sábado, 9 de maio de 2009


A ONG Rio de Paz vai espalhar 17 mil pedras brancas nas escadarias da ALERJ na próxima segunda-feira. Cada pedra vai simbolizar o número de mortes violentas no Estado nos últimos 28 meses.
E 11 mil pedrinhas brancas serão derramadas das escadarias da Alerj lembrando os casos de pessoas desaparecidas. Também será fixada a faixa em ingles "CITIZENSHIP STONED: 17, 000 MURDERS IN 28 MONTHS IN THE STATE OF RIO".
Em comemoração aos 200 anos da Polícia Militar haverá uma homenagem aos policiais militares assassinados nos últimos 28 meses.

6 comentários:

Anônimo disse...

SEGUE TODAS AS INFORMAÇOES SOBRE O PROTESTO DO RIO DE PAZ E DOS DEMAIS CIDADAOS:

CAROS CIDADÃOS,

Mais uma vez precisamos do apoio de vocês na luta pela redução das mortes violentas no Estado do Rio de Janeiro.

Reiniciaremos a nossa agenda de protestos no dia 11 de maio, nas Escadarias da ALERJ (Palácio Tiradentes).

Propósito: resposta do Governo do Estado à carta que enviamos em Dezembro de 2008 ao Governador (segue em anexo) e pedido de apoio por parte dos deputados estaduais às reivindicações do Rio de Paz contidas na carta.

Tema: Cidadania Apedrejada. As 17 000 pedras brancas simbolizam o número de mortes violentas no estado nos últimos 28 meses. Faremos uma apresentação também do número de pessoas desaparecidas, e divisas de policiais militares serão afixadas em algumas pedras em homenagem aos que morreram em serviço nesse período (nesta semana será comemorado o aniversário de 200 anos da PM).

Horário: das 6h às 19h da próxima segunda-feira.

Local: Escadarias da ALERJ (Palácio Tiradentes) - Rua Primeiro de Março – Praça XV – Centro - Rio de Janeiro – RJ.

Fonte dos números: ISP e projeção Rio de Paz.

Agenda:

- Montagem do cenário: 1h da madrugada de domingo para segunda-feira.

- Início: 6h

- Apresentação dos números da violência dos anos de 2007-2008 e uma projeção para 2009: 7h

- Chuva de pedra: 11 000 pedrinhas brancas serão derramadas das escadarias da ALERJ lembrando os casos de pessoas desaparecidas nos últimos 28 meses: 7h30.

- Afixação da faixa em inglês - "CITIZENSHIP STONED: 17 000 MURDERS IN 28 MONTHS IN THE STATE OF RIO": 8H

- Homenagem aos policiais militares assassinados nos últimos 28 meses (afixaremos as mais diferentes divisas da polícia militar nas pedras brancas): 10h

- Pessoas serão chamadas às escadarias para fazerem uma dramatização de 5 minutos (representação dos 3 macaquinhos tapando olhos, ouvidos e boca ­ "ninguém vê, ninguém ouve, ninguém fala"): 12h

- Serão convidados a subir as escadarias do palácio os parentes de vítima de homicídio que porventura estiverem presentes: 18h

- 5 minutos de silencio c/ velas acesas e encerramento: 19h

Coleta de Assinaturas: na terça-feira os voluntários do Rio de Paz estarão coletando as assinaturas dos deputados estaduais do Rio de Janeiro em apoio à carta enviada ao governador.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Amigos, temos plena consciência das dificuldades de todos vocês para comparecerem neste evento devido aos inúmeros compromissos em suas agendas, contudo, também somos conhecedores do fato que sem a participação ativa da sociedade civil, não ocorrerão mudanças no gravíssimo quadro que estamos vivendo na área da segurança pública. Por isto, o Rio de Paz solicita a todos vocês para que façam o possível para estarem presentes em algum momento do evento. O que está em jogo é a nossa vida, a vida dos nossos amados compatriotas, bem como a de nossos familiares e amigos que tanto amamos.

