quarta-feira, 8 de abril de 2009

DEU NO REPÓRTER DE CRIME


Depois de ter determinado a prisão de um coronel honesto, por ter escrito num blog;
ter privado o acesso de outro oficial honesto ao quadro de oficiais, por sua militância "sindical";
ter impedido que policiais igualmente honestos falem de suas experiências como blogueiros;
ter sido conivente com oficiais que desfrutam de mordomias pagas pelo contribuinte;
e continuar ignorando a imprensa, numa contramão ao estilo do secretário de Segurança, José Marino Beltrame, que defendeu a transparência dos homens públicos em entrevista neste blog;
sabe qual foi a última do comando da Polícia Militar do Rio?

Convidar uma jornalista no exercício da profissão a se retirar do quartel-general, no Centro. E pior: no Dia do Jornalista, 7 de abril. Aconteceu ontem com a repórter Vera Araújo, que foi escoltada na entrada e na saída por policiais, como se fosse uma perigosa meliante. Vera foi quem fez a reportagem denunciando o segundo homem da cúpula da PM, coronel Davi, que recebia auxílio-moradia de R$ 900 e morava de graça numa casa que pertence à corporação.

O chefe do serviço de relações públicas da PM, Rogério Leitão, que também não responde a telefonemas deste blogueiro, autorizou a jornalista a subir, escoltada, e depois desistiu de falar com ela, sem nem mesmo dirigir-lhe a palavra. Com certeza, devia ter coisa mais importante a fazer do que atender a imprensa, que trabalha para levar informações à sociedade. Que informações? Que sociedade? Pelo jeito, o comando da PM está encastelado no quartel da Evaristo da Veiga e não está nem aí para a hora do Brasil. A sensação é de que a PM do Rio está totalmente fora do controle da Secretaria de Segurança do estado. E quem vai pagar por isso é a sociedade.
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/posts/2009/04/08/sabe-ultima-do-comando-da-pm-maltratou-uma-jornalista-no-nosso-dia-175721.asp

15 comentários:

Anônimo disse...

Essa é boa mesmo!

Anônimo disse...

Um policial militar do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do 4º BPM (São Cristóvão) morreu, no início da tarde desta quarta-feira, ao ser atingido por um disparo do fuzil de um PM da mesma companhia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, os policiais estavam na Rua Figueira de Melo, acompanhando oficiais de Justiça que faziam a reintegração de posse de um terreno da Cedae.

De acordo com as primeiras informações, um PM teria arriado e, acidentalmente, a arma teria disparado, ferindo o militar. O tiro perfurou o colete. O PM chegou a ser socorrido no Hospital Central da Polícia Militar, mas não resistiu. A SSP ainda não divulgou a identificação dos envolvidos.

Mas um bravo morre no cumprimento do dever!!!!

Anônimo disse...

Temos que fazer uma greve, não agüentamos mais este rdpm que só protege os oficiais corruptos e covardes. chega de humilhação!

Anônimo disse...

Os quarteis da PM são repartições públicas, impedir uma pessoa de entrar em uma repartição pública é um absurdo, principalmente uma profissional que está trabalhando, o governador tem a obrigação de tomar uma providencia, sob pena de passar para a população, que não tem autoridade quando se trata da cúpula da PM.

Matildebocao disse...

Solidariedade já

Elegância, honestidade e competência no QG da PM. Sabe o que fazem? Expulsam! A jornalista Vera Araujo, uma profissional que reúne estas três qualidades que TÃO BEM fariam a nossa Polícia Militar, foi convidada a se retirar do Quartel-General da PM na terça-feira passada, que vem a ser o Dia do Jornalista. É possível?
Nós, que trabalhamos no dia-a-dia do Rio de Janeiro, precisamos repudiar um ato destes. E só para começar, vamos encher o blog do Jorge Antônio Barros de comentários? É só clicar aqui: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/posts/2009/04/08/sabe-ultima-do-comando-da-pm-maltratou-uma-jornalista-no-nosso-dia-175721.asp

AMIGOS DO SÉRGIO CABRAL disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
COTURNO CARIOCA disse...

