculo vicioso recomeça. Tráfico, corrupção, polícia, combate, mortes, notícias, tráfico.... Mas as soluções estão a caminho. Vamos formar mais 7.000 PM’s , vamos comprar mais armamento, vamos comprar mais viaturas e blindados. Enquanto isso os Diretores da Polícia Técnica e da Medicina Legal pedem demissão certos que estão ponto em risco as suas carreiras por não conseguirem nem controlar os seus próprios funcionários quanto mais inaugurar as suas propaladas novas instalações para terem melhores condições de trabalho.

Este ônus é duplamente do Governo do Estado por ter permitido a adoção pelos administradores da Segurança Pública de “estratégia” que há mais de 30 anos vem sendo aplicada na segurança pública sem qualquer sucesso e por colocar alguém para geri-la que não consegue observar a realidade apesar de estar cristalina a sua frente. Parece que o ditado se confirma: “para mal voador até as asas atrapalham”.


* Rogério Lisboa é deputado federal ( DEM-RJ)
http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2009/04/05/caso-ladeira-dos-tabajaras-174657.asp

21 comentários:

Anônimo disse...

A responsabilidade por havermos chegado ao triste ponto em que ora estamos é dos Oficiais da PM.

Talvez se nossos Oficiais estivessem menos presos às vaidades e às vantagens de cargos (e falo de vantagens lícitas), nossa amada Corporação estaria melhor e melhor servindo à sociedade.

É preciso continuar a luta, por mais inglória que seja.
Há estados em que a realidade é outra, muito melhor para todos (Oficiais, Praças e sociedade).

A culpa de uma empresa afundar não é de seus empregados e sim da diretoria, já que ela tem poder para fazer quaisquer mudanças necessárias para o bem da empresa. Sem comando, meus amigos, não chegaremos a lugar nenhum.

Enquanto os nossos comandantes só pensarem nos próprios bolsos, a PMERJ vai continuar a perder espaço para a concorrente que, temos que admitir, tem uma diretoria muito mais competente que a da PMERJ.

Anônimo disse...

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - VERGONHA NACIONAL

Anônimo disse...

Não devemos esperar nada nos 200 anos da PMERJ.

Anônimo disse...

A TROPA É O REFLEXO DO COMANDANTE

A farda modela o corpo e atrofia a mente!

Anônimo disse...

AGORA VEJAM BEM: TODA HORA NO CONGRESSO SE CRIA MAIS UMA LEI DEFENDENDO E PROTEGENDO OS BANDIDOS. DIREITOS HUMANOS SOMENTE PARA BANDIDOS. CHEGA…!!!
VAMOS DEFENDER OS TRABALHADORES. DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS. VEJA ESTE CASO:
NO NORDESTE, UMAS ADOLESCENTES PICHARAM O PISO DA ESCOLA COM PALAVRÕES CONTRA A POLÍCIA, POLICIAIS MANDARAM AS ADOLESCENTES LAVAREM O PISO, OS POLICIAIS FORAM PUNIDOS POR ISSO. DANDO ASSIM, RAZÃO PARA AS ADOLESCENTES, OU SEJA: INCENTIVANDO O CRIME.
A LEI SO DEFENDO OS BANDIDOS.

Anônimo disse...

sociedade e os formadores de opinão , falsos moralistas apenas criticam porque no campo da subjetividade é algo muito fácil de se falar e apontar soluções.

Será mesmo que a nossa sociedade de hoje está preparada para uma polícia honesta?

Será mesmo que o cidadão está preparado para largar de seus meios e conhecimentos para se esquivar de obrigações quando se comete um simples delito?

Pois quando a polícia começar a ser honesta de verdade e assim eu espero, tanto os cidadãos da Vieira Souto quanto os demais não serão diferenciados e responderão pelos seus atos , doa a quem doer.....

Eu quero saber se essas mesmas pessoas que adquirem facilidades através de seus conhecimentos conseguirão encarar essa realidade..

Anônimo disse...

A invasão do tabajara, estava sendo articulada a muito tempo, os traficantes da rocinha estavam tentando um contato com ppmm do 19, será que conseguiram? e se conseguiram quem foi o contato?,quem se comprometeu com os bandidos invasores? Vamos apurar Beltrame.

Anônimo disse...

Vamos espremer este imenso caroço e mostrar o pus. A invasão da rocinha no tabajara só aconteceu porque houve acordo com alguém, resta desvendar este mistério. Há mmuito tempo estes traficantes estão sondando para invadir este morro. Não existe meio bicha, meio honesto. se é para o jogo virar, vamos começar a ser honesto com a população. Não adiante as autoridades saberem e não dar publicidade, como foi o caso da 35 DP, lembram-se? Chegou a hora de sair de cima do muro, doa a quem doer secretário, vc irá continuar a ser respeitado.Aqui no batalhão todo mundo sabe da verdade e eu fico com vergonha de pensarem que estou envolvido neste esquema e futuramente minha família sentir vergonha de mim.

Raul Freire disse...

Concordo com o Deputado. O secretário de segurança está perdido,

Anônimo disse...

Está corretíssimo, a política do Sergio Cabral se baseia em fazer só o que dá mídia!

José Vicente disse...