Esta é a nossa parte, o que está ao nosso alcance realizar.

Muito obrigado.



Equipe Rio de Paz. Um movimento pela vida.
21 2618-9034 | www.riodepaz.org.br

Para que o mal triunfe, é necessário apenas que os homens de bem permaneçam inativos. — Edmund Burke

Anônimo disse...

Confronto deixa um PM morto e quatro feridos no Parque União

Rio - Um tiroteio na favela Parque União, na entrada da Ilha do Governador, deixou pelo menos um morto e quatro feridos. O sargento da Polícia Militar identificado como Angelo de Oliveira Junior, de 44 anos, foi levado para o Hospital Geral de Bonsucesso no Caveirão, mas não resistiu aos ferimentos. Ele levou um tiro no peito. Uma mulher identificada como Rose também teria morrido no confronto, mas não há confirmação.

Quatro moradores que estariam em uma kombi foram baleados. As vítimas são Rosivalda de Lima, 34 anos, atingida no rosto por um tiro de raspão, Emília Lima da Silva, 31 anos, com um tiro na perna esquerda, Marcia da Glória Costa, 42 anos, com um tiro de raspão na perna esquerda e Orlando oliveira Araújo, 50 anos, com um tiro na perna direita.

Todos os feridos foram levados para o Hospital Geral de Bonsucesso. Nenhum corre risco de morte. Por volta de 10h, um carro do 22º Batalhão da Polícia Militar, da Maré, que fazia patrulhamento foi atacado a tiros e revidou.

Anônimo disse...

Madrugada violenta deixa sete mortos em diferentes pontos do Estado
POR ARTHUR ROSA, RIO DE JANEIRO

Rio - Sete pessoas foram mortas a tiros em diferentes pontos do estado na madrugada deste sábado. Somente em Duque de Caxias foram 4 óbitos. Um homem foi morto na Rua Vitor Meireles, na Vila São Luiz. Na Rua Jamari, no bairro Pantanal, a polícia encontrou dois corpos dentro do porta-malas de um carro. Em Piabetá, um homem foi assassinado em um bar na Avenida Automóvel Clube, na altura do quilômetro 61. Houve uma morte também no Engenho da Rainha, na Rua Mário Ferreira, onde um homem foi baleado. E em Itaipuaçu, distrito de Maricá, um homem morreu com golpes de foice na localidade conhecida como Ponte Quebrada. Nenhuma das vítimas possuia identificação.

.

Anônimo disse...

alguém sabe me dizer se o estado do rio de janeiro tem governador???

ele já assumiu?

Anônimo disse...

Certo dia, um homem entrou numa loja de antigüidades e se
> deparou com
> uma belíssima estátua de um rato.
> Bestificado com a beleza da obra de arte, ele correu ao
> balcão e
> perguntou o preço ao vendedor:
>
> - Quanto custa?
>
> - A peça custa R$ 50 e a história do rato custa R$ 1.000,
>
> - O quê? Você ficou maluco? Vou levar só a obra de arte.
>
> Feliz e contente o homem saiu da loja com sua estátua
> debaixo do braço.
>
> À medida que ia andando, percebeu mortificado que
> inúmeros ratos saíam
> das lixeiras e bocas de lobo na rua e passaram a segui-lo.
> Correndo desesperado, o homem foi até o cais do porto e
> atirou a peça
> com toda a sua força para o meio do oceano. Incrédulo,
> viu toda
> aquela horda de ratazanas se jogarem atrás e morrerem
> afogadas.
> Ainda sem forças, o homem voltou para o antiquário e o
> vendedor disse:
> - Veio comprar a história, não é?
>
> - Não, eu quero saber se você tem uma estátua do Sergio Cabral....

Anônimo disse...

FALSOS PURITANSOS... PEDRINHAS NA ALERJ COMO SE FOSSE RESOVER ALGUMA COISA... DEVERIAM TOMAR OUTRA INICIATIVA PARA DIMINUIR A VIOLÊNCIA....