AQUI É UM BLOG DEMOCRÁTICO, MAS NÃO VOU TOLERAR POSTAGENS DOS ""AMIGOS DO SÉRGIO CABRAL""!

AQUI O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL SÓ LEVA PAU!

Anônimo disse...

EXCESSO DE AUTORITARISMO E POUCA VERGONHA DO GOVERNO DO ESTADO.

ISSO É UMA VERGONHA !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

EU QUERO SABER QUANDO QUE O CEL VAI DEVOLVER A GRANA DESVIADA E PASSAR UNS DIAS NO BEP?????

Anônimo disse...

O PROBLEMA FOI A REPORTAGEM DO AUXÍLIO MORADIA...E ENTRAR NA TOCA DO LBO TEM QUE TER MUITA CORAGEM!!!ELA É UMA CÍVIL, E O QG É PÚBLICO!
MAS SE FOSSE UM PRAÇA QUE TIVESSE RECEBIDO INDEVIDAMENTE A CONVERSA ERA OUTRA.
INFELIZMENTE ESSE PROCEDIMENTO SEMPRE FOI ASSIM.MAS PARA COLOCAR O PRAÇA NA RUA É DE IMEDIATO A TOQUE DE CAIXA.

Anônimo disse...

AUHhuaahuuhaUHAuh, coturno no r... deles

Anônimo disse...

UMA PERGUNTINHA:

SERGIO CABRAL JÁ ASSUMIU O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO???

O GOVERNO DO ESTADO TEM GOVERNADOR?

Anônimo disse...

PQP TÃO LOUCOS ESSES ASSEORES DE CABRAL CAPETA...

PMs andam divulgando a candidatura de Wagner Montes ao governo do estado. A única coisa que conseguirão é provocar um segundo turno, adiando um pouco a vitória de Sérgio Cabral à reeleição.


Os Marajás do Serviço Público insistem em denegrir a imagem de Cabral, mas o povo conhece bem o seu governador e vai lhe dar mais um mandato.

Não tem pra ninguém, nem Wagner Montes, nem Garotinho, EU QUERO REELEGER SÉRGIO CABRAL GOVERNADOR - É 15 HEIN


VÃO TOMAR NO C. SEUS IMUNDOS CABRAL NAÕ GANHA PRA NADA MAIS VAMOS QUEIMAR ELE ATÉ O TALO

Matildebocao disse...

E viva a solidariedade!

A corrente de solidariedade que eu comecei por email para todos meus amigos acabou chegando ao deputado Rogério Lisboa. A assessoria dele em pessoa me escreveu confirmando que, apesar da bela iniciativa do blog Repórter de Crime, quem botou lenha na fogueira foi esta bocuda aqui! E a fogueira pegou mesmo! O deputado proferiu belo discurso no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília! Sairá no Diário Oficial , mas adianto para vocês, meus amiguinhos!

Matilde,
O deputado federal Rogério Lisboa (Dem-RJ) recebeu sua recomendação, leu a postagem do repórter de crime e fez o seguinte discurso na Câmara Federal. Ele achou importante repercutir isso também em Brasília:
"Comentário publicado pelo repórter de crime, Jorge Antonio Barros, dá conta de que uma repórter do jornal O Globo foi convidada a se retirar do Quartel-General da PM porque o chefe de relações públicas, coronel Rogério Leão, se recusou a recebê-la ou a dar informações para uma matéria especial. Ainda segundo a informação, a repórter foi escoltada na entrada e na saída do prédio, sob a alegação de segurança.
É um verdadeiro absurdo que episódios como esse continuem a acontecer em plena democracia. Isso é entulho autoritário, tirania, stalinismo. É inconcebível que um trabalhador, porque o repórter nada mais é do que um trabalhador, seja impedido de entrar num prédio público. Como fica a liberdade de imprensa? O mais grave ainda é a repórter ser tratada dessa forma pelo relações públicas da corporação, que é pago com dinheiro público justamente para facilitar o trabalho da imprensa.
O princípio da democracia é a transparência, a Polícia Militar do Rio de Janeiro, com esse episódio dá mais uma prova de que está na contramão da história. Um outro detalhe interessante que eu soube é que a referida repórter teria feito há pouco tempo uma matéria que denunciou irregularidades praticadas por integrantes da cúpula da PM Fluminense. Então, além da censura, temos aí uma retaliação política a uma profissional que nada mais estava fazendo do que relatar fatos verdadeiros e comprovados através de documentos.
É preciso que o governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, dois homens honrados, atentem para o que está acontecendo com a polícia do Estado. Já não bastassem os casos de envolvimento com mílicia, corrupção e tantos outros desvios, agora a PM resolveu tentar esconder suas próprias mazelas, empurrando para debaixo do tapete toda e qualquer sujeira que o repórter possa encontrar.
Tive também a informação de que os repórteres são tratados no quartel-general da PM pelo nome de inimigos. Ora, é importante lembrar que esses "inimigos" da PM foram os maiores responsáveis pela consolidação da democracia no País. O grande desafio da imprensa no passado foi esse. Hoje, é fazer valer a transparência em todas as instâncias do poder nesse Brasil."


