segunda-feira, 11 de maio de 2009

SOBRA OFICIAL E FALTA PRAÇA

Número de oficiais na PM é 5,8% maior

Faltando apenas dois dias para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro completar duzentos anos de existência, ainda existem problemas graves dentro da corporação, que acabam refletindo diretamente na segurança da população fluminense. Um documento reservado do Estado-Maior da corporação, que foi divulgado na edição desta segunda-feira do jornal EXTRA, mostra que enquanto sobram oficiais em gabinetes, faltam soldados nas ruas.
Segundo o documento, de junho do ano passado, faltam 14.420 soldados nas ruas do estado. Enquanto o efetivo previsto era de 25.140 homens, naquele mês havia apenas 10.990 soldados. Apesar disso, a situação é completamente diferente quando o assunto são os oficiais. A PM previa uma existência de 40 coronéis, mas possuía 120. Duzentos por cento a mais do que o planejado. Entre os oficiais, outras patentes também possuíam excesso de efetivo, segundo o documento. Apenas os cargos de capitão e primeiro-tenente apresentavam menos policiais do que o planejado.
Em junho de 2008, havia 2.950 oficiais da PM, um número 5,8% maior do que o previsto. Por outro lado, dos 40.987 praças previstos, existiam apenas 35.357, o que representa um déficit de 16%. Os praças são soldados, cabos, primeiros, segundos e terceiros sargentos, subtenentes e aspirantes a oficial. São eles que efetivamente patrulham as ruas.
Atualmente, há projetos para elevar o efetivo da PM para 43 mil homens em 2010 e 60 mil até 2016.

Redação SRZD

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo coturno carioca como é que fica a situação dos coronéis remanejados nos CPAs da vida? O coronel Penteado estava blindado no 3º CPA foi exonerado para assumir o 2º CPA. O coronel Lopes aconteceu o mesmo, foi exonerado do 2º CPA pra assumir o 3º CPA, ambos foram exonerados e nomeados novamente. E agora? Eles não deveriam ir para reserva remuneradas ex-ofício, segundo a lei.... ??????

Anônimo disse...

SERÁ QUE O GOV CABRAL NÃO ESTÁ VENDO ISTO??? POR QUE AO COMPLETAR 30 ANOS O PRAÇA TEM QUE REFORMAR E O OFICIAL NÃO?? A TETA É TÃO BOA QUE ELES NÃO QUEREM LARGAR... FORA COM OS OFICIAIS COM MAIS DE 30 ANSO NA CORPORAÇÃO... DEIXEM A FILA ANDAR... POR ISSO QUE TEM SARGENTOS E ALGUM OFICIAIS LENVANDOATÉ DEZ ANOS PARA SEREM PROMOVIDOS... É UM ABSURDO....