O deputado Rogério Lisboa tá certo, o governo do estado está pobre e o serginho cabral não quer ver, só quer tapar o sol com a peneira.

Anônimo disse...

A posição do Rogério Lisboa está certa. O governador botou em prática o enfrentamento com bandido como se fosse a solução. Enquanto isso o pessoal da técnica fica abandonado!

Anônimo disse...

É isso aí! Fora Cabral e sua corja!!!

Anônimo disse...

Concordo com o Deputado! A corporação policial necessita do amparo governamental com urgência, esta que é uma das mais importantes profissões do mundo está esquecida, só nos lembramos quando queremos solucionar nossa própria lide. Vamos dar um basta na corrupção, vamos olhar para nossa segurança pública e valorizar esses heróis que querem dignidade de trabalho!!! Um policial dos Estados Unidos é uma autoridade máxima, respeitado e valorizado com seu devido louvor, aqui no Brasil, a mesma profissão, o taxamos de bandidos,corruptos, generalizando o que não passa de uma minoria, sim, acredito que seja minoria, pois existe muita gente boa, policiais militares e civis, que estão prestando concursos para outras áreas e temos hoje em dia bons exemplos de ex policiais, e vamos dizer o quê? que eles foram corruptos? se vendiam? lógico que não! Porém tiveram mais sorte do que seus "colegas" de trabalho. Vamos dar essa "sorte" para os poucos bons que restam!!!

Anônimo disse...

Esse governador não faz nada pela polícia! Só quer saber de passear, viajar!

Tamos fechados com o Dep. Rogério Lisboa, disse tudo!

Anônimo disse...

De nada adianta botar a PM pra subir os morros se o pessoal da técnica não tem como trabalhar, investigar.

Está certo o deputado!

Anônimo disse...

Mais uma vez o nosso Dep Federal Rogério Lisboa, se mostrou preocupado com o atual e o futuro do nosso Estado. É uma vergonha a arbitrariedade e o falso moralismo do governo na atual conjuntura. Que DEUS nos abençoe e guarde com saúde até as próximas eleições... Espero que os cariocas se lembrem dessas façanhas do atual governador e responda nas urnas de forma contrária à ele. Rogério Lisboa valeu por mais essa atenção. Obrigado! Fabrício Ferraz - Nova Iguaçu/RJ

google accounts disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
google accounts disse...

E tão fácil falar do atual governador que me sinto até envergonhado das qualidades que citarei: Ele é tão NADA, tão INEFICIENTE, falso MORALISTA, põe a polícia para invadir morros onde a maioria são cidadãos de bem, se o seu pai fosse falar dele hoje em uma coluna de um jornal, principalmente esse sendo o da REDE GLOBO que o esconde e o defende, o que seu pai escreveria deste governo de terror em todos os sentidos... Já andaram pelos hospitais públicosESTADUAIS sucateados, atendimento precário, falta medicamento e o que é pior médicos mal remunerados, não é só a saúde que anda mal das pernas por que a saúde nem pernas tem mais, e onde está o dinheiro que é destinado a segurança, saúde e educação, o dineiro gasto nas UPA's deveriam ser envestidos em hospitais e médicos já existentes, depois dizem que o povo é burro não sabe votar, mais burro ainda é quem não sabe administrar... É com um sonoro som que eu virtualmente digito fora CABRAL, aproveita e tenta participar desses tais big brothers, antes de disputar qualquer outra eleição!

WRO/BANGÚ disse...

E tão fácil falar do atual governador que me sinto até vergonha das qualidades que citarei: Ele é tão NADA, tão INEFICIENTE, falso MORALISTA, põe a polícia para invadir morros onde a maioria são cidadãos de bem, se o seu pai fosse falar dele hoje em uma coluna de um jornal, principalmente esse sendo o da REDE GLOBO que o esconde e o defende, o que seu pai escreveria deste governo de terror em todos os sentidos... Já andaram pelos hospitais públicos e UPA's que foram criadas ao lado de postos de saúde, mais gasto aos cofres públicos e por ai vai o GOVERNO CABRAL , que para sua consolação eu digo foraaaaa...!

Anônimo disse...

E tão fácil falar do atual governador que me sinto até envergonhado que citarei algumas qualidades do ilustrissimo: Ele é tão NADA, tão INEFICIENTE, falso MORALISTA, põe a polícia para invadir morros onde a maioria são cidadãos de bem, se o seu pai fosse falar dele hoje em uma coluna de um jornal, principalmente esse sendo o da REDE GLOBO que o esconde e o defende, o que seu pai escreveria deste governo de terror em todos os sentidos... Já andaram pelos hospitais públicos ESTADUAIS sucateados, atendimento precário, falta medicamento e o que é pior médicos mal remunerados, não é só a segurança que anda mal das pernas por que a saúde nem pernas tem mais, e onde está o dinheiro que é destinado a segurança, saúde e educação, o dinheiro gasto nas UPA's deveriam ser investidos em hospitais e médicos já existentes, depois dizem que o povo é burro por não sabe votar, mais burro ainda é quem não sabe administrar... É com um sonoro som que eu virtualmente digito fora CABRAL, aproveita e tenta participar desses tais big brothers, antes de disputar qualquer outra eleição!

16 de março de 2010 13:25