===================================

Solidariedade já



Elegância, honestidade e competência no QG da PM. Sabe o que fazem? Expulsam! A jornalista Vera Araujo, uma profissional que reúne estas três qualidades que TÃO BEM fariam a nossa Polícia Militar, foi convidada a se retirar do Quartel-General da PM na terça-feira passada, que vem a ser o Dia do Jornalista. É possível?
Nós, que trabalhamos no dia-a-dia do Rio de Janeiro, precisamos repudiar um ato destes. E só para começar, vamos encher o blog do Jorge Antônio Barros de comentários? É só clicar aqui: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/posts/2009/04/08/sabe-ultima-do-comando-da-pm-maltratou-uma-jornalista-no-nosso-dia-175721.asp

Anônimo disse...

Caros amigos,para quem conhece o Ten Cel Rogério Leitão, não fica admirado com tal atitude,pois o referido oficial superior possúi vários coturnos sujos, como por exemple:ter voltado antes da viajem do do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2007, quando foi para os Estados do nordeste, devendo permanecer com os alunos por 15 dias e veio embora com 5 dias apenas,e pasmem, sem devolver o dinheiro da diária; portanto não critiquem somente o Cel David; é uma pessoa extremamente racista, transferiu uma excelene Oficial que servia na PM-5, por que era negra e trouxe uma loura dos olhos azuis do 15º BPM,sem nenhuma experiência na área e sem conhecimento de seu Comandante imediato, se valendo da força do Chefe do EMG e atropelando o código de ética da Corporação, trata mal todas as pessoas negra que servem com ele, escole as mulheres que vão trabalhar com ele por FOTO,não escolhendo profissional e sim agenciando policiais,como nos prostíbulos, oferecendo diversas mordomias e regalias, na PM_5 não possui Oficial e sim Dama de Companhia, ou se sujeita ou está fora,pois como já é de conhecimento, adora uma policial feminina, não é a toa que ficava fazendo serenata para as recrutas do CFAP quando serviu neste local, chegando a se casar com uma delas, que é sargento do quadro combatente e exerce função de dentista no CFAP, com uma escala de ir ao quartel duas vezes na semana;´só que a esposa dele não sabe que ele esta tendo um caso com uma capitão fisioterapeuta do Centro de Fisiatria,em olaria e ainda está tentando fazer um curso com uma de suas pupilas na fundação Getúlio Vargas, no valor de R$10.000,00 por pessoa e pago por quem?Lógico, pela polícia, já que o mesmo não teve competência para pssar na prova, ficando reprovado na entrevista, abre o Olho Rosana..., daqui a pouco não consiguirá passar na porta, e o pior, ainda se diz pastor,ou melhor, presidente da Primeira Igreja Universal de Vilar dos Teles, atividade tão remunerada como qualquer outra Segurança, isso PODE? AH ainda deixou sua subchefe fazer a Segurança da Liesa no carnaval, para garantir um dinheirinho, que rendeu responder por uma sindicância da Corporação. Caros amigos, se no quadro da corporação houvesse criança, o Ten Cel Rogério Leitão seria um pedófilo, mas é claro os negrinhos, deste crime, estariam a salvo.