terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CAOS NA SAÚDE

Emergência do Hospital Lourenço Jorge fecha por falta de médicos
Pacientes que procuraram a emergência do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na noite desta segunda-feira, enfrentaram problemas e tiveram que ter paciência. Devido à falta de médicos, o setor foi fechado por quase três horas. O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, esteve na unidade para verificar a situação e, após reunião com o diretor da unidade, Flávio Silveira, a emergência foi reaberta.
De acordo com pacientes e funcionários da unidade, o problema teria começado por volta das 19h, durante a troca de turno. Sete dos dez médicos cooperativados que deveriam estar de plantão - a maioria clínicos-gerais - não apareceram para trabalhar. O secretário de Saúde confirmou que o problema foi causado pela falta dos profissionais.
Por volta das 20h, a situação começou a se agravar devido ao grande número de pacientes. Apenas três médicos estavam disponíveis para atender cerca de 60 pessoas. O diretor do Lourenço Jorge, Flávio Silveira, determinou o fechamento da unidade e o auxílio de bombeiros e do Samu para encaminhar os pacientes para outras unidades.
Hans Dohmann chegou ao hospital por volta das 23h. Ele se reuniu com Flávio Silveira e com o subsecretário de Saúde, João Luiz Ferreira da Costa. Após o encontro, a emergência foi reaberta. No entanto, pacientes ainda eram encaminhados para outras unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde informou que já está apurando o ocorrido.
De acordo com reportagem do telejornal Bom Dia Rio, da Rede Globo, seis dos cinco vigilantes que estariam de plantão durante a madrugada no hospital abandonaram o seviço. Eles teriam aproveitando a falta dos médicos para protestar contra o atraso no pagamento de três meses de salários e de benefícios.
O Hospital Lourenço Jorge é a principal unidade pública de saúde da Zona Oeste do Rio. Além da Barra da Tijuca, a unidade atende pacientes do Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, vargens Grande e Pequena, e outras localidades.
FONTE JB ON LINE

Nenhum comentário: