quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Secretário de Saúde é interpelado por pacientes em hospital na Barra

O que seria uma vistoria tranquila se transformou em uma tarde de protestos. Em sua passagem pelo Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra, terceiro hospital visitado desde que assumiu o cargo, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, teve trabalho para conter dezenas de pacientes revoltados com o atendimento no setor de ortopedia da unidade. De acordo com os doentes, alegações de equipamentos quebrados, adiamentos de cirurgias e ausência de médicos chegaram a um ponto crítico no Hospital Lourenço Jorge. Hans Dohmann chegou a intervir para que um paciente desesperado, que teve um prego fincado no braço, fosse atendido na unidade.

– Cheguei ao meio dia com um prego enfiado no meu braço. Caí de um andaime quando estava trabalhando. Um médico que me examinou fez o curativo e me mandou para casa sem receitar qualquer medicamento. Disse que amanhã, a ferida estaria melhor. Minha mão não para de inchar – se desesperou o operário da construção civil, Ricardo Rodrigues, 27 anos.

Quando soube que teria dificuldades para ser atendido novamente no hospital, o bombeiro se desesperou e teve que ser contido tanto pelos seguranças quanto pelo secretário Hans Dohmann.

– Sou trabalhador e somente com a presença da imprensa e do secretário somos tratados como gente – frisou Rodrigues.

Outra paciente do setor de ortopedia, Cassilda Branco, 50 anos, que sofre de tenossinovite, uma tendinite no pulso, foi operada no punho direito em outubro no Hospital Lourenço Jorge. Ela afirmou ter tido seu quadro agravado após a cirurgia.

– Estou com meu punho torto, as dores não param. Desesperada, procurei um médico particular que revelou que eu não fui operada da maneira correta. Disse que estou com várias lesões. Cheguei hoje ao Lourenço Jorge e o médico que me operou não veio trabalhar – reclamou Cassilda.

Como ela, vários pacientes que esperavam a perícia de ortopedia aguardavam a saída do novo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil para reclamar sobre o atendimento prestado na unidade. Quando saiu, Hans Dohmann tentou tranquilizar os pacientes no saguão do hospital.

– Um médico que provavelmente combinou com os pacientes que eles poderiam ser atendidos sem marcação, não veio trabalhar. Recebi a informação do hospital de que o médico que não compareceu para os atendimentos receberá sua falta e arcará com as consequências cabíveis – justificou o secretário.

Quanto ao resultado da vistoria no Hospital Lourenço Jorge e diante dos gritos de revolta dos pacientes, Hans Dohmann foi direto. Para ele, a grande questão primordial é completar as equipes de plantão.

– Precisamos melhorar o fluxo dos pacientes no sistema e recompor o atendimento primário. Encontrei uma equipe de recursos humanos, conforme venho dito, que precisa ser completada – detalhou o secretário. – Hoje, o profissional que faltou fez agendamentos fora do padrão. Os 28 pacientes que estavam agendados corretamente pela ortopedia foram atendidos. O colega que fez as marcações fora da rotina, talvez até com o intuito de facilitar a vida das pessoas, não veio trabalhar. O fato é que temos que nos preparar para recompor as emergências não somente do Hospital Lourenço Jorge, mas de todos hospitais.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, na próxima sexta-feira, Hans Dohmann visitará novamente o Hospital Municipal Salgado Filho. O objetivo conhecer a real situação dos hospitais para a partir daí traças as metas de governo no âmbito da saúde.

http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/01/07/e070117282.asp

Um comentário:

Anônimo disse...

..Acredito, fugi desse hospital com 5 dias, estava com vesícula necrosada e eles não me deram atendimento, quase morri, graças a médico particular me operou ...dr romulo Arruda, mas se eu não tivesse dinheiro teria morrido nas mãos do dr...Daniel guimarães, que não me liberou, em nenhum momento falou ou analisou o que eu tinha!!
e não foi em nenhuma greve foi em Agosto 2008, os rapazes e as mocinhas brincam todo tempo com as pessoas, as que estam inconscientes eles furam debruçam em cima delas faz piadinhas..
Graças a Deus sobrevivi!!!